terça-feira, 31 de março de 2009

Blog Teologia Pentecostal recomenda: Comentário Bíblico

Recomendo o livro Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento (CPAD). Uma obra erudita, bem trabalhada e comentada pelos maiores teólogos pentecostais vivos, como French,  L. Arrington e Roger Strostad, além da rica participação do pastor Anthony D. Palma.

Apesar de ser considerada uma complementação da Bíblia de Estudo Pentecostal, escrita por Donald Stamps, essa obra é bem melhor e com uma profundidade muito superior. Veja a descrição da editora:

Este livro foi planejado para complementar a Bíblia de Estudo Pentecostal (BEP), pois foi escrito pelos mesmos comentaristas (editores), porém com mais profundidade e riqueza de detalhes da cultura, situação sócio-econômica e informações complementares da época para ampliar seus conhecimentos do Novo Testamento.
Os comentários deste volume focalizam o Novo Testamento. Seus escritores, profundos conhecedores da Palavra de Deus, oferecem uma introdução de cada livro, um esboço, uma interpretação seção por seção e uma breve bibliografia. O livro vem ainda com fotos, mapas, quadros e diagramas.

4 comentários:

Leonardo disse...

Legal essa Recomendação!

Anônimo disse...

Não conheço a obra. Você acha que "compete" com obras desta natureza do meio reformado?
A Biblia de Estudo Pentecostal contém ótimos e edificantes comentários e é menos técnica do que a Genebra ou Estudo NVI, porém lamento, que o texto bíblico usado seja "RC" (Revista e corrigida". Este portugues arcaico dificulta muito a leitura e não ajuda muito para o pessoal ter prazer maior para ler a Bíblia!
O texto bíblico português que serve de base para comentário citado é RC?
Abraços,
Matias

Gutierres Siqueira disse...

Matias, a paz!

Como toda obra da CPAD, o livro usa a RC. Isso é fruto de uma determinação antiga da CGADB. Eu particularmente prefiro a RA, mas você sabe como é o bendito sistema...
Esse comentário está a altura de outras obras dos reformados ou batistas. Recomendo...

cincosolas disse...

Matias e Gutierres,

Não conheço esse comentário, mas sei que no meio pentecostal, de onde sou, estou e permaneço, tem poucas obras de referência de boa qualidade. Não que nos falte eruditos pentecostais, falta público, e queiram ou não as editoras se vêem forçadas a publicar o que mais vende. E o que vende é guerra espiritual, auto-ajuda e assemelhados.

Acho sua recomendação bastante válida. No Cinco Solas tenho recomendado bons livros, alguns pentecostais.

Sobre a RC, apesar da linguagem mais pesada, em se tratando de estudos bíblicos é melhor que a RA, pelo literalismo. E a Bíblia de Estudo Pentecostal eu considero menos recomendável que a Plenitude, embora este seja mais neopenteca. Mas de maneira geral, não recomendo Bíblias de estudo, conforme pode ser lido em Dicas para escolher uma Bíblia de estudo pessoal.

Em Cristo,

Clóvis