domingo, 21 de dezembro de 2008

A mania de perseguição dos evangélicos e a sua crise ética

Um dito “apóstolo” com uma “bispa” entram com milhares de dólares não declarados nos EUA e são presos. De quem é a culpa? Da Rede Globo, é claro! Uma igreja é acusada de esquentar dinheiro em paraísos fiscais. De quem é a culpa? Da Folha de São Paulo, é lógico! Deputados evangélicos são acusados de esquemas na máfia das sanguessugas. De quem é a culpa? Adivinha... Vai ganhar um doce quem disse “a grande impressa”. A síndrome de Adão ataca muitos “evangélicos” quando os mesmos são acusados de graves crimes. Logo, são prontos para atacar outros e se livrarem da culpa, ou pelo menos dizem que estão sendo perseguidos. Será pela causa da justiça?
Boa parte dos evangélicos apresentam essas duas síndromes, sendo a paranóia de perseguição e síndrome de Adão (buscando uma Eva como bode expiatório), que sempre acusa os outros pelos seus “pecadinhos”. O engraçado é que a suposta “perseguição” aos evangélicos estão atrelados aos escândalos, especialmente na área financeira. Por que ninguém foi preso por fazer evangelismo pessoal? Não seria um claro sinal de perseguição?
O que a sociedade brasileira cobra, inclusive a impressa, é que a comunidade evangélica não viva com hipocrisias, onde dizem proclamar a Palavra de Deus e ao mesmo tempo estão metidos em roubos e outros “jeitinhos” tipicamente brasileiros. Enquanto a igreja evangélica falar uma coisa e viver outra sempre será destaque negativo na grande e terrível imprensa.

Imprensa e Igrejas

Não é que a mídia seja santa. Nada disso! Os veículos de impressa costumam sempre destacar o lado negativo em detrimento das bonitas obras promovidas por outros cristãos. A Rede Globo, por exemplo, coloca todos os evangélicos em um único saco junto como o Sr. Edir Macedo e o mesmo se aproveita da situação para se alinhar com os evangélicos como um perseguido, por uma questão meramente de preconceito religioso. Será? Edir Macedo se alinha aos evangélicos quando convêm, como 1992 quando foi preso sob acusação de charlatanismo e curandeirismo. A Globo certamente não apresenta simpatia pelos evangélicos, pois seu principal concorrente é um suposto bispo evangélico. O pastor Vinícius Guimarães, em entrevista para a Revista Eclésia sintetiza muito bem essa luta:

A primeira (estratégia) parte da Globo, que tenta ridicularizar os evangélicos para desmoralizar Edir Macedo. O alvo aí não são os crentes, mas ele. A outra é da Record, que tenta orientar a opinião pública dos protestantes brasileiros usando argumentos nada confiáveis para disseminar uma inquisição e uma caça às bruxas contra a Globo.[1]

Perdeu tempo aqueles inúmeros pastores, entre eles alguns assembleianos como Silas Malafaia e Jabes de Alencar, que ficaram defendendo o Sr. Edir Macedo, não percebendo que a briga dele com a Globo é uma mera questão comercial. Edir Macedo e a sua IURD não têm preocupação com a comunidade evangélica, exemplo disso é a Record, que nunca apresenta programas de outras igrejas.

Perseguição do além

Quando a Globo não persegue, os evangélicos costumam acusar o diabo. Nessa paranóia é necessário “amarrar” o coisa-ruim, untar portas com “óleo ungido”, quebrar as maldições hereditárias, além descarregar toda a macumbaria. Esses “cristãos” esquecem que o “maligno não lhe toca” (I Jo 5.18). O diabo e os seus demônios são realmente perigosos, mas somente a comunhão com Deus mantém o cristão longe de seus ardis, e não surradas frases de efeito.

Crise Ética

O autor desse texto viu uma cena que deveria arrepiar qualquer cristão com bom senso. Quando o mesmo estava fazendo compras na Rua Conde de Sarzedas, famosa via do centro de São Paulo que reúne inúmeras lojas de artigos evangélicos (Bíblias, CDs, DVDs, livros, revistas, roupas e outros), viu vários vendedores ambulantes (e crentes) correndo da polícia por estarem vendendo produtos piratas, principalmente CDs e DVDs de músicas e pregações. Isso só é uma ponta de uma crise ética que assola a comunidade evangélica.
Pastores que fazem terrorismo psicológico para que o seu rebanho dê gordas ofertas; falsos milagres e testemunhos; compra de votos por parte de “representantes da igreja”; pirataria gospel; mercantilização da fé; nepotismo nas lideranças eclesiásticas e outros crimes (diante dos homens e de Deus) têm sido descaradamente praticados em muitos ambientes religiosos. Faz-se urgente que Jesus entre novamente no templo, expulsando os seus vendilhões.
Como muita propriedade o pastor Ricardo Gondim escreveu:

Acontece que a igreja evangélica vem tropeçando em várias questões éticas; repetindo entre o clero os mesmos erros dos líderes políticos; amando o dinheiro, igualzinho ao mundo. A pergunta inconveniente, mas necessária, é: para que o mundo precisaria persegui-la? Os evangélicos são inimigos de si mesmos. Réus e vítimas de suas próprias doenças não provocam a indignação de ninguém; pelo contrário, são, muitas vezes, dignos de pena. [2]

Uma igreja que não consegue ser sal e luz perde a sua razão de existir, pois a mesma não consegue transmitir as boas-novas de Cristo Jesus. Uma igreja que consegue ser campeã em escândalos e notícias jocosas, precisa urgentemente rever os seus conceitos. A crise ética e moral é uma dura realidade no meio evangélico, inclusive nos ambientes ultra-mega-conservadores, pois o legalismo não isenta ninguém de tropeço ético, pelo contrário, intensifica!
O teólogo Paulo Romeiro lembra que “quando alguém não leva a Bíblia a sério teologicamente, a ética cristã fica comprometida” [3]. Enquanto os púlpitos continuarem sendo ocupados por animadores de auditório, palhaços sem talento, gritarias sem fim e descompromissado com o ensino substancial da Palavra de Deus, a crise ética se alastrará.

Pequenas igrejas, grande negócios

Alguns observadores começam a perceber uma saturação de denominações e pequenas igrejas no Brasil. Funcionando como “supermercados da fé”, onde faixas apresentam os clichês motivadores, como “Pare de Sofrer”, “Aqui é o Lugar da Benção”, “Entre e Conquiste sua Vitória” etc.; essas igrejolas começam a tornar cada vez mais difícil o trabalho de evangelismo por parte dos evangélicos, pois a identidade protestante fica cada vez mais distante e a Bíblia menos proclamada. A confusão já está instalada na mente do brasileiro.
É claro que existem inúmeras igrejas sérias, seja entre antigas denominações, assim como as mais recentes, mas no decorrer do tempo ouve uma explosão numérica sem acompanhamento de qualidade na essência.

Conclusão:

Temas como caráter cristão e fruto do Espírito deveriam ser destacados em uma igreja que valoriza os carismas. As exortações paulinas precisam ser lidas com mais freqüências nos púlpitos do que as promessas de prosperidade pré-exílicas feitas a Israel. Os cristãos precisam voltar a ser exemplos de integridade. O Evangelho deve ser vivido...

Referências Bibliográficas:

[1] STEFANO, Marcos. O Evangelho Segundo Duas Caras. Revista Eclésia, São Paulo, Ano 11. Ed 123. p 24-31.

[2] GONDIM, Ricardo. Sem Perder a Alma. 1 ed. Rio de Janeiro: MK Editora, 2008. pp 64,65.

[3] ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em Crise. 4 ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999. p 18.

34 comentários:

jeremias disse...

ola querido gutierres
saudações n apaz excelente sua postagem que BEELZA DE EXPOSIÇÃO

olha desculpe minha franqueza sei que sou uma gota em meio ao oceano
mais fica aqui meu protesto
gente como jabes alencar. silas malafaia. e alguns campos assembléiano nepotizados de familia, é uma caos aos meio pentecostal.
tendo silas malafaia e jabes alencar dentro do meio assembléiano não precisamos amis de inimigos não, agora vendo que silas malafaia é candiato a vice presidente d acgadb. não espero mais anda.
deixa ele e o samuel ganhar a eleição para ver aonde vai parar a cgadb.
vai para nos pedaços,
alguem irmão pdoe dizer então você é a favor do atual. tambem. não o cara ja passou da hora de sumir não é de sair não é sumir mesmo. é este tipo de gente como o presidente da CGADB Sr jose welligton bezerra da costa que nepotiza a igreja e campos assembléiano. fazendo a igreja de um tipo de meio de vida, é só a familia que manda e tem chamado pra obra e ninguem mais, isto deixa outros campos mau acustumados que vergonha. aonde vai parar a igreja. se deixa o velho J W atual lider da cgadb. a cosia fica mais eia que antes continua na mesma legalizada em familia e o legalismo corre solto se der a oportunidade ao camara e o homem sem bigote a coisa esquenta um tem o perfil de lider que o candidato a lider da cgadb "camara" o outro malafaia tem perfil de briga é guerra e guerra e mais defende qualquer um mesmo sendo da esquerda evangelica como o Sr edir macedo. quer coisa pior que este cara. defendendo este cara, como posso confiar em uma pessoa que defende tipos de gente assim. ainda mais para presidir algo tão serio como a cgadb.
que jesus tenha misericordia de seu povo.

irmão jeremias

Anônimo disse...

Quem ainda acha que a "Record" e a "Universal" (igreja, não os estúdios) são perseguidos por seu "testemunho" cristão, engana-se e é enganado. A Record promove "bruxaria" e "baixaria" como a sua concorrente carioca.
A "Universal" é um grupo religioso que quer "ganhar a vida sem perder a alma....".
A Renascer é ridicularizada pelo testemunho de seus líderes. Não é perseguida, é ridicularizada!
A crise de ética é terrível e pastores modernos não são mais dignos de confiança.
Inclusive existe alguns que falam muito sobre a crise de integridade, mas fazem um bom "dinheiro" com o seu "negócio", administrando o cash flow de suas igrejas.
Outros ficam promovendo cruzeiros de luxo, enquanto seus colaboradores financeiros vivem lutando diariamente para ter o que comer.
Muitos pastores e missionários pedem "grana" e não são exemplos de uma vida de contentamento. Eu cortei todos os subsídios a tais.
Graças a Deus pelos desconhecidos verdadeiros heróis da fé, aqueles homens de Deus simples, que tem dificuldade de articular um bom portugues, mas fazem a obra de Deus com amor no coração e abnegação.
Estou cansado dos superstars (sejam eles neo-, pós-, anti-, etc evangélicos)
Um abraço,
Matias

Lucimauro Marques Ferreira. disse...

A paz do Senhor Gutierres.
Parabéns pelo texto.
Com certeza é preciso ser denunciado esse modo como muitos Evangélicos tem tentado se esquivar de suas falcatruas fugindo de suas responsabilidades.
Isso é uma vergonha,lamentável.
Continue visitando o nosso blog.
Concordando ou discordando sua presença é muito boa lá.

zwinglio rodrigues disse...

Gutierres, paz!!

1 - O trecho bíblico que diz: "O maligno não lhe toca" está sendo usado, hermeneuticamente falando, de maneira errada por você...

Posso provar isso facilmente...

Vou lhe dar a chance de trazer-nos uma exegese mais apurado sobre o mesmo... se quiser, é claro...

2 - "A primeira (estratégia) parte da Globo, que tenta ridicularizar os evangélicos para desmoralizar Edir Macedo. O alvo aí não são os crentes, mas ele. A outra é da Record, que tenta orientar a opinião pública dos protestantes brasileiros usando argumentos nada confiáveis para disseminar uma inquisição e uma caça às bruxas contra a Globo."

Só acredita nesse argumento pró-Globo você, o colegas pastor que teceu tal comentário, e outros ingênuos quaisquer...

3 - Não concordo com você quando chama outros irmãos de "palhaço"... aqui você foi totalmente antib´liboc... e olha que sua luta titânica contra nós, NEOPENTECOSTAIS é porque "corrompemos" a Bíblia...

Paulo disse: "palavra temperada com sal"

A sua tá só com pimenta... Tá visitando mutiuo PavaBlog hein?!!!

minha vozinha diz: "tá com raiva? bate a cabeça três vezes na parede"...

4 - Concordo com você em alguns pontos... mas, como era costume entre os reformadores o quebra pau, o mal testemunho... e você ama o que eles fizeram... posso dizer-lhe que, apesar de concordarmos em algumas coisas, "não somos do mesmo espírito"...

Se Lutero pode dizer isso a Zwinglio e hoje é consagrado o supra sumo do ral protestantismo... eu posso dizer-lhe também...

xiiiiiiiiii

acho que quem tá cheio de pimenta sou eu... vou bater a cabeça na parede três vezes...

Abraços!!!

(-V-) disse...

Ah como quero ouvir pregadas em portas!
Ah como já as tenho ouvido!

Gutierres Siqueira disse...

Jeremias, a paz!

Entendo sua colocação! A situação é preocupante na comunidade evangélica brasileira. E tem gente como coragem de dizer que estamos passando por um avivamento...

Gutierres Siqueira disse...

Matias, a paz!

É isso aí. Acho muito louvável sua atitude de não sustentar por meio de ofertas ministérios comprometidos com ostentação das riquezas. A Índia clama, o sertão chora, Dafur se desespera, a periferia grita e muitos pastores vivem de ufanismos. Isso não é Evangelho!

Gutierres Siqueira disse...

Lucimauro, a paz!

Infelizmente as igrejas estão cheias de pessoas que acreditam nesses mercenários e mercadores da Palavra. Essas pessoas fingem que não vêem as várias evidências de ladroagem e pilantragem promovidas por esses lobos em peles de ovelhas.

Gutierres Siqueira disse...

Zwinglio, a paz!

O texto é claro por si! Leia as várias versões de I João .5.18:

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. (Almeida Corrigida)

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. (Almeida Atualizada)

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. (Almeida Fiel)

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. (Almeida Imprensa Bíblica)

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus, não peca; pelo contrário aquele que nasceu de Deus, guarda-o, e o maligno não o segura. (Sociedade Bíblica Britânica)

Nós sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca; o Gerador por Deus o guarda e o Maligno não o pode atingir. (Bíblia de Jerusalém)

Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca. (Bíblia Ave Maria)

Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles. (Nova Tradução da Linguagem de Hoje)

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado, aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. (Nova Versão Internacional)

Scimus quoniam omnis qui natus est ex Deo non peccat sed generatio Dei conservat eum et malignus non tangit eum (Vulgata Latina)

οιδαμεν οτι πας ο γεγεννημενος εκ του θεου ουχ αμαρτανει αλλ ο γεννηθεις εκ του θεου τηρει εαυτον και ο πονηρος ουχ απτεται αυτου (Textus Receptus)

Além disso, o contexto bíblico deixa bem claro que o Maligno não pode tocar o cristão. O cristão está acima de todos os principados e potestades (Ef 1.21-22), está em Cristo (Jo 14.30), é habitação do Espírito Santo ( I Jo 4.4). Além disso, os cristãos estão livres da condenação (Rm 8.1), os mesmos têm o penhor do Espírito Santo (Ef 1.14). Ainda aprendemos que somos uma geração santa (I Pe 2.9), inculpáveis (Cl 1.21,22), propriedade de Deus ( Jo 1,12, Rm 8.16-17) e estamos debaixo da benção de Cristo ( Ef 1.3).

------------

Não sou um cara nervoso. Só que não dá pra agüentar essa cambada de pessoas que se passam por pastores e evangélicos, mas só servem como escândalo. Jesus recomendou que pendurassem uma pedra do pescoço e se jogassem na água! É impressionando como os evangélicos perdem em credibilidade até para a televisão. Pastor virou sinônimo de bandido.
No domingo fui evangelizar com o pessoal da igreja e dei um “Novo Testamento” para uma senhora. Ela logo perguntou se precisava dar um dinheiro para pagar aquele presentinho. Veja só como as pessoas nos encaram!
Ah, o meu texto não é pro-Globo, que como os grandes meios de comunicação sempre tratam os evangélicos por meio de estereótipos. Mas já não caio no canto da sereia de ver “pastores” bandidos colocarem a culpa na Globo, quando os mesmos estão devendo na justiça.
Não chamei ninguém em especial de palhaço, mas o que tem de pregadores que pensam que durante as suas pregações estão em um circo, não se conta no papel.

Gutierres Siqueira disse...

Vini, a paz!

Soou poético, rsrs
Parabéns pelo trabalha com os ótimos vídeos de mensagens!

Victor Leonardo Barbosa disse...

Excelente artigo irmão Gutierres, repleto de bom senso bíblico.

Infelizmente é isso mesmo que acontece, os evangélicos de hoje, quando criticados, logo afirmam que isso é perseguição e que a pessoa que o persegue está sendo contra a vontade de Deus.

sei em quem tenho crido disse...

No meio de todo esse joio, a igreja do Senhor caminha intocável, esta ninguém toca e quando se alastrar a apostasia, O Senhor virar buscá-la, pois, senão enganariam até os escolhidos. Quem são os escolhidos. Deus juntará um aqui outro acolá, de dois um sobe, outro fica, e assim será o dia do Senhor.

Anônimo disse...

ola irmãos
PAZ

quero dizer algo, quem diz ou quem fala que o brasil é o pais em que se encontra o maior avivamento não sabe o que está dizendo.
ja vi várias vezes o pr jabes alencar lider dono maximo da AD bom retiro.
dizer no congresso que ele e silas malafaia organiza.
gente irmãos o brasil é o maior pais de avivamento do mundo.
e hoje o tal lider da igreja do bom retiro senhor jabes alencar, leva lá um outro lider da IEQ senhor jeronimo onofre para fazer uma campanha de quem quer ser rico.
aonde é que vamos parar com isto tudo sendo exposto dentro da igreja?
que palhaçada é esta isto é avivamento gente a assembléia de DEUS do bom retiro é um outro movimento tipico neo pentecostal. ou neo popular.
vamos pregar a biblia sagrada vamos dicipular o povo de cristo vamos analisar a biblia antes de pregamos só assim teremos uma visão ampla do que realmente é a mensagem do evangelho
bem que sei que o problema da igreja evangelica não é o movimento neo pentecostal e sim os lideres de tal indice de movimento.
a palhaçada começa por tais lideres olha só como os lideres das igrejas neo pentecostais pregam só besteiras,coisas at eticas e anti biblicas, e busca ter credito com isto.

um abraço

JONES
IGARAPAVA SP

Anônimo disse...

Augusto Lopes escreveu um bom livro sobre o assunto: O que fizeram com nossa igreja. É uma abordagem simples, mas precisa. Pena que para ele, o ideal está na teologia reformada, tornando o livro um tanto "bairrista".
Não entendo muito de Assembléia de Deus (sou batista da convenção brasileira), mas o que está acontecendo em seu meio?
Nem sabia que o Silas Malafaia está na pauta no aspecto político. Só percebo que ele, desde que estabeleceu a "Editora Gospel" está tentando derrubar a CPAD. A Ed. Gospel porém tem lançado livros de conteúdo muito duvidoso, por exemplo do Michael Murdock, que apesar de ser anunciado como o homem mais sábio em Biblia, é um tremendo de um herege e contador de historinhas...
Tambêm a Biblia de Batalha Espiritual e Vitória Financeira não soa teologia saudável. É uma pena, pois este Silas Malafaia e seu companheiro Jabes eram há uns 18 anos atrás referencias saudáveis do Pentecostalismo Brasileiro. Fico abismado que o Silas com tanto conhecimento bíblico (não conheco ninguem que decorrou tantos versos bíblicos) e que fez e ainda faz excelentes apologias (e.g. contra aborto, contra evolução etc), é o mesmo Silas que apoia ensinos duvidosos (Michael MurdocK) e tem uma conduta ministerial, onde não dispensa o luxo.
Sem querer ofender, mas preferia ter o pessoal do RR Soare fazendo as madrugadas na BAND do que ele...
Ainda o Silas critica em seus programas a atual direção das ADs na pessoa do José Wellington. Isto é extremamante infantil e demonstra uma ética duvidosa.
Infelizmente o Silas está entre aqueles que não recebem mais meu subsídio!
Um grande abraço a todos!
E feliz Natal! Seja Jesus Cristo glorificado!
Matias

Gutierres Siqueira disse...

Victor, a paz!

Obrigado pela participação.

O apóstolo Pedro nos lembra em sua carta que a perseguição ao cristão sempre será por causa da justiça e não pelos delitos e dívidas com o poder publico. Pedro fala: “tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo, porque melhor é que padeçais fazendo o bem (se a vontade de Deus assim o quer) do que fazendo o mal”. (3.16-17).
O “apóstolo” Hernandes, em entrevistar para o mega-star Marco Feliciano se colocou no mesmo patamar dos mártires cristãos do primeiro século. Aquilo simplesmente beirou e caiu no ridículo. Não sabia se ria ou chorava! Comparar com os cristãos primitivos, essa foi demais... Vocês não acham?

Gutierres Siqueira disse...

Caro “Sei em quem tenho crido”

É isso aí. Deus tem o seu povo e esses são a igreja com “I” maiúsculo. Preservemos nossa vida, pelo poder do Espírito Santo, no corpo de Cristo!

Gutierres Siqueira disse...

Jones, a paz!

Infelizmente o quadro que você desenha é a pura realidade no meio evangélico, mas podemos nos perguntar o que podemos fazer para melhorar essa situação. Vejo que podemos contribuir para uma melhoria se em nossa comunidade, sempre que tivermos a oportunidade, pregarmos o evangelho com todo o esforço e sobre o poder do Espírito Santo. A partir do momento em que melhorarmos a nossa comunidade ou congregação local, estaremos fazendo algo em prol do Reino de Deus. A tarefa é dificílima, mas vale a pena!

Gutierres Siqueira disse...

Matias, a paz!

O pastor Silas Malafaia é realmente candidato a vice-presidência da CGADB. Tudo indica que ele vai ganhar! Infelizmente o pastor Malafaia já se apresenta da mesma forma, como no passado. O Silas Malafaia quebrou paradigmas de “usos e costumes” na Assembléia de Deus, e isso foi muito positivo. Além disso, é um dos mais antigos apresentadores evangélicos na TV. Com o pastor Malafaia muitos se despertaram para a apologia, quando o mesmo em seu programa detonava os argumentos dos gedozistas, dos pregadores de “maldição hereditária” e até teologia da prosperidade.
Infelizmente vemos hoje um Silas pregador de triunfalismo, recomendando obras duvidosas e ainda se unindo com líderes duvidosos do meio neopentecostal, como o Sr. Jorge Tadeu.

Gutierres Siqueira disse...

Caro amigos,

Como editor do Blog Teologia Pentecostal desejo a todos um ótimo e feliz natal.
Natal é um momento de comemorarmos o nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos celebrar, pois um “menino nos nasceu” e esse menino cresceu em graça e sabedoria nos trazendo salvação pela sua morte, e morte de cruz.

UM FELIZ NATAL A TODOS!

Anchieta Campos disse...

Caro amigo e irmão em Cristo, Gutierres Siqueira, a paz do Senhor.

Mais um ano se vai e mais um ano chega. 2008 se vai e não volta mais, mas suas lembranças ficarão, lembranças de momentos agradáveis e outros nem tanto, mas encerramos mais um ano em pé pois temos uma mão potente, mão que não se cansa de nos sustentar, a misericordiosa mão do nosso Deus.

Neste momento renovo nossos laços de irmandade e fraternidade, e que estes laços possam se fortalecer ainda mais neste 2009 que se avizinha. Que o vínculo da paz e da defesa/anúncio do evangelho possam sempre nos unir cada vez mais por meio deste nosso santo e árduo ministério dos blogs cristãos. Que nós, jovens que somos, possamos ser sempre luz e referencial para os de nossa faixa etária, bem como para os mais experientes quando necessário.

Um ótimo Natal, cheio da luz e paz que Jesus nos trouxe, e um 2009 bem melhor do que 2008, sempre com a presença do nosso Deus e da sua Palavra, é o que desejo para você e todos os seus. Amém.

Fortes abraços.

Anchieta Campos

zwinglio rodrigues disse...

Gutierres, paz!!!

"não peca [AC] / não vive pecando [AA]"

Hummm!!! Sei não!!! Dizer NÃO PECA é a mesma coisa que dizer NÃO VIVE PECANDO?!!

Ainda está aberto o espaço para você melhorar sua exegese...

Feliz 2009!!!

Daladier Lima disse...

É um texto profético com certeza. Que ouçamos e nos convençamos da realidade.

Sidnei Moura disse...

Gutierres,

Desejo que vc e sua família sejam agraciados com paz, saude e felicidades neste 25 de dezembro. Feliz Natal!

Pr. Carlos Roberto disse...

Prezado Gutierrez!
A Paz do Senhor!
O texto supra, ainda mais com os comentários agregados, dispensa qualquer comentário da minha parte, a não ser, meu singelo conselho, no qual me incluo, de que façamos a nossa parte, com temor e tremor onde o Senhor tem nos plantado.
Lamentando toda essa situação, fica a minha oração de que O Senhor tenha misericórdia de nós.
Aproveito o ensejo para registrar minha satisfação de ter interagido com vc. durante o ano que se finda.
Peço a Deus, que o conserve como uma reserva da manutenção dos princípios bíblicos, assim como tem sido até agora, jovem, estudioso e equilibrado.
Parabéns!
FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO para o irmão, sua família e amigos.
Fraternalmente em Cristo,
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto Silva

Marcelo Oliveira disse...

Paz do Senhor! Gutierres!

Você pinchelou o cenário real do meio evangélico brasileiro é muito triste vermos o evangelho ser escandalizado desta maneira.
Temos o dever de denunciar este tipo de procedimento (Lv 5.1)

Que o SENHOR te abençoe e boas festas! (Nm 6.24-26)

Marcelo Oliveira
http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com/

Gutierres Siqueira disse...

Anchieta, a paz!

Obrigados pelas felicitações, e desejo boas festas para você e sua família, assim como um 2009 abençoado, na presença do Senhor!

Gutierres Siqueira disse...

Zwinglio, a paz!

Não faça confusão, a análise exegética pelo assunto que estamos discutindo não se prende a parte“A” do versículo.

Feliz Natal e um 2009 de paz!

Gutierres Siqueira disse...

Daladier, a paz!

Obrigado pela participação e um feliz 2009!

Gutierres Siqueira disse...

Sidnei Moura, a paz!

Obrigado pelas felicitações. Desejo um 2009 na presença do Senhor para você e sua casa!

Gutierres Siqueira disse...

Pr. Carlos Roberto, a paz!

Agradeço pelas felicitações. Nesse ano de 2008 foi um prazer muito grande conhecê-lo pessoalmente e desejo um 2009 de felicidades para você e sua esposa!
Um forte abraço!

Anônimo disse...

fala sério amigos,vocês evangélicos detonando outros evangélicos e ainda por cima nada construtivos quem aponta o dedo aqui são vocês , parece que voces querem que ai igreja feche as portas sinalizam com aspas o cargo eclesiastico do apostolo e da bispa ? não sao voces que dizem quem deve ou não ser pastores mas Deus, o que voces fizeram pelo evangelho quantas vidas salvaram quantas pessoas aceitaram a Jesus pelo testemunho da suas vidas ,quantas igrejas voces abriram no lugar de bares e casas de shows , quantas familias voces ajudaram , quantas pessoas Jesus curou através da oração de voces ?eles falharam ? sim .Mas houve perseguição sim ,porque a intenção da globo é que as igrejas fechem as portas ( pelo jeito muitos de voces também)não tenham expressividade na midia , não sejam divulgadas,e que na televisao só passe católicos,ou homossexualimo nas novelas . O que a universal fez pelas vidas para o crescimento do evangelho ninguém vê O brasil sera o maior pais evangelico do mundo também com o apoio dessas igrejas ,arem pra pensar um pouco e deixem de falar mal .

zwinglio rodrigues disse...

Gutierres, paz!!

"Não faça confusão, a análise exegética pelo assunto que estamos discutindo não se prende a parte“A” do versículo."
----------------------

Irmão... assim fica difícil... você tá se saindo mal... uma boa exegese perpassa não apenas por uma determinada parte de um verso... mas por todo ele e pelo seu contexto imediato...

É decisivo para desmontar ou sustentar sua teologia anti-demonização-de-crentes a partir desse texto, você compreender o que diz o texto grego... ele diz:

"NÃO PECA"

ou

"NÃO VIVE PECANDO"

Se você não se resolver... eu não posso continuar a te refutar passo a passo... vou ter que ir logo...

Vamos lá Gutierres... eu acredito que, além de você conseguir uma dedicação descomunal em denegrir os NEOS, você pode fazer uma boa, saudável e não eisegética interpretação de um texto bíblico...

Pelo menos é o que penso...

Alguns dos adeptos da teoria de Gutierres, e que também gostam de chamar os NEOS de ignorantes, hereges... e que gostam de exaltar os PENTECOSTAIS e REFORMADOS como os baluartes da teologia... por favor, dêem uma ajudazinha ao "brother" aí porque senão o NEO aqui vai expor a ignorância teológica de vocês...

Êta!!!! 2009 promete...

Abraços!!!

Marcos disse...

A Paz Guithierres dando uma volta em alguns blogs cristãos lembrei-me do blog do irmão e resolvir vir aqui e dei uma lida no seu post e vejo claramente que o irmão e muito sabio em alguns pontos mais falhas em outros, "Totalmente normal" A Perseguição verdadeira não existe, pois o mundo não tem que perseguir os evangelicos, pois não se difere mais o evangelico daquele que não e, mais ao mesmo tempo a grande midia hoje se alia claramente com os evangelicos tanto neo, como petencostais,batistas,assembleianos etc. pois a midia viu que e lucrativo estarem do lado daqueles que sujam o evangelho de Cristo, que ao meu ver são praticamente todos.

Melhor do que apontar o dedo com textos altamente bem feito seriam mostrar uma saida para tudo.

Paz e força.
Tenham todos um ótimo 2009

Miriã Soares disse...

Não sei o que tem mais interesse; o texto ou os comentários... e esse anonimo,hem???