sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Novo visual, uma mudança litúrgica?

Uma mudança no penteado, novas cores em um terno tradicional, lentes verdes em lugar de óculos...Vaidade? Não necessariamente, mas mudança litúrgica e pastoral. Alguns pregadores tem aderido a uma novo visual, que reacende em páginas da internet, o eterno debate sobre usos e costumes. Mas esse novo visual é somente questão de usos e costumes? A resposta é não. Essa transformação estética é a clara demonstração da mudança na liturgia: do culto cristocêntrico para o culto antropocêntrico.
O pregador com uma estética exagerada, certamente será o centro das atenções no culto. O papel de qualquer pregador é apresentar a Cristo, como o único digno de adoração. A palavra, o louvor a Cristo e a oração perdem espaço para a nova sensação do momento. Um terno vermelho chama mais atenção do que o papel da adoração no culto.
Os modismos como cair no espírito, angelomania, nova unção etc; fazem com que o pregador se torne uma sensação no culto, a atenção sempre será do super-pregador, capaz de mandar no céu, no inferno e na terra, com os super-poderes. O que parece é que esses propagadores do triunfalismo assistiam muito desenho animado!
O exorcismo em muitos púlpitos, a luta com os demônios, o diálogo com Satanás e a frases de efeito como “o diabo debaixo dos meus pés”; são demostrações para a glória do Senhor ou para a glória do pregador? Isso mostra o poder de Deus ou o “poder” do super-”apostolo”? Neste caso, quem é o centro do culto: Cristo, o homem ou o diabo?
O “louvor” tornou-se uma imitação de gestos, manias, coreografias de um entretenimento secular. O cantor é mais importante que o objeto do louvor. As letras mostram, também, a mudança do culto cristocêntrico para antropocêntrico. Os hinos de vitória, valorizam mais o homem do que a soberania divina; os hinos de fogo, valorizam mais poder de Deus do que o Deus de todo poder.
O “receba” é mais enfatizado do que o “entregue”. O ato de oferecer a vida em consagração é substituída pelo receba poder. O receber poder é bíblico e necessário, mas esse poder é para servir no Reino de Deus e não para aumento de “status espiritual”.
A palavra do Senhor tem sido substituída por mensagens de auto-ajuda, o estudo bíblico é trocado pelo louvorzão, a genuína vigília de oração é trocada pelo monte místico ou por uma balada gospel. O homem se tornou o centro na igreja, que está cada vez mais humanista.
O problema na extravagância no visual não é a questão chave, mas a mudança do centro do culto. Há igrejas em que o púlpito, ou melhor, o palco tem uma luz especial para ressaltar o iluminado. Em várias igrejas, é comum ver cartazes do tipo: “Pregador Fulano de Tal, conferencista internacional, pregador avivalista, onde pede e Deus concede” ou “Venha, traga coxos, mancos, surdos, aleijados, que o Ungido de Deus vai orar por você”. Os incautos e desavisados enchem as galerias dessas igrejas, ou melhor, hospitais ou salão de beleza, pois alguns vão receber dentes de ouro.
Diante desse quadro lamentável, o que fazer? A única solução para a Igreja é o ensino sistemático, ordenado e constante na igreja, alimentado por oração, em uma verdadeira espiritualidade. Há esperança! O resgate do culto cristocêntrico é o caminho para preservar a igreja dos enganos pós-modernos. Que o centro do culto não seja o poder, o miticismo, o novo visual, os modismos doutrinários, a “intelectualidade”, a eloquência, o ritmo da música, a auto ajuda, o triunfalismo etc, mas que seja Cristo e a teologia da cruz, “que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos”(1Co 1.23).

Escreva um post e aponte as soluções para o quadro lamentável em que a igreja brasileira vive!

15 comentários:

Carlos Roberto Silva, Pr. disse...

Olá Gutierrez!
A Paz do Senhor!
Quem bom ver um jovem como vc., primando pelo que é correto.
Que Deus te abençoe e te mantenha como um ícone para a sua geração!
Parabéns pelo artigo!
Pastor Carlos Roberto

Victor Leonardo Barbosa disse...

Parabéns Gutierres,
creio que o teologia pentecostal é o blog que todo o pentecostal deveria ler, bem-escrito equilibrado e, acima de tudo bíblico.
Que Deus seja glorificado!!!!
Abraços,
Victor

Eliseu Antonio Gomes disse...

Gutierres

Saudações

Notei que indicou a minha página no seu Teologia Pentecostal. Obrigado.

Peço a sua gentileza, que faça duas alterações. Trocar BELVEREDE por ELISEU ANTONIO GOMES e reparar o link. Notei que o mesmo está quebrado.

Serei recíproco e o colocarei em meu blog também.

Mas, estou aqui para dizer que estou acompanhando a evolução das suas postagens. Parabéns.

Eliseu

Cristão Comprometidos disse...

A Paz do Senhor, irmão Gutierrez,

Parabêns pelo assuntos que você posta em seu blog... como disse Victor Leonardo: "-escrito equilibrado e, acima de tudo bíblico."
Presb. Charles Washington

Eduardo Neves disse...

Olá Gutierrez!
A Paz de Jesus Cristo nosso Senhor!
Seu blog é muito bom, vc têm prudência e sabedoria (mas lembre-se a Glória pertence ao Senhor!)em seus estudos.
Sendo assim lhe inclui em meu blog; ele encontra-se nos links do arminianismo.com e a grande necessidade da existência deste blog é a hermenêutica.
Parabéns pelo artigo!
Que Jesus nosso Deus e Salvador te abençoe!!!
Eduardo Neves.

Gutierres Siqueira, 18 anos disse...

Irmãos, agradeço pelo incentivo e por vcs prestigiarem esse blog. Que Deus abençoe a cada um!

Eveline disse...

Olá! Parabéns pelo blog! Interessante esse tema. Infelizmente muitos modismos e exageros têm invadido as igrejas. Porém, para combater esses males, a receita é única: ensino da Palavra. É o que está escrito em Oséias 4.6: "O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento".
Que Deus o abençoe!

ronaldoadriano disse...

Graça e paz amado irmão

Sou Pr da Igreja Presbiteriana do Brasil na cidade de Curitiba-PR e fiquei muito feliz em saber que irmãos da Igreja Assembléia de Deus estão empenhados em zelar por um serviço litúrgico puramente bíblico.

Gostaria muito de saber o que o amado irmão pensa sobre liturgia protestante, suas implicações no que diz respeito ao louvor na Igreja, se o amado irmão já teve contato com a liturgia reformada e o que o irmão pensa sobre essa forma litúrgica.

Estou trabalhando sobre esse tema, e a seu pensamento sobre esse tema é importante para mim.

Na PAZ DE CRISTO

Pr. Ronaldo Conceição

“SOLI DEO GLÓRIA”

Gutierres Siqueira, 19 anos disse...

Caro Pr. Ronaldo Adriano,

Fico muito feliz pela visita de um ministro presbiteriano no Blog Teologia Pentecostal. Tenho um amigo que é pastor de uma igreja reformada cujo nome também é Ronaldo.
Em relação ao assunto em apreço, vejo a importância como um pentecostal clássico de preservarmos uma liturgia bíblica, histórica e sólida. Já tive muito contato com a liturgia reformada, e sou admirador da reverência e valorização na homilia, referente a tempo e preparo no sermão.
No pentecostalismo clássico, especialmente nas Assembléias de Deus, é crescente um movimento de preservação litúrgica dos modismos neopentecostais, tanto no conteúdo das pregações como no louvor cantado.
Oficialmente, somos contra as manifestações exageradas do movimento neopentecostal em nossa liturgia, exemplo disso é que nos posicionamos contra a “bênção de Toronto”, o G-12, o triunfalismo e a teologia da prosperidade. São manifestações que tiram a centralidade de Cristo no culto e leva ao antropocentrismo litúrgico.
A pregação da Palavra de Deus é o ponto máximo da adoração, pois é o próprio Deus falando a Igreja. Devemos valorizar o sermão expositivo, que demanda preparo bíblico e exegese apurada.
Em relação ao louvor, vemos a importância de valorizar os hinos que são bem trabalhados na letra, melodia e métrica e não vemos com bons-olhos esse novo movimento de “adoração extravagante”, que confunde adoração com entretenimento.
Em relação à liturgia tradicional protestante, os pentecostais diferem no exercício dos dons espirituais e na espontaneidade, mas tudo deve passar pelos limites estabelecidos em I Co 14. Na liturgia pentecostal a diferença entre leigos e clérigos é menor na direção do culto em relação ao culto tradicional.

Obrigado Pr. Ronaldo pela visita, continue visitando esse Blog.

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus Cristo para os irmãos. Caro irmãos mas na palavra de Deus fala que devemos ser diferentes das pessoas aí fora que se vestem de qualquer jeito e temos que obedecer o nosso Senhor Jesus na palavra do Senhor fala "e vereis a diferencá entre os que me servem e os que não me servem " me falha a memória onde esta escrito,por exemplo se uma pessoa estiver vestida composta e a outra não e passar algum irmão ou uma irmã e dar a paz do Senhor para aquela pessoa que estiver composta a outra pessoa vai se perguntar porque ele não me deu a paz do Senhor porcausa das vestes.Amém espero que não fiquem tristes com estas palavras porque na palavra de DEUS fala.

Serva do Deus vivo disse...

E irmaos Jesus esta voltando e tempo de cada um viver e cuidar de sua vida e alma eu sou uma pessoa que desdi criancas ando de saia nao uso brinco e nem maquiagem ,eu como outra pessoa que usar nao sou contra eu nao uso e ninguem vai mudar meus pesamento o que eu quero te diser e si vc si realmente tem a certeza da sua salvacao do jeito que esta si a resposta e sim amem eu tenho a certeza da minha e nao vou faser nada qu mi inpesar de subi louvo adoro e prego o povo tem visto Deus na minga vida si vc pensar asim amem si o Espirito santo habita em ti e nao ti condena naqilo q vc fas amem que Deus nos aprepara cada dia mais para o arrebatamento eu amo Jesus tenho certeza na minha salvacao e si vc tem vamos nos ver la .A paz a todos

Serva do Deus vivo disse...

Amem

Serva do Deus vivo disse...

E irmaos Jesus esta voltando e tempo de cada um viver e cuidar de sua vida e alma eu sou uma pessoa que desdi criancas ando de saia nao uso brinco e nem maquiagem ,eu como outra pessoa que usar nao sou contra eu nao uso e ninguem vai mudar meus pesamento o que eu quero te diser e si vc si realmente tem a certeza da sua salvacao do jeito que esta si a resposta e sim amem eu tenho a certeza da minha e nao vou faser nada qu mi inpesar de subi louvo adoro e prego o povo tem visto Deus na minga vida si vc pensar asim amem si o Espirito santo habita em ti e nao ti condena naqilo q vc fas amem que Deus nos aprepara cada dia mais para o arrebatamento eu amo Jesus tenho certeza na minha salvacao e si vc tem vamos nos ver la .A paz a todos

Serva do Deus vivo disse...

E irmaos Jesus esta voltando e tempo de cada um viver e cuidar de sua vida e alma eu sou uma pessoa que desdi criancas ando de saia nao uso brinco e nem maquiagem ,eu como outra pessoa que usar nao sou contra eu nao uso e ninguem vai mudar meus pesamento o que eu quero te diser e si vc si realmente tem a certeza da sua salvacao do jeito que esta si a resposta e sim amem eu tenho a certeza da minha e nao vou faser nada qu mi inpesar de subi louvo adoro e prego o povo tem visto Deus na minga vida si vc pensar asim amem si o Espirito santo habita em ti e nao ti condena naqilo q vc fas amem que Deus nos aprepara cada dia mais para o arrebatamento eu amo Jesus tenho certeza na minha salvacao e si vc tem vamos nos ver la .A paz a todos

Serva do Deus vivo disse...

E irmaos Jesus esta voltando e tempo de cada um viver e cuidar de sua vida e alma eu sou uma pessoa que desdi criancas ando de saia nao uso brinco e nem maquiagem ,eu como outra pessoa que usar nao sou contra eu nao uso e ninguem vai mudar meus pesamento o que eu quero te diser e si vc si realmente tem a certeza da sua salvacao do jeito que esta si a resposta e sim amem eu tenho a certeza da minha e nao vou faser nada qu mi inpesar de subi louvo adoro e prego o povo tem visto Deus na minga vida si vc pensar asim amem si o Espirito santo habita em ti e nao ti condena naqilo q vc fas amem que Deus nos aprepara cada dia mais para o arrebatamento eu amo Jesus tenho certeza na minha salvacao e si vc tem vamos nos ver la .A paz a todos