domingo, 8 de março de 2009

A infantilidade nas eleições assembleianas!

Ontem, no culto mensal de jovens, presenciei um exemplo da infantilidade que tomou de conta das Assembléia de Deus no Brasil. Um dos presbíteros da minha igreja convidou toda a mocidade para orar pelo candidato X, pois o candidato Y “pode ganhar e acabar com a doutrina assembleiana”. Ora, por um momento tive a impressão que estava em uma denominação sólida teologicamente, mas que poderia sofrer um reverso por causa do candidato Y. Muitos jovens ficaram preocupados com a advertência do presbítero e oravam com todo o fervor pela vitória do candidato X.

Não caro leitor, não estou aqui defendendo candidato X ou candidato Y. Quero mostrar com esse exemplo que a infantilidade, que é fruto de uma politicagem cada vez mais violenta e asquerosa, domina o debate eleitoreiro nas Assembléia de Deus. Os partidários do “CGADB para todos” acusam os partidários do “CGABD é você” e vice-versa. Parecem duas crianças disputando uma bola no parque.  

Se você visitar comunidades no site de relacionamento Orkut, vinculados a denominação, você verá várias acusações sem fundamento por parte de ambos os grupos (ou torcidas de grupos).  Acusações que vão de complô para fraudar urnas, até ameaças de morte. O lamentável que muitos pastores ainda colaboram com esses fóruns nas comunidades virtuais, alimentando a discórdia. Fico pensando até que ponto essa eleição pode chegar!

Também ontem, visitando o blog de um dos candidatos, o mesmo condena uma suposta pesquisa que tem sido feito por telefone, entre os pastores assembleianos.  Ele repudia tal atitude e aproveita para convidar os que repudiam para votar em seu número. Cada uma!

Conclusão:

Sonho ainda com uma denominação mais madura e que cumpra o seu papel como igreja. Penso que isso não acontecerá agora. Não tenho um pingo de esperança em mudanças positivas, independente do resultado dessas eleições em Abril. Essas eleições não estão vindo com propostas de melhoras efetivas, mas sim tem piorado o nível dessa convenção tão importante. Maturidade já, disso nós todos necessitamos!

11 comentários:

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro prezado amigo Gutierrez!
A paz do Senhor!
É verdade!
Sua proposta é equilibrada: Maturidade!
Mão podemos usar este espaço tão importante, ou mesmo qualquer outra mídia, para colocar mais lenha na fogueira que já está por demais acesa.
Precisamos de oração, muita, no sentido de que a vontade de Deus prevaleça!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Pr. Marcos Serafim disse...

Caro Gutierrez:
Se temos que orar,oremos para que Deus nos dê sabedoria para ganharmos almas que a cada dia pereçe sem Deus, sem paz e sem Salvação.
Quanto ao fato das eleições presidenciáveis para CGADB, isso se torna de certa forma vergonhoso pois nossas preocupações deveriam ser em manter a paz entre os colegiados sendo o nosso objetivo a propagação do nome de Jesus, espero como você o dia em que haverá um verdadeiro sentimento de união pois o que vemos agora é cada um por si, porque o que vemos agora é um sentimento totalmente egoísta.

Em Cristo Sola Fide Marcos

sandre disse...

Gutirrez, vc espressou em seu post, algo que tenho presenciado, em todos os cultos na minha igreja.
Absurdos sobre os candidatos e defesas do outro.
no culto de jovens, falei sobre a cegueira e politiquismo atual de nossas lideranças, meu pastor a té veio conversar comigo, mas a tristeza que toma conta de meu coração, pelo que tenho visto, onde a manipulação, vale mais do que "o ser cristão".

Abçs
Sandre

Daladier Lima disse...

Eu gostaria de assinar seu post. Como faço isto?

RANIERI disse...

Presado irmão Gutierrez,a paz do SENHOR.

Amado,tenho visitado seu blog recentemente e é a minha primeira postagem aqui,obrigado pelo espaço.

Sua coragem em postar um assunto assim me deixa maravilhado.Um jovem cristão com mentalidade bem madura.

Vivemos em dias de endeusamento de homens e não é todo pastor que aceitaria seu comentário,haja vista a ética cristã de nossos dias ensinar que se nossos pastores errarem é melhor que erremos com eles do que não lhes ser favoravel.

Em outras palavras quero dizer que se o pastor decide uma coisa isso deve ser feito e pronto,independente se está certo ou errado.

Se você fosse um candidato ao ministério não passaria em muitos crivos por aqui por conta de sua sinceridade que por muitos é considerada como murmuração.Sei que você não é daqueles espertinhos que aguardam uma oportunidade fácil.

Aqui muitos crentes sabem que é necessário ser bonzinho pra todo mundo gostar da gente.

Peço-lhe que não me interprete mal pois não estou questionado sua maneira de pensar,até por que não costumo postar comentários anonimos,faço questão de me identificar e meu nome não é muito comum principalmente aqui na terra do sol nascente.

Quero que seja lido meu comentário por quem quer que seja favorável ou não.

Não sei como você enfrenta às reações contrárias aos seus comentários mas pra mim aqui é difícil ter que ouvir obreiros palestrando as mais recentes tendências do moda evangélica.

Mas o importantes mesmo é discernir todas as coisas como homem espiritual e nos guardarmos de vestir a capa babilôniaca que muitos anda vestindo.Cristo nos dá vestes brancas de justiça e de salvação.

Dou graças a Deus que ainda exitem
aqueles que valorizam a Palavra de DEUS acima de todas as coisas.

Quanto a maturidade cristã no meio evangélico é bem verdade que ainda é coisa dificil de se alcançar.

Tem gente que seria capaz de plantar bananeira na frente do pulpito se o pastor mandar,para esses irmãos é muito natural que homens influentes se comportem de maneira infantil,eles preferem fazer vista grossa de tudo isso que está acontecendo em nosso meio.

Deus salve a sua igreja.

Deus te abençoe.

Em Cristo.Ranieri.

Antonio Tadeu Ayres disse...

Prezado Irmão Gutierrez:

Tenho acompanhado algumas de suas colocações e percebido em você maturidade, equilíbrio e sensatez; qualidades que, infelizmente, faltam àqueles que disputam as eleições da CGADB.

Se você acompanha alguma coisa de meu blog ou da minha página na UBE, certamente terá visto o comentário do pastor Geremias do Couto, dizendo-me que teve o privilégio de lançar, na CPAD, alguns de meus livros.

Na verdade, durante quase dez anos fui articulista colaborador do Mensageiro da Paz.

Durante esse tempo todo, tentei, através de meus artigos, apontar esse estado de coisas que você aponta hoje, principalmente quando se refere à imaturidade prevalente nas eleições da Mesa Diretora.

Cansei-me de ver tanta briga em convenções; cansei-me de ver tanta manipulação dos símplices de coração; cansei-me de ver candidatos desejando mais o poder humano do que o Reino de Deus.

Já faz cerca de seis anos que me exonerei da CGADB e, muito embora continue sendo pentecostal, encontrei muito mais paz e ética cristã no meio calvinista do que no meio arminiano no qual convivi a maior parte de minha vida.

Parabenizo-o pelo seu trabalho e espero que você persevere na busca de levar esclarecimento ao povo, principalmente no sentido de mostrar aos nossos queridos irmãos que a igreja evangélica não pode ser uma dinastia nem um pequeno vaticano.

Forte abraço!

Sidney disse...

Amado você tem razão, quero perdoar tal ação, ainda mais por se tratar de falta de maturidade cristã.
Disputa por cargo eclesiástico não tem nada de cristão, haja vista que Jesus nos ensinou que: "aquele quiser ser grande seja servo de todos" e o maior foi, e é Jesus, pois se fez como o menor de todos.
Esta na hora de cada crente, pastor ou membro cingir os seus longos com uma toalha e começar a lavar os pés dos irmãos, crentes ou pastores fomos chamados para servir. Respeito a autoridade, mas ainda acredito que possamos fazer uma escolha sob a direção do Espírito Santo, isto é claro se orarmos, pois creio no chamado de Deus.
Se Deus te chamou para ser Pastor Presidente, não será necessário você ficar andando por aí com um banner bem grande, o Senhor vai achá-lo ainda que esteja por detrás das ovelhas malhadas, assim como fez por Davi, eu sou crente e creio assim, glória a Deus.
Vou ficando por aqui clamando "MARANATA", pois para o céu nós já fomos eleitos, se eles lembrássem um pouco mais que são a Geração Eleita pela Graça de Deus, não perderiam tanto tempo se engalfiando.
Vamos buscar as almas perdidas!
Jesus Cristo é a verdade absoluta!
A paz do Senhor.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Ontem presenciei algo desse naipe irmão Gutierres, só que com as letras que representam os candidatos em sua postagem invertidas.

Sua postagem foi por demais importante.

Um forte abraço e Paz do Senhor!

Gutierres Siqueira disse...

Agradeço pelas participações dos irmãos Carlos Roberto, Marcos Serafim, Sandre, Daladier Lima, Ranieri, Antonio Tadeu Ayres, Sidney e Victor Leonardo Barbosa.

Sílvio Santo da Costa disse...

Olá Gutierrez a Paz do Senhor!

Parece que a nova geração assembleiana aspira por mudanças de comportamento em relação aos nossos representantes eclesiásticos ligados ao nosso maior órgão institucional da denominação.

De fato é digno de lamento os absurdos que envolvem os candidatos desta campanha rumo à presidência da CGADB.

Tenho conversado com pastores e percebí que a melhor ação no momento é orar a respeito desta eleição que tem ingredientes para entrar para a história de nossa denominação com o maior quórum de inscrições e votação eletrônica fiscalizada.

Louvo a Deus, pois também além de orarmos, temos podido manifestar nossa opinião leiga (já que não ministro do evangelho) sobre o comportamento e os desdobramentos desta acirrada disputa eleitoral.

Escrevi também sobre o assunto em meu blog e gostaria muito de sua apreciação.
http://cristaocapixaba.blogspot.com

No amor de Cristo,

Sílvio Costa
Assembléia de Deus - Guarapari-ES

Sapão - André Luís Oliveira disse...

Gutierres

postei algo referente a isso no meu blog: www.blog-do-sapao.blogspot.com

Parabéns por sua coragem!