domingo, 30 de setembro de 2007

Teólogos pentecostais

Recomendo através deste artigo a leitura de vários teólogos pentecostais, para você que se interessa pelo Pentecostalismo e quer entendê-lo de maneira séria, história, bíblica e sem distorções. Os maiores teólogos pentecostais normalmente tem seus livros em português, são de fácil acesso e normalmente estão publicados nas maiores editoras do país (CPAD, Editora Vida e Mundo Cristão), que são respeitadas e seus materiais são ortodoxos. Entre eles estão:

A) Os norte-americanos...

1) Stanley M. Horton, o maior estudioso sobre pentecostalismo da atualidade. É editor de Teologia Sistemática(CPAD), um ótimo manual de teologia.
2) Anthony D. Palma, PhD, assim como Horton é assembleiano e possui uma grande erudição.
3) Willians Menzies, junto com Horton escreveu Doutrinas Bíblicas(CPAD). É também PhD em teologia.
4) Orlando Boyer, durante muito tempo foi missionário no Brasil. Foi um grande tradutor de obras teológicas e contribuiu muito para a despertar a consciência acadêmica nos pentecostais brasileiros. Seu livro mais famoso é Heróis da Fé(CPAD).

B) Os ingleses...

1) Myer Perlman, foi um grande estudioso das escrituras e era de origem judaica. Sistematizou a Teologia Pentecostal e muito influenciou pastores norte-americanos e também brasileiros. Escreveu um best-seller Conhecendo as Doutrinas da Bíblia( Editora Vida), além de ser um grande comentarista bíblico.
2) Donald Gee, outro inglês de bela erudição. Gee influenciou gerações de pentecostais. Seus livros são o equilíbrio de teologia pura com toque de espiritualidade, ou seja, quem ler seus livros, além de obter conhecimento é constrangido a se dedicar mais profundamente num relacionamento amoroso com Deus.

C) Os brasileiros...

1) Antonio Gilberto, maior nome do pentecostalismo brasileiro. É membro fundador do CAPED( Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Escola Dominical) um dos maiores incentivadores para o ensino bíblico nas igrejas através da EBD. É formado em pedagogia, psicologia e letras, além de mestrado em teologia, é o único não norte-americano membro da mesa- diretora da University Global (maior universidade pentecostal do mundo).
2) Elienai Cabral, pastor em Brasília e que há muito tempo tem exposto a doutrina pentecostal nas lições bíblicas de escola dominical.
3) Claudionor Côrrea de Andrade, brilhante escritor, é professor de Teologia Sistemática e Filosofia, escreveu um livro que trata muito bem sobre o pentecostalismo: Fundamentos bíblicos para um autêntico avivamento(CPAD).
4) Paulo Romeiro, um dos maiores apologistas do Brasil, é doutor em teologia e professor na Universidade Mackenzie. Tem se dedicado a expor de modo bíblico os perigos do neopentecostalismo e recentemente escreveu um livro que muito bem aborda assuntos do evangelicalismo brasileiro, chamado Decepcionados com a Graça(Mundo Cristão).
5) Esdras Bentho, é mestre em Hermenêutica e escreveu duas obras brilhantes sobre esse assunto. Contribui para a Lições Bíblicas.
6) Esequias Soares, junto com Paulo Romeiro e Natanel Rinaildi(ambos pentecostais) é um dos maiores apologistas do Brasil. Tem denunciado de modo bíblico-teológico os modismos doutrinários que tem surgido a cada dia. Recentemente escreveu uma obra( Heresias e Modismos, CPAD) que muito bem expõe o que o Pentecostalismo Clássico difere do neopentecostalismo e do deuteropentecostalismo.
É bom lembrar que há outros brilhantes teólogos pentecostais que aqui não foram citados. Porém hoje , também há, aqueles que se dizem teólogos pentecostais e que "estudaram" em seminários duvidosos e não apresentam biblicidade, mas estão comprometidos com um "evangelho" empirista( a base das mensagens são experiências pessoais) e um "evangelho mistico"(nova unção, cair no Espírito,etc) que nada tem haver com o Pentecostalismo Clássico. Essa lista também mostra que os pentecostais estão comprometidos com o ensino teológico e amam estudar a Palavra de Deus. Recomendo que você, amigo leitor desse blog, se você se diz pentecostal, primeiramente conheça a nossa maravilhosa doutrina.
Que Deus em Cristo nos abençoe.

7 comentários:

Ruan Pablo Hommer disse...

Garoto

Por que pensa ser importante ser pentecostal? O que levou você a crer que Jesus não tem poder de salvar o neo-pentecostal?

Gutierres Siqueira, 18 anos disse...

Caro Ruan Plabo,
Nenhum desses artigos está contestando a salvação de qualquer membro de um grupo evangélico. O objetivo desse blog é denunciar e alerta contra as várias heresias e modismos, que infelizmente estão muito presente no neopentecostalismo. Há erros no meio dos pentecostais clássicos e dos tradicionais? É claro que sim, e tenho mostrado alguns desses erros, pela graça de Deus, pois sem Ele nada podemos fazer!
Eu penso que é muito importante ser pentecostal, pois isso bíblico!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Amado

Com certeza a Bíblia Sagrada é a regra de fé e conduta de todo cristão sincero.

Apesar de crer igual você que não existem mais arrebatamentos com o objetivo de estabelecer novas revelações concernentes ao cânon bíblico, como os que houveram com os apóstolos João e Paulo, porém, peço sua licença para dizer que acredito que ainda existem arrebatamentos nos dias atuais.

Acredito que hoje Deus ainda concede os arrebatamentos de alguns crentes em Jesus, porém, o propósito é a edificação do Corpo de Cristo, tão-somente.

No meu modo de entender, meditando na Palavra, creio que a finalidade desses arrebatamentos são em caráter de nos trazer profecias, e essas profecias com os fins exclusivos para exortar, consolar e edificar os santos (1ª Coríntios 14.3). Segundo entendo jamais essas profecias consequentes de arrebatamentos, ou não, acontecerão com o sentido de criar novas doutrinas porque só as Escrituras podem dirigir a Igreja...

Tive o privilégio de conhecer mais do que uma pessoa que foi arrebatada. Mas quero apenas duas delas.

O primeiro é o Pr Valdir Nunes Bícego, em saudosa memória, que, além de ter sido meu pastor, também pastoreou por muitos anos o irmão Ciro Sanches Zibordi em São Paulo, sede regional das Assembléias de Deus – Belém, no bairro Lapa. O Pr Valdir foi homem sério e culto (mas ao mesmo tempo humilde), era poliglota, professor de teologia, articulista de revistas da escola dominical, autor de alguns livros da CPAD e além disso participou da equipe que criou a versão bíblica Edição Almeida Contemporânea (Editora Vida). Ele morreu duas vezes e na segunda Deus não permitiu que voltasse. Gostava de mostrar seu atestado de óbito e foi durante o período da primeira morte e volta à vida que disse ter ocorrido seu arrebatamento.

Outra pessoa, que sinto liberdade de citar o nome, é o Pr Luis Antônio, vítima do acidente aéreo em SP, cujo testemunho de arrebatamento está disseminado no site YOUTUBE, diversos blogs evangélicos e perfís do site Orkut.

Nestes dois casos que relatei, no primeiro vi que a experiência serviu para solidificar a fé do irmão Valdir e que sempre que ele contava detalhes do arrebatamento, usando-o como um acompanhamento dos seus estudos bíblicos a congregação se alegrava bastante, inclusive eu fui abençoado.

E no caso do Pr Luis Antônio, tal arrebatamento serviu como consolo e edificação. Muitos não entendem o porquê daquela morte brutal, mas se sente consolado ao perceber que Deus estava no controle de tudo. Deus sabia o que aconteceria com o homem de Deus.

Abraço.

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado Gutierres, favor responder a entrevista abaixo e nos enviar foto para ser publicada no blog da UBE.

Quem é o Gutierres Siqueira e o que faz?
Como foi a primeira experiência e contato com blogs?
Qual a importância dos blogs para o irmão?
Como anda a difusão dos blogs evangélicos em São Paulo?
Quais blogs acessa com maior frequência?
Fique a vontade para suas considerações finais

No aguardo,

Fernando André S. Oliveira disse...

Paz e graça Gutierres.antes de tudo quero parabeniza-lo pela brilhante iniciativa,Sou grato a deus pór ter conhecido o seu blog, sinceramente quase me tornei tradicional, no entanto hoje vejo nele o estimulo de estudar,defender e usufruir da fe que um dia me foi confiada. e perguntar se nao existe nenhuma incoerencia entre a crença reformada do sola esciptura e a crença pentecostal em revelaçoes e professias.Em Cristo

Daniel Cochoni disse...

Amado irmão Gutierres, graça e paz.
Sou cristão da linha pentecostal clássica, e este Post vai me ajudar muito na aquisição de novas literaturas. Já possuo muita coisa do Horton, que acho de uma linguagem muito acessível.

Parabéns.

Reinaldo disse...

Gostei muito dos nomes já citados, mas gostaria ainda de lembrar do memorável Abraão de Almeida, também da Assembleia de Deus.