sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Ágora Pentecostal: Um espaço para debates

Sem argumentos, tomam-se as pedras; sem respostas, crucificam-se os questionadores; sem convicções próprias, calam-se os profetas. Ricardo Gondim [1]

Os blogs são ótimas ferramentas de inteiração. Recebemos mensagem de várias pessoas que compartilham ou criticam civilizadamente nossas idéias. Críticas sempre são bem-vindas, logo porque a promoção do debate é uma tarefa rica e saudável nas discussões de idéias. Mas como blogueiros cristãos enfrentamos uma realidade difícil de engolir: pessoas que se escondem no anonimato ou pseudônimos para xingar em lugar de argumentar.

Esse espaço está pronto para debates de teses e propostas. Quando escrevo sobre os pontos deficientes do movimento X ou da doutrina Y, espero receber respostas inteligentes dos defensores desses movimentos e doutrinas. Mas sempre vem um "anônimo" e usa as mesmas argumentações: "Você é invejoso, você é frio, você não tem caráter, você é isso ou aquilo". Esse tipo de comportamento não é nada cristão. É importante lembrar que esse problema acontece com vários blogs, não somente com esse.

Pessoas que ofendem e não argumentam são sujeitos de convicções frágeis e que em lugar de promoverem a construção de uma boa apologia, preferem ofensas pessoais. Quem não tem firmeza no que crer, fecha-se no seu exarcebardo fundamentalismo repressor ou logo corre atrás das novidades doutrinárias, sendo fluído em suas idéias.

Sim, esse espaço tem a proposta de ouvir idéias contrárias, promovendo o debate. Essa ágora [2] pentecostal não tem espaço para anônimos vazios de argumentos e pseudônimos ofensores.

Notas:

[1] GONDIM, Ricardo. Fim de Milênio: Os Perigos e Desafios da Pós-Modernidade na Igreja. São Paulo: Abra Press, 2002. p 78.

[2] Ágora era a "praça principal das antigas cidades gregas, local em que se instalava o mercado e que muitas vezes servia para a realização das assembléias do povo; formando um recinto decorado com pórticos, estátuas etc. Era também um centro religioso" (Dicionário Houaiss).

6 comentários:

Jarson Brenner disse...

Seria muito bom se tivesse como inibir postagens anonimas aqui.

NO Orkut, nas comunidades que participo sempre protesto para que bloqueiem o anonimato. Isso é um insulto e uma falta de caráter da pessoa que se esconde nisso para ofender.

JJunior disse...

Concordo com você irmão. Infelizmente se a pessoa pelo menos defendesse sua opinião de forma simples, explanando sua opinião, seira com certeza bem aceito por qualquer "blogista". Que Deus continue abencoando você.

www.jesusemeus20epoucosanos.blogspot.com

Anônimo disse...

OLA IRMÃO GUTIERRES.
saudações em cristo venho entrar aqui pela primeira vez fiquei sabendo de seu blog em são paulo quando estive ai na conde de sazeta

sabe a notificação de ricardo gondim é verdadeira,gosto de ler as articulações dele na revista ultimato
hoje no meio pentecostal principalmente está ficando sem dúvida dificil de suportar porque? a muitos que se acham donos de igreja assim como tem no brasil os dono da teologia e os certos em tudo
assim tambem a os reis da igreja, os senhores donos da igreja e isto está acontecendo principalmente no circulo pentecostal
assisto o programa voz da assembléia de Deus
o pr samuel camara tem razão a assembléia de Deus precisa voltar a sua origem!sem donos sem gente que se acha que são donos e lideres totalitarios e vitalicios
sabe hoje se tem uma familia total cheia dentro da igreja. quem manda é a familia sou membro de uma igreja no interior de são paulo a qual o campo todo é liderado por familias gente sem preparo e sem qualquer tipo de estrutura eclesiastica para ministrar ou administrar um campo por mais pequeno que ele seja
como é o nosso aqui na região de ituvereva sabe o que me chama a atenção é que para ser presbitero em um campo deste leva-se mais de 15 anos o filho do lider do campo veio a ser presbitero com pouco menos de 5 anos depois que casou-se, porque outros ainda não foi separado para o presbiterio porque?
uma coisa que todos perguntam por aqui? e o rapaz ainda feriu o preceito biblico a biblia manda casar limpo sem relação sexual antes do casamento, o qual não foi o caso dele praticou o ato antes de casar-se.
muitos não consegue ser presbitero dentro de algumas igrejas
deve ser porque não tem padrinho eclesiastico só pode ser!
irmãos creio que o dons dado por Deus tem que ser respeitado pela liderança da igreja. mais hoje a mais donos do que lideres.
e isto está geral não apenas em um mero campo eclesiastico outroa coisa que me chama a atenção é que um senhor a mais de 20 anos comenda um convenção tão seria e tal convenção ainda não tem um poder de midia ai temos que tirar o chapéu e a toca para o silas malafaia que sem convenção está em rede nacional acima da cgadb. samuel camara do mesmo jeito sem cgadb está acima na midia creio que o famigerado lider atual da cgadb que tambem é lider da AD DO BELENZINHO EM SP só nepotizou a ASSEMBLÉIA DE DEUS,e isto veio a ser copiado por várias igrejas assembléaina e por campos também.
isto tem que acabar aonde vai parar a igreja.
assim. hoje sou desvinculado da ASSEMBLÉIA DE DEUS legalizada por costumes e tradições sou membro diacono de uma outra assembléia de DEUS QUE reconhece que todo tem talentos e podem ser aquilo a qual seu talento tem condições de te levar não pelo dizimo e pela oferta e sim pelo bom testemunho e desempenho prestado a obra de cristo tenho muito que aprender mais ja estou tendo chance ja ate ganhei um bom curso teologico do meu novo ministerio coisa que ainda não tive chance de ganhar no outro minsiterio antigo não era percebido e nem notado hoje sou porque estou em uma assembléia de Deus original que jesus abençoe QUE AS demais assembléia de Deus voltem a originalidade normal sem nepotismo familiarização em liderança gente mandando e desmandando mais volte ao primeiro amor.
com amor a todos assembléiano
irmão diacono pela missericordia de cristo irmão SILVA

uma coisa é certa todas as ASSEMBLÉIA DE DEUS no brasil são notadas pela demais igrejas e cobradas por tanto que falaram das demais igrejas hoje estão no caminho um tanto duvidoso querendo ser donos do rebanho do senhor. por ser a igreja pentecostal mais historica do brasil deveria ter uma responsabilidade a mais com o evangelho não com questão pessoal. de ser mais que todos
a liderança assembléiana em sua maioria está perdendoa visão de Deus. e isto para o caminho de balaão.

Pastor Geremias Couto disse...

Pois é, os anônimos estão espalhados por aí sem a menor cerimônia. O pior é que eles podem estar perto de nós, desfrutando do mesmo círculo virtual, apresentando-se como os mais "santos do mundo", isto quando dão as caras com os seus nomes verdadeiros, mas escondendo-se no anonimato ou em profiles não identificados simplesmente para agredir, xingar e vilipendiar contra a honra alheia.

Que se arrependam e peçam perdão a Deus.

Abraços

Gutierres Siqueira disse...

Jarson Brenner, JJunior e "Anônimo". Obrigado pela participação de cada um!

Gutierres Siqueira disse...

Pr. Geremias...

Quem "xinga" e ainda se esconde atrás do anonimato não pode ser chamado de cristão.

Abraços!