segunda-feira, 26 de novembro de 2007

A mania angélica no meio evangélico

“Quando cheguei neste culto, vi anjos nesse templo com brasas de fogo nas mãos”, disse o pregador. A congregação exaltada gritava: “Glórias a Deus, Aleluia” e outros começavam a “marchar ou dançar no espírito”. Esse culto foi, para a maioria dos que ali estavam, uma maravilhosa reunião. O grande problema é que o “pregador”, na verdade, era um bandido que chegou a se relacionar com jovens na igreja de maneira devassa e pervertida. A igreja que amou o pregador angélico, entrou em crise mediante esse fato. Lembrando que essa história é verídica!
O que faz um falso pregador, “derramar fogo em uma igreja”, sendo ele um ímpio pervertido? A questão é que esse falso profeta sabia que muitos evangélicos ficam animados diante de um culto onde os anjos são o centro. Muitos “animadores de auditório”, que não chegam a ser maus caráter com o caso citado acima, estão comprometidos com um evangelho estranho as Escrituras. São pessoas que enfatizam anjos, tirando a primazia de Cristo no culto.
Hoje, a angelomania é muito presente na comunidade evangélica. São cadeiras reservadas para anjos, são constantes visitas do arcanjo Miguel, e há recados transmitidos pelo anjos com várias revelações. Há músicas que as letras dizem seres os anjos, os agentes do Batismo no Espírito Santo e ainda aqueles que promovem a cura divina; haveria aberração maior do que essa? Seria essas práticas bíblicas? O apóstolo Paulo já alertava: “Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão”(Cl 2.18). O culto deve ser cristocêntrico, mas nunca angelocêntrico ou antropocêntrico. Seria o homem ou os anjos o objeto de louvor no culto cristão? Não é preciso nem responder!
O escritor aos Hebreus lembra que os anjos “são espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação”(1.14). Isso quer dizer que os anjos são criaturas que servem os salvos quando enviados por Deus, isso mediante as várias situações que o Senhor livra os seus servos. Essa é a missão dos anjos na atualidade. Os anjos não foram convocados para “derramar brasas de fogo em reunião pentecostal”, muito menos promover revelações ou batizarem alguém no Espírito Santo. Quem derrama do Seu poder na igreja é o Espírito Santo e que batiza é Jesus Cristo. As revelações são frutos do “dons da palavra do conhecimento”, que nunca contradizem ou acrescentam algo as Escrituras.
Nesse artigo, há o destaque de duas práticas presentes no meio evangélico, que tornam o culto angelocêntrico (anjos no centro) e antropocêntricos (os homens no centro).

a) invocar a presença de anjos no ambiente de culto.

É comum pessoas orarem pedindo que Deus coloque um anjo na porta da igreja, um arcanjo no púlpito e outro anjo na casa do crente. Essa prática enfatiza papéis que não são angélicos, como ser segurança pessoal de um super-pregador. Essa idéia remete a doutrina pagã de anjo-guia ou anjo-da-guarda. Quem guia o cristão é o Espírito Santo e é Deus quem guarda o crente, usando para isso anjos ou não! Invocar a presença de anjos é desnecessário e torna o culto angélico. O pastor e teólogo assembleiano Elinaldo Renovato lembra:

Não existe base bíblica para se afirmar que eles (os anjos) estão por aí, a dirigir culto e revelar “segredos” de Deus. Toda a revelação necessária e suficiente para que o homem e a Igreja saibam como relacionarem-se com Deus já nos foi transmitida através das Sagradas Escrituras

E ainda Renovato alerta:

Há igrejas evangélicas, inclusive, com o nome de Assembléia de Deus, em que se pratica um verdadeiro “culto a anjos”. Em tais ambientes, as pessoas estão mais voltadas para os anjos do que para Jesus. Há pregadores que só iniciam a pregação depois de pedir que os anjos se postem a seu lado. Isso á apostasia dos tempos pós-modernos. E há muitos cristãos que estão se afastando dos verdadeiros princípios da ortodoxia bíblica, encantados com esses movimentos

Esse desejo de ter anjos ao redor do púlpito, quando o grande pregador está ministrando, traz uma idéia de um ser acima dos demais, um “ungido do Senhor”, realçando o pregador com o centro das atenções. Um fato interessante é que os angelomaníacos se apresentam como grandes ungidos de Deus, servos “humildes” do Deus Altíssimo, quando isso não passa de falsa modéstia. O jornalista e teólogo pentecostal Silas Daniel leciona:

Ainda hoje, os angelólatras se apresentam como pessoas avivadas, espirituais, santas, humildes, mas na verdade estão, como afirmou o apóstolo, embriagados por uma compreensão carnal

Haveria sentimento mais mundano do que tirar a centralidade de Cristo, para se tornar um espetáculo vivo? Haveria carnalidade maior do que mentir nos púlpitos, dizendo que estão recebendo recados de anjos? Nada de espirituais, mas os angelomaníacos não passam de crentes carnais.

b) anjos promotores de “avivamentos”.


Ouriel de Jesus, um pastor brasileiro que pregando nossa revelações diretas do céu, diz que a sua igreja promoverá ou está promovendo o último avivamento da história. Mais modesto impossível! O seu livro, fruto de vários contatos nos céus é o Triunfo Eterno da Igreja. Esse livro é um grande divulgador da doutrina de centralidade angélica. São anjos promotores de “avivamentos”. Sua igreja, que foi excluída da CGADB(Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) tem até corografias dirigidas por anjos. Como escreveu o pastor Waldomiro Francisco: “Como seu Consolador, é o Espírito Santo quem a vivifica (a igreja); não existe avivamento por seres angelicais, o que não passa de uma heresia”4.
Todo cuidado é pouco, diante de tantos modismos angélicos no seio da igreja evangélica, o cristão não deve correr atrás de movimentos, mas sim se solidificar na Palavra de Deus.

Referências Bibliográficas:

01- RENOVATO, Elinaldo. Colossenses. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, p. 52, 3. trimestre de 2004.

02-________. Perigos da Pós-Modernidade. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. p. 17 e 18.

03- DANIEL, Silas. A moda do culto aos anjos: conheça a gênese da angelolatria e a verdadeira função dos anjos. Resposta Fiel, Rio de Janeiro, Ano 2, n. 06, p. 25 , Dez-Jan-Fev/2003.

04- FRANCISCO, Waldomiro. A Doutrina dos Anjos e Demônios. 2 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 33.

19 comentários:

Sem profetada! Um morrão que fumega... disse...

Muito bom esse escrito querido irmão, participei de uma igreja assim, e era a líder?! que sempre falava sobre os anjos, é um grande engano... essa exaltação a anjos e um tremendo desvio da palavra de Deus...
Irmão por favor visite o www.cadecristo.com.br e se achar bom o portal poderia colocar um banner em seu blog busca cristã / portal evangélico... sou membro da UBE tb... paz...
Márcio Guerrero
Diretor CadêCristo.com.br

michele disse...

"Isso quer dizer que os anjos são criaturas que servem os salvos quando enviados por Deus, isso mediante as várias situações que o Senhor livra os seus servos. Essa é a missão dos anjos na atualidade"
É dessa maneira que eu creio também!!! muito bom seu cometário!
Jesus é o centro de uma pregação... qdo um Pastor foca muito os anjos, Jesus acaba ficando de lado na adoração!!!

Ednaldo disse...

Irmão Gutierres, a paz do Senhor

Mais uma vez você foi ao ponto da questão, infelizmente nos dias hodiernos, muitos por falta de uma angelologia bíblica tem incorrido em erros doutrinários no que concerne aos anjos e seus ofícios, creio que muitos são cristãos sinceros apenas desinformados, mas que gostam de ver e ouvir em suas pregações muitos "aleluia", e muitos "glória a Deus", e não se preocupam em ver que a forma com que apresentam o seu sermão é angelocêntrico, beirando até mesmo uma angelolatria, creio que muito disso provém de um entendimento erroneo de quem seja o ANJO DO SENHOR do Antigo Testamento, já que é aceito acho que por todos como uma manifestação pré-encarnacional do Senhor Jesus, assim pregadores incautos aplicam aos anjos aquilo que deve ser aplicado apenas a O ANJO.


Os anjos tem o seu lugar e oficio, balizados pela Palavra de Deus, por isso devemos conhecer mais e mais a Palavra, buscando interpretá-la de forma correta. Assim Deus irá abençoar a sua Igreja, eventualmente enviando anjos.

Ednaldo

Daladier Lima disse...

Todo esse posicionamento decorre da falta de conteúdo de quem prega e de quem ouve. Se fôssemos mais bereanos, tais pregadores já estariam banidos.
A realidade é que os púlpitos se abrem para eles, as doações são generosas (pelo público que aglutinam) e o público participa.
Acontece com cantores e pregadores e pouco podemos fazer, a não ser doutrinar corretamente a igreja, se ela nos quiser ouvir.

DEUSDETE disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS MEU IRMÃO GUTIERRES.
É BASTANTE PREUCUPALNTE ESSE ASSUINTO SEU MAIS NO MEIO PENTECOSTAL É CLARO O MEIO PENTECOSTAL QUE TEM UMA INTERPRETAÇÃO HERMINEUTICA DIFERENTE DOS HISTORICOS, TEM SOFRIDO COM ESSES ATAQUES DE HOMENS QUE ATE SE DIS ASSEMBLEIANO, QUEM HOJEM QUE FAL MAIS EM ANJOS DOQUE MARCOS FILICIANO, E PASTOR GIUMAR SANTOS QUE TEM SEU MAIOR REFERNCIAL ORIEL DE JESUS. VC COMO DA AD QUE ME DIS DE TUDO ISSSO

Anchieta Campos disse...

Uma excelente produção apologética! Mais uma vez parabéns pelo seu blog e zelo pela Palavra do Senhor! É bom ver que não sou o único jovem comprometido com a Palavra no Brasil!
Só gostaria de comentar: será que os "beréianos" de nossa época não se enjoam daquela velha pregação do mega-pregador aonde ele sempre inicia pedindo anjos? hehe... rio pra não chorar!
Fica na Paz do Senhor!

Gutierres Siqueira, 18 anos disse...

A paz do Senhor a todos, e obrigado pela participação!

Márcio Guerrero
Obrigado por sua participação no Blog, dei uma olhada em seu Blog, muito legal. Gostaria de ter o meu Blog na lista do site CadeCristo.com.br.

Michelle
Realmente, vemos hoje um constante ataques ao culto cristocêntrico. Leia minha resposta do post abaixo sobre a Doutrina da Santíssima Trindade. Obrigado por sua participação.

Ednaldo
É verdade. A falta de conhecimento bíblico e teológico nunca foi tão gritante no evangelicalismo. Há uma falta de respeito pela Biblia, que hoje não passa de enfeite de púlpito.

Daladier
Isso mesmo. Precisamos de mais discernimento, que se conquista somente por meio da Palavra.


Deusdete
É lamentável que pregadores “assembleianos” pregem a angelomania e a angeolatria. Lembrando que a CGADB(Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) desligou o “apóstolo” Ouriel de Jesus do rol de pastores conveniados. A Comissão de Apologia e o Conselho de Doutrina repudiaram oficialmente os modismos de Ouriel de Jesus. Em relação ao pastor Marco Feliciano, a sua atitude de invocar anjos foi reprovada publicamente nas Lições Bíblicas, que são as revistas de EBD oficiais das Assembléias de Deus.
Eu como assembleiano, só lamento o fato de que alguns de nossos pastores foram engolidos por esse mal, mas lembrando que a nossa Convenção é contra esses modismos.

Anchieta
As pessoas em vez de repudiarem essa atitude do mega-super-ultra-hiper-pregador do momento, preferem defendê-lo como fãs fanáticos (pleonasmo).

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá irmão Gutierres importante este seu artigo, infelizmente há pessoas deste tipo no meio assembleiano, graçlas a Deus, tirando o MF, nunca vi pessoalmente alguém ficar invocando anjos, apesar de já ter visto gente afirmando que Jesus se matou por nós! Durma Com esse barulho!!!

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Gutierrez!
A Paz do Senhor!
Parabéns pelo artigo!
Infelizmente essas "manias angelicais", "moveres espirituais" e outras coisas do gênero, dão "ibop" e "renda".
Alguns líderes, até bem intencionados, findam caindo na tentação de serem "espiritualmente espetacularres", porém, isso é apenas por um pequeno espaço de tempo, finalmente todos amargam a decepção do isolamento.
Sou testemunha de diversos fatos assim.
Que Deus tenha misericódia de nós

Vitor Hugo da Silva disse...

A paz do Senhor irmão Gutierres!

Os anjos foram banalizados, e o pior, é que muitos gostaram desta banalização. Não se contentam com o fato dos anjos serem apenas ministradores em favor do Senhor Deus à nossas vidas.

Deus nos guarde Gutierres, Deus no guarde.....pois a cada dia que se passa os evangélicos estão mais envolvidos com esta mania de anjos para lá, anjos pra cá...

Deus o abençoe!
Vitor Hugo

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Silvano disse...

Caro Gutierres,

Há tempos atrás ouvi de uma corrente 'evangélica' que andou afirmando que se a sua vida não vai bem, talvez seja pela insuficiência do seu anjo. Defendiam que nesse caso é nessessário rogar a Deus pedindo a troca do anjo.

Surpreendi-me quando verifiquei a possível correlação do meu post temático "Encontrei-me com um Anjo" com essa sua excelente postagem apologética.

Um abraço
pr Paulo Silvano

Pastor Geremias do Couto disse...

Caro Gutierres:

Parabéns pelo artigo. Infelizmente o "culto" aos anjos tornou-se mania generalizada no meio pentecostal, embora, como você bem afirmou, haja posição formalmente contrária dos órgãos apologéticos convencionais. É tanto que os hinos "de fogo" falam mais de anjos ao invés de se prestarem à adoração a Deus.

Mas isso é também fruto desse pós-modernismo fragmentado, onde a autoridade é vilipendiada (e aí entra a pessoa do próprio Deus), e cada um, mais do que em qualquer outro tempo da história, constrói o seu próprio "deus", o seu próprio caminho e a sua própria verdade.

Vivemos uma época parecia com a dos juízes de Israel,"onde cada um fazia o que bem parecia aos seus olhos".

Prefiro seguir com Moisés: "Se a tua presença não for conosco, não nos faça sair deste lugar".

Abraços

Gutierres Siqueira, 18 anos disse...

A paz do Senhor a todos... E agradeço pelas visitas e comentários.


Victor Leonardo

Rs, rs. É cada barulho, mas não aquele que veio do céu.

Carlos Roberto

Realmente, o ibope de pregadores espetaculares é alto, especialmente em um povo tão místico e emocional, como o brasileiro.

Vitor Hugo

Essa falta de contentamento com a Palavra é perigoso, pois não devemos ir além do que está escrito.

Paulo Silvano

Relmente, há um relação entre os textos. Hoje há igrejas que provovem a "troca do anjo-da-guarda", é cada uma!

Geremias do Couto

A pós-modernidade com o seu evangelho humanista, passa a valorizar mais a experiência pessoal do que a edificação coletiva. Essa fragmentação foi bem lembrada.

Luna disse...

Eu tenho uma pergunta.
"Os anjos que se acampam ao redor daqueles que os temem, e os livra", como fala na Bíblia, não faz sentido? A gente está errado quando pede para que Deus coloque seus anjos acampados ao redor, a fim de enfatizar isso, sabendo que isso já acontece?

Gutierres Siqueira, 19 anos disse...

Irmã Luna,
Tal oração é desnecessária, pois na Bíblia há a promessa da constante presença do próprio Senhor Jesus e consequentemente os seus anjos. Portanto, a presença de Jesus é mais importante.

apostolo70 disse...

queridos irmãos, com todo o respeito não sou teologo, porem acredito que devemos examinar as escrituras sagradas, mas não façamos uma autopccia na palavra de Deus, pois nem tudo ainda nos sera revelado, quanto aos anjos temos varios textos biblicos que se referem a estes seres, e se vivemos pela fé tudo que pedirmos crendo receberemos, desde que é claro não esqueçamos o que esta escrito no livro de hebreus, que cristo é maior que os anjos, que moises, que eu e voçes, a proposito jesus juntava as ofertas supria as despesas e repartia o resto com o pobres, isto sim é preocupante !!! que tem feito de tal forma ??? é tanta letra tanto julgo humano que sem duvida alguma o centro das atenções na vida de muitos teologos não é jesus, mas sim provar suas teses e teorias, ora tenho so segundo grau estudo a palavra é claro mas convenhamos seu eu falar e memo ou e mesmo vai ser comprendido da mesma forma.vamos sim ser mais sensivel ao que Jesus quer da igreja nestes ultimos dias, que e anuciar a palavra de Deus de uma maneira simples como ele nos ensinou, e se jesus colocou o dom de sabedoria em ti use para proclamar o evangelho, se deus lhe concedeu o dom de curas use para proclamar o evangelho, se deus lhe deus autoridade em seu nome para requerer anjos ao serviço da igreja use para o crescimento do evangelho, não fale, mas faça alguma coisa para o crescimento da obra de Deus, pois aquele que confessa que o senhor Jesus Cristo é seu unico salvador é de Cristo, e me diga se algum desses homem chamou Jesus de anátema??? que Deus nos abençoe.

Anônimo disse...

Exceptional site!

Virtually everyone needs to have insurance at one time or another, whether it is
auto insurance, life insurance, health insurance, or homeowners insurance.
These days it is easier than ever to get free insurance quotations from several
companies in order to find the optimal bargain. You can also learn how to save
lots of money in free gasoline when you get your insurance cost quotes.

[url=http://freeinsurancequoteshq.com]Insurance price quotes[/url]
http://freeinsurancequoteshq.com

[url=http://familytreesoftware.org/]Family Tree Software[/url]

http://familytreesoftware.org/family-history-software/

Anônimo disse...

zyrtec pharmacyon line prescriptions generic cialis pills

[url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy cheap generic levitra pharmacy online[/url]