quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Entrelinhas 06: Um novo ano com "pé no chão"

A mensagem “Você Irá Sofrer” pregada por John Piper (assista logo abaixo) expressa uma realidade do Evangelho que tem sido negligenciada nos púlpitos desse país. No Brasil, especialmente no meio pentecostal e neopentecostal tem sobrado mensagens de auto-ajuda, triunfalistas, ufanistas e irresponsáveis, onde se cria pessoas egoístas em lugar de discípulos.
Ontem ouvi de um pastor: “Creia irmão, a crise financeira mundial não irá chegar a sua casa, você está protegido”. Ora, como pode pregar algo tão irresponsável?! Como ficam os irmãos que trabalham em montadoras e outras empresas fortemente atingidas pela crise mundial? Será que não serão despedidos se a situação agravar-se! Ora, os crentes estão em uma redoma de vidro? Os cristãos são uma classe especial de pessoas que estão fora dos sofrimentos presentes no mundo?
As mensagens triunfalistas estão a cada domingo em nossas igrejas. Só se fala em bênçãos, vitórias, conquistas. Os pregadores triunfalistas usam e abusam de textos do Antigo Testamento pré-exílio, onde o SENHOR prometera muitas prosperidades para o povo de Israel. Será que esses pregadores não sabem que há promessas específicas para indivíduos, outras promessas para Israel, ainda há as promessas para a Igrejas e outras promessas que se estendem a todos, como a salvação?!
A auto-ajuda barata e recheada de besteiras não está presente somente em livros de sucesso que estão nas estantes de livrarias, mas atingem em cheio o jovens pregadores e enchem os templos de uma massa ávida por ouvir aquilo que sua vontade deseja.
Os ufanistas se orgulham com exagero da igreja brasileira e declamam “profeticamente” que o “Brasil é do Senhor Jesus”. Uma igreja sem relevância na sociedade, onde pastor é sinônimo de aproveitador e vários líderes apresentam um mau testemunho. Quem tem bom senso e enxerga a realidade, jamais cairá no ufanismo.
Entre hoje e amanhã milhares de igrejas evangélicas estarão “profetizando” um 2009 melhor e farão campanhas de todo tipo para que a prosperidade possa bater na porta dos crentes nesse novo ano. Semelhantes aos supersticiosos de Copacabana, muitos evangélicos estarão criando expectativas falsas e ilusórias para esse novo tempo que se aproxima.
Que possamos aproveitas as vigílias em nossas igrejas não para criar falsas esperanças, mas sim para agradecer a Deus pela realidade em que temos vivido e pedirmos que no novo ano possamos aprofundar a nossa comunhão com Deus e os membros de nossa comunidade. Ano novo não é vida nova; ano novo a vida continua, mas podemos mudar a cada dia diante da presença do SENHOR!

PS: Agradeço a todos os amigos que freqüentaram o blog Teologia Pentecostal nesse ano de 2008. Pude conhecer alguns desses amigos pessoalmente, o que foi um grande prazer! Espero que em 2009 possamos continuar essa maravilhosa parceria.
Que a Graça de Deus esteja sobre todos nós
.

Assista agora a mensagem “pé no chão” de John Piper:



Minha mensagem sobre o Ano Novo

7 comentários:

Victor Leonardo Barbosa disse...

Feliz ano novo irmão Gutierres!!! Que Deus lhe abençoe grandemente!!!

Pela graça de Deus, espero poder conhecê-lo pessoalmente este ano.

Um grande abraço!!!

Marcelo disse...

Shalom Gutierres ! Um Feliz 2009 com a insubstituível presença de HaShem a você, sua família, e todos os leitores.

Parabéns por este artigo do Dr John Piper. Destaco 3 lições importantes sobre o sofrimento:

1) Há um propósito divino em cada sofrimento - II Co 12.7

2) A graça de Deus é suficiente nas horas de sofrimento - II Co 12.9

3) O sofrimento é passageiro. O sofrimento deve ser visto à luz da revelação do céu. O sofrimento do tempo presente não é para se comparar com as glórias do por vir a serem reveladas em nós - Rm 8.18

Concluo com dois pensamentos: "Deus sussurra em nossos prazeres e grita em nossas dores" C.S.Lewis

O sofrimento nos mantém de joelhos diante de Deus para nos pôr em pé diante dos homens.

abraços, Pr Marcelo de Oliveira - Consultor teológico do Programa Crescendo na fé - Rádio Musical FM 105,7

Jackson :) Poeta Aprendiz disse...

Simplesmente Fantástico, oshalá, se todos "pregadores Avivalistas" tivessem tal consciência da realidade dos Evangélicos brasileiros, que Cristo espera de nossas vidas mais Santidade, e que nos púlpitos fossem pregado este Anelo, Sinto-me mais feliz por saber que existe ainda homens que lutam pelo Evangelho Puro! Abçs e feliz 2009!

Jadhi Blu disse...

Feliz Ano novo para você e seus familiares, que 2009 seja repleto de realizações profissionais e pessoais como resultado da nossa busca incessante do poder de Deus e entrega total a sua obra divina, em nome de Jesus Cristo já somos mais que vancedores e assim continuaremos, oh glória.

A Paz Seja Contigo.

http://jadhibllu.blogspot.com

Talita Cristina M.Santos disse...

Shalom Querido

Não postei muito nesse ano mas tu sabes que a leitura desse blog é uma reflexão familiar em minha casa.
Desejo a voce toda sorte de bençãos e que em 2009 Deus o possar usar mais e mais na graça e no conhecimento assim como ja esta fazendo a sua vida, uma pessoas bem informada e compromissada com a palavra, desejo a voçe que as experiencias de Deus sobre a sua vida faça-se presente neste ano, experiencias sobrenaturais que possam ser testificadas atraves deste meio de comunicação tão forte e influente que é o meio cibernético.
Fico feliz, ja falei isso algumas vezes e repito com grande orgulho te te-lo como irmão em Cristo e amigo, que voce faz a diferença e é isso que Deus procura, se Ele procura é porque não existe em excesso, faça com excelencia tudo aquilo que vier em tuas mãos(eclesiastes cp 9 ver 10).
e que Yeshua Hamashia esteja sempre
contigo por onde quer que andares.

PAz
Talita
(futura levita, tbm limpo e cuido da casa do Senhor rsrsr)

Paulo Adriano Rocha disse...

Paz, Gutierres!

Rapaz, eu não sei se as mensagens triunfalistas são "domingueiras". Eu tô acostumado a ouvir isso direto. Mesmo porque, as músicas de hoje também são triunfalistas. Eu acho uma pena que o povo seja tão facilmente enganado por essas coisas. Mas, fazer o quê? Nem sempre a gente tem oportunidade pra dizer a verdade de acordo com a Bíblia, né?

Que 2009 seja um ano em que você continue firme, constante e abundante, chefe! Que os frutos decorrentes da vida em Cristo sejam manifestos na tua vida. Sempre!

Abraços!

Gutierres Siqueira disse...

Victor, Marcelo, Jackson, Jadhi, Talita e Paulo...

Agradeço pelos comentários.

UM FELIZ 2009 A TODOS!!!