sábado, 7 de fevereiro de 2009

Qual o problema com o Congresso de Missões dos GMUH (Gideões Missionários da Última Hora)?

Essa pergunta tem sido feita por muita gente sincera e que gosta desse evento.  O Congresso de Missões dos GMHU reúne milhares de pessoas todos os anos para reuniões que acontecem na cidade catarinense de Camburiú.  A grandeza desse evento pode ser medida pela variedade de visitantes, que viajam muitos quilômetros para comparecer ao evento. Mas infelizmente o Congresso dos GMHU tem causado muitos prejuízos para as igrejas pentecostais desse país.

Quais são os problemas?

Muitos. Mas os problemas não estão com o grupo GMHU, que fazem um eficaz trabalho missionário. Os problemas também não estão com dezenas de missionários que contam suas experiências em alguns intervalos do evento.  Mas qual é o problema?

a)      Modismos

Ora, muitos dos modismos presentes nos arraias assembleianos começaram ou foram intensificados nos congressos dos GMUH.  Quem nunca ouviu um pregador convocando anjos em sua igreja, para acompanhá-lo durante a pregação? Onde esses pregadores aprenderam isso? No Congresso de Missões dos GMUH.  A própria tendência triunfalista e de auto-ajuda nas pregações foram intensificadas nesse evento. Movimentos como “cair no espírito” são celebradas e bem valorizadas nesse meio. Camburiú é a Toronto brasileira!

b)      Pregadores personalistas

Personalismo é o que não falta naquele meio.  Há predominância de interesses pessoais. A fama e glória para os famosos que freqüentam esse evento e tendo oportunidade naquele palanque é de certa forma garantida. Isso não significa que todos naquele espaço são personalistas, pois toda generalização é burra, mas esse mal existe em grandes eventos com vários “egos carismáticos”. O “ego carismático” precisa demonstrar poder, mesmo que em nome do divino.

c)       Descuido doutrinário

O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” (I Tm 4.16). Não, ninguém é o dono da verdade, mas cabe a todo cristão “cuidar da doutrina”. Isso não tem acontecido nesse congresso. Um líder sectário unicista, que já afirmou ser a Trindade uma doutrina diabólica, desfrutou do espaço desse evento. Não, esse não foi um fato passageiro e nem houve retratação.

d)      Não desperta um senso missiológico

Com exceção dos poucos missionários que falam no evento, normalmente nos horários e dias menos freqüentados, os pregadores principais (as estrelas do evento) mal falam em missões. Ora, mas o congresso não é missionário? Um congresso é “a reunião de especialistas para que deliberem sobre questões de interesse comum ou para que se apresentem estudos, novas descobertas etc.” (Dicionário Houaiss). Ora, em que esse congresso tem contribuído para a missiologia brasileira? Em nada! Conheço dezenas de fãs desse evento, mas nenhum por causa do suposto cunho missiológico.

Repito que o problema não está na organização e sim nesse congresso que nada tem acrescentado para o pentecostalismo e nem para as missões nacionais. Infelizmente os prejuízos estão espalhados pelo país. Esses prejuízos podem ser lidos principalmente pelos modismos presentes no pentecostalismo brasileiro. 

Leia mais: 

http://teologiapentecostal.blogspot.com/2007/10/anlise-crtica-do-congresso-de-misses.html


24 comentários:

binho disse...

me perdoe mas ,o senhor que escreveu sobre o gmuh,não sabe de nada ..eu 3 coisas pra falar para o senhor
1° vc tem uma inveja de não pregar la ainda

2° nunca foi no congresso só viu em dvd

3° esta no meia daquela multidão que seguia jesus ,só pra criticar a obra dele.........

porque em vez de criticar a obra de Deus vc não vai orar por ele ,,,ou vc que dizer que ama a Deus,é mentiroso

Anônimo disse...

ola irmão o congresso é sem duvida excelente mais a um problema os organizadores sõa os grandes responsaveis tambem por tamanha questão que esta sobre a igreja pentecostal no brasil.

porque se sabe se o cara invoca anjos. é um personalista. é um tal de anjo la e anjo aqui,
o cara é moderno sem ser mundano porque não exclui ele da agende do congresso?

porque não exclui ele da cgadb ou de alguma convenção a qual ele faz parte se é que faz parte tambem.

porque? o erro ja começa dentro é de dentro pra fora

desculpe mais hoje ser pentecostal está sendo uma questão vergonhosa
todo mundo é pentecostal re te te ou quse todo mundo
dentro da igreja o pastor ou lider tem medo de falar e do irmão do re te te ir embora e levar mais alguns juntos.

em orlandia tema igreja do re te te
ja conta com mais de 400 membros
a maior parte de outras igrejas assembléianas.
gente acorda lideres pastores biblia no povo dentro da igreja acordem

vinicius

sandre disse...

Não vejo especificamento como um problema, nem o carater do triunfalismo.
Mas é carater da Ad, não ser uma igreja especifica de missões transculturais.
porque em termos de missões nacionais acho que poucas denominações ja fizeram o que a AD tem feito.
A questão do estrelismo é real quem qualquer denominação nos dias de hoje, visto a exposição de propaganda que temos.
Quanto a questão de convocação de anjos,isto sempre existiu no meio pentecostal, mas acho que é uma discussão bem mais profundo do que simplesmente questionar se o pregador convoca anjos.
Ja participei do congresso, como espositor de missões, em termos transculturais o trabalho é pequeno se conparado a igreja menores ou outra denominações como a batista, mas ele existe.
existe uma diferenciação em termos de missões, mas isto é um problema cultural, as pessoas são pouco incentivadas nas igrejas locais sobre a questão de missões, ninguém vai ao GMUH, para ouvir sobre missõe no gabão, por que?
porque nao tem uma cultura de missões transculturais.
Mesmo com todos os problemas e erros, amo o GMUH.
Acho que procurar erros em todos os lugares nós os acharemos, pois a igreja de Deus é perfeita, mas quem está nela não é.

Abçs
Sandre

a verdade do evangelho disse...

Frequentemente tenho sido convidado para participar deste congresso.

E tenho constatado pelo menos duas classes de crentes que frequentam o tal congresso:

1º - CRENTES PROGRAMADOS - São aqueles irmãos que de antemão estão dispostos a acreditar em tudo que for dito pelos pregadores, que não tem senso crítico, não avaliam, não conferem as Escrituras como os Bereanos (Atos 17:11),que só querem o retété (pular, gritar, dançar, uivar, gesticular,sapatiar,rodopiar)não importa o conteúdo da mensagem.

2º - FÂ CLUBE

São os crentes cuja motivação para ir ao congresso é ver o seu cantor ou pregador preferido (ídolo, herói).

Gutierres Siqueira disse...

Caro Binho,

Sempre os mesmos argumentos, chamando os que apresentam um visão crítica de invejosos. Por favor, não próxima use um argumentação melhor e mais elaborada para fazer uma apologia daquilo que você gosta.

Gutierres Siqueira disse...

Vinicius,

A situação é critica e realmente mereceria uma intervenção urgente.

Gutierres Siqueira disse...

Sandre, a paz!

Esse congresso poderia fazer a diferença, despertando uma consciência missiológica transcultural. Mas...

Gutierres Siqueira disse...

Verdade do Evangelho,

É realmente lamentável essa situação. Os bereanos jamais iam aos cultos programados para engolir tudo o que ouviam... E olha que eles ouviam o apóstolo Paulo!

JOSUÉ MIGUEL disse...

A paz do Senhor querido.
Eu particularmente gostei demais desse texto. Infelizmente ainda existe pessoas que não sabe o que é um verdadeiro avivamento. Te criticam porque você postou esse texto, mas eu percebi que você enxerga com olhos espirituais e eu estou contigo. Tem pessoas que precisam nascer de novo. Muitos estão dentro da igreja mas nem sabe o que é isso. Fique na paz do Senhor Jesus.

JOSUÉ MIGUEL disse...

Esse tal de Binho teve coragem de falar esse besteirou todo, mas não tem coragem de deixar o perfil aberto para eu poder conversar um pouco com ele. Mas eu te digo varão, continue no seu compromisso com Cristo, não importa o que falem ou o que pensam ao seu respeito. Saiba de uma coisa: A VERDADE INCOMODA. Fica na paz

Ev. André Moreira disse...

A falta de conhecimento sistematico da Bíblia é uma das razões dos exessos do dito congresso de "missões"!Também de pessoas como o do irmão Binho,que ao invez de argumentar passa para o ataque pessoal a uma pessoa que prima por um evangelho limpo e sem invencionices ,modismos que tanto atrapalham o trabalho da Igreja do Senhor!
Já é hora de nos voltarmos de fato à Biblia e não a uma espiritualidade epidérmica e periférica que esta sendo apregoada e vivida por muitos...
Inveja é obra da carne e não creio que o irmão Gutierres cultiva tal coisa!

Anônimo disse...

Olha de todos os comentarios achei muito intereçante que,o povo de Deus estão se preocupando com o que se falou, e não mais com a palavra de Deus, olha quem consege usar um (pulpito, tribuna, palanque, ou Altar) sem cometer nem um deslize?
Porque oque é bom pera vc não é para mim, Assim não encontramos pregador perfeito, sempre é só nos
que temos a perfeição.
Tudo isto há de acontecer para que se cumpra as escritura, meus irmãos Deus está vendo tudo isto, um dia ele mesmo com o seu PODER e DOMINIO TOTAL Resouverá tudo,tudo,tudo,tudo,ELE É o MAIOR, GLORIAS A DEUS AMEM.
ABRAÇOS

gislandia disse...

vc não pode nem ser chamado de irmão em cristo,
vc é um verdadeiro enviado de satanás, o verdadeiro anticristo
que com palavras bonitas e uma argumentação satanica usa o nome de DEUS para
frustar pessoas que fazem a obra missionaria.
vc sabia que o gideoês e tantos outros congressos mesmo não falando em missoês, estão pregando a palavra de DEUS.
DEUS diz na palavra que se aceitamos ele como unico e suficiente salvador somos MISSIONARIOS, não precisamos estar no campo para fazer missoês.
vc concerteza nâo é da assembleia vc nem sabe quem é DEUS e as estrategias que ele usa para atraves da nossa vida ganhar almas.Gostaria de te fazer uma pergunta e uma afirmação:
os seus pastores sabem desse blog fazendo lavagem cerebral em pessoas com um proposito perante a DEUS?
a afirmação é só uma:
vc realmente é um enviado do inferno para frustrar os planos de DEUS
vc precisa se converter novamente pq vc pode ser bacharel em qualquer coisa mas de DEUS vc ainda nem começou a aprender.

gislandia disse...

É GUTIERRES NÃO TEVE CORAGEM DE REBATER O MEU COMENTARIO PORQUE?
ACHOU QUE É VERDADE OU ESTA COM VERGONHA DO PAPELÃO QUE ESTA FAZENDO.
GOSTARIA QUE ENTRASSEM EM CONTATO COMIGO PARA EU TE DIZER AS VERDADES DE SER UM SERVO DE CRISTO
DEIXEI AI O MEU PERFIL ABERTO PARA ENTRAREM EM CONTATO COMIGO, COMO SEU AMIGO JOSUE MIGUEL PEDIU A UMA DAS PESSOAS QUE POSTOU UM COMENTARIO...

Gutierres Siqueira disse...

Gislândia,

No dia que você escrever um texto civilizado, assim eu poderei argumentar com você. Agora, enquanto age como uma fariseu, me desculpe, não vou perder meu tempo discutindo com gente mal educada, que não conheça a Bíblia e idolatra pregadores dessas congressos sem Bíblia...

Antes de chamar alguém de "enviado de satanás", veja a sua vida e o seu ódio no coração... Como um cristão pode ser tão agressivo em suas palavras?

Se gosta desses congressos, continue indo. Nem precisa ler a Bíblia, pois certamente a palavras daqueles pregadores vale mais. Não é verdade?

gislandia disse...

em primeiro lugar numca fui no gideões, mas pretendo ir
e tambem não te pedi aula de boas maneiras, e se estiver com odio de pessoas como vc otimo, pq aqueles que se colocam contra a palavra de Deus fazem mal a mim tambem,como esta escrito em 1 joão 4.1-6
o inimigo tem muitas faces.
No versiculo 6 jesus diz que"... os falsos profetas procedem do mundo, falam da parte do mundo , e o mundo os uove."
não quero dizer que cada um não tem o livre arbitrio de gostar ou não de eventos(a mais eventos que o gideões)vc tem uma visão anpla para escrever isso.nesses ultimos dias temos que nos fortalecer para ganhar almas que por atitudes como a sua rejeitam a cristo e seu sacrificio na cruz, espero que possa dessa vez voc~e fale sobre a biblia realmente e não opiniões do seu proprio entemdimento.

Gutierres Siqueira disse...

Cara Gislânia,

Quer dizer que eu sou um falso profeta contra a Bíblia? Me desculpe, mas você mostra tanta ignorância que dá até pena.

Na BÍBLIA (recomendo que você leia esse livro, não custa nada)falsos profetas são aqueles que negam as doutrinas bíblicas. No seu idolatrado congresso, já cantou naquele espaço o Carlos Moisés, do conjunto Voz da Verdade. Esse camarada nega a doutrina da Trindade. Apesar de pregar tamanha heresia, lá ele teve espaço junto com o seu ídolo Marco Feliciano.

Por isso, recomendo que você leia a Bíblia, em lugar de perder tempo assistindo DVDs do GMUH. Há, também frequente a Escola Dominical (você sabe o que é isso?).

E tire esse ódio do seu coração. Não idolatre um evento e massacre as pessoas.

Anônimo disse...

A Paz do Senhor, caros irmãos, nunca fui à um Congresso de Gideões, mas acredito que em parte muito do que escreveram aqui esteja correto, talvez um pouco aumentado. Esse lance de adoração é perfeitamente normal nas Igrejas Evangélicas, me digam se A Cassiane ou outra cantora se dispuser a cantar na sua Igreja a Igreja não lota???????

Agora vamos discutir civilizadamente, sabe por que? Imaginem um não cristão lendo esse Blog, o que falarão de nós Crentes?????

Pensem nisso, querem discutir mandem um email ou uma mensagem particular, mas tentem evitar mais polêmicas do que o próprio título do post já criou. E outra coisa, o fato de discordarmos de alguma coisa não quer dizer que somos filhos ou enviado do inimigo........
Quem foi ofendido perdoe quem ofendeu.........Fiquem com Deus.

PASTOR EVERARDO ALVES disse...

Textos que não teriam unção se fossem pregados nos GMUH:

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
(Mateus 6:24;Mateus 6:19; Lucas 6:24-25; I Timóteo 6:11-9

Esses textos não podem ser pregados nos GMUH. Hoje não tem um dos grandes profetas ou grandes pregadores dos GMUH que tenha exemplo para pregar esses textos.

PASTOR EVERARDO ALVES disse...

Veja minha resposta. ACESSE: http://gigantoesmercenariosdaultimahorta.blogspot.com/2011/11/teologia-pentecostal-qual-o-problema.html?spref=fb

PASTOR EVERARDO ALVES disse...

Devemos orar sem cessar pela igreja no Brasil, pois estamos sofrendo uma grande perseguição. A perseguição do psicológica dos pregadores na mentira nos altares das igrejas.

PASTOR EVERARDO ALVES disse...

Agradeço por dispor o meu desabado no site e parabenizo pela qualidade do conteudo.

Gabrielle Jamile Nunes disse...

Bom, eu concordo com partes do texto...
Nunca fui em nenhum congresso, mas uma coisa sim eu tenho em mente, que existe uma idolatria muito grande dentro das igrejas por nós...

Se não ouvesse essa "idolatria" tão grande, uma cantora conhecida pelo Brasil, ou até mesmo pelo mundo a fora, não cobraria um absurdo por um show...
Quando eu morava em São Luís -MA, fui em um show gratuito em que estavam Fernanda Brum, Anderson Freire, Bruna Karla, e Shirley Case, entre outros que não relembro o nome nesse momento...
E uma coisa me chamou muita atenção, e me fez ver que nós podemos fazer a diferença individualmente...

Uma menina chegou lá no local do ahow, umas 16:00 hrs da sendo que o show começaria umas 19:00 da noite, mas ela mesmo falava que só sairia de lá se o livro dela fosse autografado por Fernanda Brum, tinha uma cerca que separava as pessoas adultas das crianças eu estava encostada na cerca, pra vigiar duas sobrinhas do meu marido, e sabe o que acabou acontecendo? Derrubaram a cerca, de tanto empurra empurra, as crianças não se machucaram por que os seguranças tiveram que chamar rapidamente os pais, vi grávidas passando mau, jovens desmaiadas (e inclusive algumas fingindo estar desmaiadas para ver os cantores de perto e subir ao palco)...

E quanto a menina do livro...
Ela continuou gritando, e chamou Fernanda Brum de linda!!!
Sabe o que aconteceu?
Ela foi repreendida pela levita do Senhor, eu achei super lindo a Fernanda falando pra ela, enquanto muitos chamaram a cantora de ignorante, mas sabe o que esquecemos???
QUE A GLÓRIA É DE DEUS,TUDO É PRO NOSSO SENHOR...

Agora ainda tem gente que repreende esse tipo de testemunho que contamos...
Tudo está mudando, e nós estamos esquecendo mais de Deus, e idolatrando cada vez mais os conhecidos que pregam a palavra do Senhor!!! Concordo com vc Gutierres

Gabrielle Jamile Nunes disse...

Amiga, vamos fazer a diferença?
Não podemos discultir, somos crentes e na bíblia somos o Sal da terra e a luz do mundo...
Pessoas não evangelicas, ou até mesmo discrentes vêem essas publicações, e qual o testemunho de cristãos estamos dando?

É verdade em que eciate idolatria dentro das igrejas hoje!!!
Pode ter certeza disso...
Espero que não se exorbessa comigo!!!
Te amo, e se precisar conversar estarei aqui ❤
Não disculta comigo flor por favor?! Mas tenta entender um pouquinho do estou defendendo?! 👐
A paz do nosso senhor Jesus amém?!