sexta-feira, 8 de maio de 2009

Demandas Judiciais entre os irmãos

Subsídios extras para a lição I Coríntios - Os problemas da Igreja e suas soluções – 2° trimestre/2009

Caro professor de Escola Bíblica Dominical, reflita com seus alunos algumas questões importantíssimas para a lição de domingo.

Pode o cristão usar recorrer à justiça quando se sentir prejudicado me questões triviais?

Dentro de uma comunidade cristã, todas as pendências por causa de brigas e desavenças deveriam ser resolvidas entre os próprios irmãos.  O mesmo Deus que quer julgar anjos e homens por meio da Igreja no fim dos tempos espera que essa mesma igreja julgue suas questões aqui na terra, cultivando o amor e renúncia.

Nem sempre devemos recorrer aos nossos direitos. Muitas vezes é melhor a renúncia do que a perda da comunhão entre irmãos. Cultivando o amor e a compaixão de os irmãos, evitando toda sorte de litígio. Muitas vezes é melhor ficar no prejuízo do que desmoralizar uma comunidade por completo por causa da atitude equivocada de um dos seus membros.

Isso quer dizer que um injustiçado nunca recorrerá à justiça?

Não. Uma mulher cristã que apanha do esposo, deve denunciá-lo imediatamente para a polícia e outras autoridades competentes. Um cristão roubando por um pseudocristão deve imediatamente recorrer à justiça, pois não está lidando com um irmão e sim com um ímpio. Um cristão deve buscar a justiça em questões graves. Paulo ao trata com os coríntios fala de pequenas brigas, que eram levadas tão a sério, que acabavam em tribunais seculares quando podiam ser resolvidos na igreja. Portanto, não há nenhuma proibição bíblica em recorrer à justiça em questões sérias.

O versículo dois do capítulo seis de primeira coríntios deixa bem claro que Paulo trata do julgamento na igreja em pequenas coisas, especialmente brigas por questões que envolvem dinheiro. Quando necessário, o cristão deve recorrer à justiça, para reparo dos danos causados a família e ao próprio indivíduo. A igreja também não pode tolerar os injustos, que devem ser disciplinados caso façam parte da comunidade.

Ouça o podcast nesse sábado sobre as Lições Bíblicas.

Nenhum comentário: