quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Quando a glória da igreja sobe, a glória do céu desce?

No meio da verborragia de muitos pregadores pentecostais, envolvidos em gritos ensurdecedores, eles afirmam: “A Bíblia diz que quando a glória da igreja sobre, a glória do céu desce”!  O problema é que se você folhear as Escrituras de Gêneses ao Apocalipse, não encontrará apóio para essa afirmativa.

Praticamente em todos os cultos dominicais ouço com muito pesar essa frase, sempre envolvida em muito barulho. As “glórias a Deus” e “aleluias” não são proclamadas pela maioria de modo espontâneo, o que seria válido, mas mecanicamente. Parte das pessoas que estão nos cultos repetem como papagaio o que os pregadores mandam falar. Repetem porque querem e já se acostumaram com essa prática.

O que acho mais engraçado é a insistência dos pregadores carismáticos em querer que as pessoas gritem “glórias a Deus e aleluias”. Já ouvi um dizendo que se pudesse oferecia dinheiro para ver crente “calado” proclamando “glórias a Deus”. Por que essa insistência? Será que a “glória” é para Deus mesmo? Ou será que é para os próprios pregadores? Nessa hora fico bem desconfiado!

O pior que tudo isso fica mecânico, ao ponto que as pessoas ouvem um pregador alterando o timbre da voz e logo começam a gritar. Uns já são tão sistemáticos em seus gritos, que ao ouvirem um pregador de voz alta falando, mesmo se essa fala for sobre uma tragédia, logo dizem: “glórias a Deus”!

Os pregadores costumam ser intolerantes com os “crentes calados”. Sempre jogam piadinhas do tipo: “boca de geladeira”, “garganta de ferro”, “sorveterianos” e outras besteiras. Muitos ainda ameaçam dizendo para os “calados” que eles não receberão a vitória! Só faltam dizer que os “calados” não serão arrebatados, pois tinha uma música antiga que relacionava arrebatados com “povo barulhento”.

Agora, quero lembrar que não estou dizendo ser errado alguém proclamar espontaneamente, sem atrapalhar a ordem do culto, saindo da sinceridade do coração, um “glória a Deus” e um “Aleluia” com gosto e firmeza. Sim, Deus é digno de ser adorado! O que estou falando contra é sobre a prática da mecanização, e ainda associar gritos com a “benção de Deus”, ou seja, você é abençoado se e somente se, gritar e berrar com um descontrolado.

Há muitos que gritam “glórias a Deus” sem pensar no significado dessas palavras e ainda outros que falam “aleluias” e nem conhecem o sentido do termo hebraico. Ora, onde está o culto racional? Aonde que vamos parar sem reflexão? Somos papagaios para emitirmos sons sem saber o que realmente estamos comunicando?

Alguém pode dar um “glória Deus” por isso? 

34 comentários:

Roberto Donizeti Soares disse...

Glórias a Deus pelo seu post. :)

Também penso assim e essa obrigação de dar glórias a Deus de forma mecânica é uma dos coisas que me incomodavam quando eu freqüentava a Assembléia e um dos motivos pelo qual não tenho ânimo de voltar, nem mesmo para estar com amigos.

Grande abraço.

Roberto Donizeti Soares

www.robertosoares.com

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. Caro Gutierres, esses animadores do púlpito vem com suas falácias, pois não possuem mensagem. Eles pensam que avivamento é sinônimo de grito, pulo, etc. Estes são como "trovão" que só fazem barulho, mas não tem chuva.

2. É lógico que devemos dar "glória a Deus" e dizer Halel [louvor] Yáh [Senhor] pois Ele é digno de nossa adoração. Mas como vc bem disse, sem mecanismos, sem falácias, e acima de tudo, com respeito aos irmãos, e os visitantes que ali se encontram.

um abraço, Marcello

::::FER:::: disse...

AO MEU ENTENDER SOBRE ISSO , PENSO QUE DEVEMOS ATRAIR O REINO, ATRAINDO, BUSCANDO O REINO DE DEUS, ESTAREMOS COMPARTILHANDO DO SOBRENATURAL, PARA QUE NOS MOTIVE A ESPERA POR JESUS E QUE NOS FAÇA DESCANÇAR POIS O QUE RECEBEREMOS É ININARRÁVEL! EU VEJO A GLÓRIA DO SENHOR QUANDO ATRIO O SEU REINO, LUTANDO COM AFINCO PRA NÃO PERDER MINHA SANTIDADE E ME ASSEGURANDO NA RETIDÃO DO CAMINHO DE DEUS, MISSÃO DIFÍCIL!!!!!!

::::FER:::: disse...

APESAR DE EU SER PENTECOSTAL , DIGO GLORIA A DEUS QUANDO SINTO A PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO MANIFESTANDO, ÉXPERIENCIA SINGULAR, DAI LEMBRO QUE NA PALAVRA ESTA ESCRITO "EM TUDO DAI GRAÇAS" " GLORIFICAI O NOME DO SENHOR" EU GLORIFICO DOU GRAÇAS A ELE, ESTOU NO CULTO PRA ELE DONO DE TODA HONRA E GLORIA, SEI QUE DEUS NÃO É SURDO , MAS EMBRIAGO-ME NA UNÇÃO E ASSIM PREFIRO GRITAR ESTRAVAZAR MEU CONTENTAMENTO DO QUE EMBRIAGAR-ME DOUTRA FORMA! ESTA É MINHA OPINIÃO AMADO..... ABRAÇO E GRAÇA E PAZ!

::::FER:::: disse...

SÓ MAIS UMA COISINHA MEU QUERIDO, EUNÇAO SOU DE PULAR DE IGREJA EM IGREJA, SOU CONTRA CULTOS-SHOWS, PRA DEIXAR BEM CLARO QUE MEUS PULOS E GRITOS SÃO GENUINOS E DE FATO SINTO O ESPIRITO SANTO COMPARTILHANDO MARAVILHAS E PRODIGIOS, ESTOU SATISFEITISSIMO COM O DEUS QUE SIRVO, POIS INCONTAVEIS SÃO SUAS OBRAS, MAS SÓ CONSEGUI CHEGAR A ESSE ESTÁGIO DEPOIS QUE PAREI DE OLHAR PRO HOMEM E ME VOLTEI NUMA CIRCUNFERENCIA PERFEITA AO MEU DEUS E SENHOR!!!!

Ana Paula disse...

Indiquei este blog ao prêmio "Olha que Blog Maneiro".
Melhores informações: http://anapaulalopespinheiro.blogspot.com/2009/02/meu-blog-foi-presenteado.html

A Paz!

Ana Paula

Anônimo disse...

Eu acho que estas frases "glória a Deus", "fala, Senhor", "misteeeeerio", "oh, gloooria" são parte da liturgia pentecostal brasileira. Vai ser difícil mudar. E, mesmo sendo de um igreja tradicional, não veho mal nestas expressões de alegria.
O que precisa mudar é o conteúdo da pregação e das músicas. E, sem dúvida, pregador deve deixar de ser o "Faustão" ou "Silvio Santos" da galera"!
Abraços,
Matias

Anônimo disse...

Gutierres, a paz do Senhor!
Devemos glorificar a Deus, porque ele é digno, suas obras são maravilhosas. Por isso devemos dizer Glória a Deus. Mas as palavras de exaltação ao Senhor não devem ser em vão, como vemos freqüentemente, o povo sendo manipulado a dar gritos de “glórias a Deus” de qualquer jeito. Alguns mandam a igreja “dar glória a Deus para o diabo ouvir”.
As pessoas acabam se habituando a dar glória a Deus, sem discernimento, as vezes até mesmo inconscientemente. Alguns acreditam que se não levantar sua mão e dar glória não vai receber sua bênção, colocando sua fé em apenas falar glória a Deus, na palavra em si, e não no motivo da exaltação, o Senhor, que deve ser glorificado com sinceridade.
Silene

Marcelo Oliveira disse...

Sola Deo gloria!

Devemos glorificar a Deus em todo tempo ( 1 Co 10.31), mas não como papagaios. Devemos também nos esforçar para oferecer um verdadeiro culto racional ao nosso Deus não sendo marionetes nas mãos de animadores de auditório. Ótima postagem!

http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com/

evangelhosemmistura disse...

A Paz

Estou te premiando com o selo "Olha Que Blog Manero".
Parabens!
Se quiser aceitar visite meu blog,veja as regras e copie o Selo.

Deus abencoe.

a verdade do evangelho disse...

O pior é quando estes pregadore$ apelam para Atos 12:23 dizendo que Herodes morreu comido de bichos porque não deu glória a Deus.
Certa feita em um congresso na Igreja onde congrego um renomado pregador por nome A.S (aquele da Bahia)vendo que o povo nãoestava dando "glória a Deus", passou a ameaçar amaldiçoar aqueles que estavam calados e ainda usou o texto de Gn. 12:3

Edinei

zwinglio rodrigues disse...

Gutierres,paz!

Ainda bem que o tempo dispensado para escrever isso foi o seu...

"Glória a Deus!!!"

Mas, infelizmente... o tempo gasto para ler foi o meu...

Por isso, não digo Aleluia!!!

Suellen disse...

Meu Amado Irmão, como pregoeira da Palavra do Senhor Jesus, digo que o fato do vaso que está ministrando a mensagem de Deus pedir para aqueles que estão ao ouvir a mensagem que eles dêem Gloria a Deus não é fato de se animador de pláteia, e sim porque eu acho uma obrigação de um crente que nasceu de novo abrir a boca e glorifique o nome Dele e não ficar com uma cara feia de boca cerrada figindo que nada ta acontecendo. E garanto a você que quando peço que Glorifiquem a Deus , a gloria é toda para Ele e não para mim. Meu irmão vá nascer de novo e para de julgar os irmãos pois ai daquele que tocar nos ungidos do Senhor!

A paz do Senhor!

Lembre-se que a letra mata mais o Espirito vivifica! ;)

Gutierres Siqueira disse...

Roberto, Marcello, Fer, Ana Paula, Matias, Marcelo, Edinei, "Evangelho sem Mistura", Zwinglio e Suellen...

Agradeço a participação de todos.

PS: Para a irmã Suellen, vejo que a sua argumentação se auto destroí, pois você, infelizmente, está equivocada sobre o texto, pois eu somente especulo e não afirmei categoricamente que todos os pregadores "do barulho" buscam glória pra si. É bom lembrar que quem é vaidoso, nem sempre percebe que é. Quem busca glória pra si, nem sempre está ciente disso.

Thais Barrinha disse...

Como genuína Pentecostal que sou, digo que as críticas aqui implicadas contra papagaios e papagaiadas, merecem um educado mas completo "Glória à Deus!"

Salientando o educado, mostrando amor ao próximo e completo por ser da alma...rsrsrs.

Gutierres Siqueira disse...

Thais, a paz!

Eis uma aluna aplicada, rsrs

Anônimo disse...

muitas vezes vc começa na carne e termina no espirito eu dou gloria a Deus porque tenho necesssidade porque Deus tem sido muito bom na minha vida e quando a igreja esta calada vc pode perceber que muitos estao dormindo no culto a precensa de Deus muitas vezes se manifesta pelo alarido do seu povo dai gloria a Deus porque na sepultura ninguem vai louvar a Deus

Tharcisio disse...

Fico triste por ver que alguns crentes dependem do pregador para dar Glorias a Deus, a atmosfera do culto e outra em uma Igreja em que comeca o culto e o povo Glorifica por saber e crer que o Senhor e digno de Gloria e Aleluia, glorifico a Deus o culto todo por que eu sei que Ele me resgatou do mundao com bracos fortes, nao preciso que ninguem me mande dar Gloria. Glorias ao Senhor porque eu estava preso condenado a 23 anos de cadeia no carandiru e la conheci a Deus que me livrou de tudo em 6 meses.
Te amo Jesus nunca deixe me calar diante de Sua presenca.

Brunorock1 disse...

Vejo uma pessoa ignorante querendo ensinar sobre a glória de Deus, quando adoramos a Deus nosso louvor sobre e a glória de Deus enche o local, nossas vidas, esta na biblia em varias passagens entre elas na de Salomão quando Deus recebeu a adoração e encheu a casa de Gloria que as pessoas não puderam se manter de pé.
Cuidado com o que diz sem saber , pois isto é o que a biblia fala de falsos profetas e ensinamentos

Marcio de souza disse...

Nasci numa igreja tradicional e continuo da mesma forma de pensar,pois congrego hj numa pentecostal e não fico dando gritos pois isso q o irmão diz é veridico as pessoas parecem papagaios qdo o pastor altera o tom de voz todos começam a gritar,sem mesmo prestar atenção o pastor diz algo trágico eles dizem aleluia gloria a Deus!pois eu não preciso ficar falando toda hora,pois tenho certeza q a glória ja é de Deus e ninguem toma!

luis vanderlei Calixto disse...

Se da glórias a Deus não somente dentro das igrejas, mas também fora dela

Marcio de souza disse...

Por acaso no céu existe algum glorômetro,no qual Deus fica observando a quantidade e volume do glória?

reginaldo assunção disse...

REGINALDO SILVA DISSE ...GLORIFICAR AO NOME DO SENHOR É UMA FORMA DE ORAÇÃO E DE AGRADECER A ELE POR TUDO QUE ESTAMOS RECEBENDO NAQUELE MOMENTO , E OS PREGADORES NÃO TEM QUE PEDIR A PLATEIA PARA DAR GLORIA A DEUS, ISSO SÃO PARA PREGADORES QUE NÃO CONSEGUEM MINISTRAR UMA PREGAÇÃO DIRECIONADA PELO ESPIRITO SANTO,OU MELHOR NÃO ESTÃO CHEIO DO ESPIRITO SANTO ESTÃO COMO A IGREJA DE SARDES,APOCALIPSE 03. ENTÃO A IGREJA FICA MORTA E DORME MAS QUANDO A PREGAÇÃO É DIRECIONADA PELO ESPIRITO SANTO NOS GLORIFICAMOS A DEUS DE FORMA NATURAL E ESPONTÂNEA PORQUE O ESPIRITO ENCHE O NOSSO SER ATRAVÉS DAQUELA PREGAÇÃO.

Everton Nunes disse...

Apoiado

Everton Nunes disse...

Vejo que o motivo pelo qual nós pregadores pedimos para que a Igreja de um glória a Deus, ou um aleluia, não é pra massagiar ego, e nem para fazer papagaios, eu não tenho esse abto de falar pra igreja dar glória nem aleluia, mas enfim algumas igrejas da vontade de descer do altar e ir embora por tanta frieza e falta de respeito com Deus, ao invés de cultivarem a Deus ficam dispersas no culto, por isso muitos pregadores pedem pra se dar glória pra ver se o povo presta atenção e culto a Deus.

Unknown disse...

Dar glória a Deus é dever do ser humano ,aliás fomos criado a sua imagem e semelhança. Devemos a ele toda honra e glória. Com entendimento e sabedoria porém com alegria e fervor. Oh glória aleluia ao Senhor!

Raquel Santos disse...

Glória por todo sempre. Amem

Raquel Santos disse...

Deus maravilhoso......

Raquel Santos disse...

Dar glória a Deus é dever do ser humano ,aliás fomos criado a sua imagem e semelhança. Devemos a ele toda honra e glória. Com entendimento e sabedoria porém com alegria e fervor. Oh glória aleluia ao Senhor!

Pastor Alexandre disse...

Glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória muitas glória glória glória glória glória glória

Pastor Alexandre disse...

Glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória a Deus

Pastor Alexandre disse...

Glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória glória muitas glória glória glória glória glória glória

Unknown disse...


.
Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glórias.. SALMOS 115;1 ( GLÓRIAS A DEUS )

Antes da minha conversão eu dormia e acordava sem dá importância a essência da vida. Mas após a minha conversão eu aprendi com verdadeiro pastores a importância de glorificar o nosso DEUS sempre que reflito sobre sua GRAÇA em minha vida e principalmente quando estou reunido com os irmãos na igreja ( porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. MATEUS 18;20 ) GLÓRIAS A DEUS! GLÓRIAS A DEUS! GLÓRIAS A DEUS!

Glórias pela minha vida! Glórias pelas nossas vida! Glórias pela visão, audição, paladar, ofato, tato!

Glórias pela energia paga!
Glórias pelo aluguel da casa em dias!
Glórias pelos bens!
Glórias pela fé!

Porque dele , por ele, para ele são todas as coisas....

Te glorificamos pela tua palavra, pelos teus ensinamentos!

GLÓRIA A DEUS E ALELUIA PARA SEMPRE AMÉM!!!

Unknown disse...

Ja vi muita gente sendo batizado com espirito santo, dando gloria sem para. Tira a trave do teu olho fariseu .. O GLORIA