quarta-feira, 8 de julho de 2009

O que é ser cheio do Espírito Santo?

- Ser cheio do Espírito Santo não é adotar “usos e costumes” de uma denominação legalista.

- Ser cheio do Espírito Santo não é manifestar dons carismáticos no culto, tais como profecias, curas, revelações, milagres e línguas. A igreja de Corinto manifestava os dons e ao mesmo tempo a carnalidade.

- Ser cheio do Espírito Santo não é participar de liturgias estranhas e bizarras, tais como “unção do leão, da lagartixa, da gargalhada” etc.

- Ser cheio do Espírito Santo não é adotar o evangeliquês (idioma dos evangélicos), usando expressões como “varão”, “fogo”, “vaso”, “mistério”, “êita glória” etc.

- Ser cheio do Espírito Santo não é histeria e nem gritaria. Para mostrar a espiritualidade não é necessário partir para shows pessoais.

- Ser cheio do Espírito Santo não é nostalgia, ou seja, aqueles que só gostam de coisas do passado.

- Ser cheio do Espírito Santo não é o mesmo que ser pentecostal.

- Ser cheio do Espírito Santo não é adotar um eterno estado de tristeza e desprezo pela alegria.

- Ser cheio do Espírito Santo não é passar muito tempo como membro de uma igreja evangélica.

...

Então, o que é ser cheio do Espírito Santo?

É o manifestar do caráter de Jesus Cristo em nosso viver diário. Deixar o controle do Espírito Santo em nossas vidas. Manifestar o fruto do Espírito. Simples assim!

29 comentários:

L. H. Dessart disse...

Tem tanta gente que ainda não entendeu isso....

Ótimo post!

Anônimo disse...

18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
21 ¶ Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Pra quem é sábio tá ai o que é ser cheio do ESPIRITO SANTO,é só ler a Bíblia irmão.


MARIO.

Almeida disse...

Olá, a paz do Senhor.
Parabéns por suas postagens, que Deus possa lhe abençoar mais e mais e que você possa ser mais ainda cheio do Espirito Santo. E com sua simples maneira de elaborar os seu textos concernentes às escrituras venha trazer zelo(pelas as coisas de Deus)às pessoas que visitam o seu blog. Parabéns. Tenho aprendido muito atravez de seus textos. Continue...
Em Cristo, Cleiton.

Sos Gospel disse...

Gostei muito desse! Muitas e muitas pessoas ainda acham que ser cheio do pírito Sando é algo que se nota somente exteriormente. Abraços!

Paulo Machado disse...

Recentemente fui agraciado com três selos por outro blog, mesmo não concordando com as regras dessas “homenagens” não posso dizer que não me sinto feliz por tê-los recebido.

Apenas concordo com duas regras: homenagear e linkar os homenageados.

Você é um dos meus homenageados, se quiser ver , está em meu blog
http://aboamiliciadafe.blogspot.com/

cleber.cabral disse...

Gutierres,
gostaria muito que vc mostrasse a base bíblica pra essa sua tese, haja visto que ela vai contra a teologia pentecostal clássica (e e a Bíblia diga-se de passagem).

Na Bíblia vemos que o batismo no Espírito é sempre acompanhado de algo sobrenatural. Não encontro um só relato de alguém que fosse cheio do Espírito sem que houvesse demonstrações de poder.

Dizer que o enchimento do ES é o mesmo que ter o fruto do ES não encontra respaldo bíblico.

Gutierres Siqueira disse...

Caro Cleber, a paz

Precisamos entender a diferença entre ser “cheio do Espírito Santo” e “batizado no Espírito Santo”. Estabelecer essa diferença sempre foi comum aos teólogos pentecostais clássicos, incluindo aí pessoas como Donald Gee e o brasileiro Antonio Gilberto. Portanto, o que afirmei não foi uma confrontação ao pentecostalismo clássico e muito menos da Bíblia (que está acima do pentecostalismo).

Sim, é possível alguém “batizado no Espírito Santo”, revestido do poder de Deus, falando em línguas e profetizando, mas ainda assim agir como um carnal. Paulo disse aos coríntios que nenhum dom faltava àquela comunidade (I Co 1.7), mas na mesma carta Paulo chama esses coríntios de carnais (I Co 3. 1-3). Sim, os coríntios falavam em línguas, mas não eram “cheios do Espírito Santo”, pois quem é cheio do Espírito não age em contenda (Ef 5.18).
Portanto, é necessário ao crente buscar com afinco o revestimento de poder para testemunho do Evangelho. Mas ser “Batizado no Espírito” não é garantia de caráter santo. Além de “batizados no Espírito Santo” e falando em línguas precisamos buscar uma vida cheia do Espírito Santo.

Portanto, não entendo o que você viu no meu texto como uma contradição contra o pentecostalismo clássico. O teólogo pentecostal Antonio Gilberto escrevendo sobre o assunto, disse:

“O homem espiritual é o crente cheio do Espírito Santo, isto é, aquele cuja vida o Fruto do Espírito tem amadurecido (Gl 5. 22,23; Ef 5.9; Jo 15 1-8,16). A evidência de que alguém continua cheio do Espírito é a manifestação do fruto do Espírito de Deus em sua vida (Mt 3.8; 7.20)” [GILBERTO, Antonio (ed.)Teologia Sistemática Pentecostal. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. p 208.]

Portanto, sejamos cheios do Espírito Santo!

Cleber disse...

Gutierres,
meu mano, vamos à Bíblia:

At:1:5: Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
At:2:4: E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Na Bíblia não existe diferença entre ser batizado pelo ES ou ser enchido pelo ES ou ainda ser revestido do poder do ES. São sinônimos.

É evidente que entendo que uma pessoa pode ter sido enchida/batizada no passado e estar precisando de um novo enchimento. Por isso a Bíblia diz: Ef:5:18: enchei-vos do Espírito;

Isso que expus acima é doutrina pentecostal clássica, conforme se pode ver na Bíblia de Estudo Pentecostal (pági 1628) no estudo sobre “O Batismo no Espírito Santo”.

A distinção que normalmente teólogos pentecostais fazem é que é possível alguém ter sido batizado (no passado) e por falta de consagração não estar mais cheio do Espírito Santo, precisando ser enchido novamente.

Contudo só é considerado cheio do Espírito aquele que já passou por uma experiência sobrenatural com Deus (no caso assembleiano o único sinal aceito é o dom de línguas).

Por mais fruto do ES que uma pessoa tenha, se ela não teve a experiência sobrenatural não foi batizada no ES e logicamente não está cheia do ES.

Sei que há cristãos não-batizados no ES mais consagrados e maduros que muitos cristãos que já experimentaram o batismo no ES. Mas isso não anula a verdade bíblica de que o batismo no ES é sempre acompanhado de algo sobrenatural. Esse é o padrão bíblico.

Existem crentes maduros espiritualmente que ainda não foram batizados no ES.
E existem crentes carnais que no passado haviam sido batizados no ES.

Por isso a evidência do batismo no ES não é o fruto e sim o poder na vida da pessoa.
O fruto mostra a maturidade espiritual, mas não se a pessoa está cheia de poder.
No máximo o fruto ajuda a ver se a pessoa que foi cheia do ES está guardando a unção que recebeu.

Veja o caso do novo convertido: alguns são batizados no ES assim que se convertem. Mas ainda não possuem o fruto do ES desenvolvido. Estão cheios do ES, mas ainda não tem maturidade espiritual.

Por outro lado entendo que uma pessoa que não vive em santidade vai perder o poder. E creio que busca de santidade é requisito para alguém ser batizado no ES.
Eu até que gostaria de distinguir “revestimento de poder” e “ser cheio do ES”, mas não é o que a Bíblia diz.

Cleber.
http://confraria-pentecostal.blogspot.com/

Nicolas disse...

a paz do Senhor irmãos.o que eu aprendi é que quando feita a aliança com Jesus e andando nos caminhos dele,entao temos o Espirito Santo de Deus em nossas vidas,vemos o agir dele em nossas vidas quando somos transformados por ele.morrer pro mundo e nascer pra Deus.ser batizado pelo Es...é outra coisa,ai sim ele manifesta os dons em nossas vidas,como falar em linguas e etc.ainda nao sou batizado no ES...mas creio que ele se faz presente em minha vida.

Anônimo disse...

que isso?querido sua não é contra a carne e sangue.e sim contra principados potestades se é que sabe que estou falanndo.vc pendeu a oportunidade de pregar a unidade da igreja não a divisão. se sua teologia entre em choque com a minha isso não significa que tenho que sair ofendendo sua igreja.sabe o unica religião dividida é os evangélicos onde a pessoas que como o sr:que esquece que somos partes do corpo de cristo,são membros diferentes uns do outro porém trabalhando em conjunto.em prol do reino de DEUS.o sr:não verá um católico atacar outro,um espirita,budista,etc:o sr:perdeu a oportunidade de fazer do seu blg.um encontro de união não participar de divizões no corpo de cristo.tem pontos teologicos que não concordo,porém jamais sairei na net ou lugar qualquer me aliando com o inimigo para atacar algo só porque minha mente não aceita.se o irmão não come legumes não critique quem come coma outra coisa.porém sempre verei outra igreja como minha irmã.mesmo não concondando.quando na rua azuza os pentecostais receberam esse nome foi para prenecher a laguna dos religiosos frios.hoje tem ministérios pentecostais com 16 milhões de membro.já que vcs não são legalista.porque não expande?mostre a diferença.ganhando almas.não divindo o reino semeando discordia.

LAERTE PINTO DE BRITO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MARIA TERESA disse...

gostei da postagem parabens
ser cheio do Espirito de Deus na minha opinião não é fazer barulho é sim andar como Cristo andou
ser cheio do Espirito Santo é saber reagir as afrontas como um cristão e não só pensar no meu direito se alguem pisa no meu pé tenho que reagir como Cristo reagiria. É DIFICIL? CLARO QUE É
QUEM DISSE QUE SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO É FACIL.
É DIFICIL MAS NÃO IMPOSSIVEL

TEMOS COMO REFERENCIAL A ESTATURA DE CRISTO.
É SÓ OLHAR A PALAVRA DE DEUS.

Anônimo disse...

Ser cheio do ESPIRITO SANTO e se submeter e respeitar ao que diz a palavra de Deus.
É ser obediente em tudo, dando sempre bons exemplos e testemunhos.

Otima postagem!!!

JFPIROSS disse...

ANALISANDO OUTROS TEXTOS SEUS, PERCEBI QUE VC, APESAR DE PERTENCER A ASSEMBLÉIA, É UM CRISTÃO DE PENSAMENTOS (E ESTUDOS) POLÊMICOS.
GOSTEI MUITO DESSE CONTEÚDO. TEM TUDO A VER COM QUE APRENDO NA IGREJA ONDE FREQUENTO.
OBRIGADA!!!!

TERESA disse...

atos 4-31 e 32 entendo que ser cheio do Espirito Santo 1º é preciso viver em muita oração exemplo os discipulos, 2º é ter ousadia para falar de Jesus e ver resultado.3º saber usar o nome de Jesus para curar enfermos libertar almas que para a sociedade ja não tem mais jeitos ter ousadia para tirar das mãos do diabo pessoas que para ele ja são dele e mostrar que servimos a um Jesus que nos da autoridade para usar o seu nome e levantar pessoas das calçadas e fazer deles homens honrados e ate pregadores do evangelho isso para mim sim é ser cheio do Esprito Santo. Para nos cristão ter os frutos do Espirito não deve ser gloria e sim obrigação.Batismo com o Espirito Santo falar linguas e ter dons precisamos buscar sim para nossa edificação e edificação da igreja mas isso não garante a nossa salvação e nem diz que temos santidade os frutos do Espirito serão manifesto em minha vida se eu realmente tentar andar como Cristo andou ai sim eu posso dizer que tenho o Espirito Santo na minha vida se tenho ousadia posso dizer sou cheia do Espirito se falo linguas estranhas e em proficias ou uso outros dons sou sim batizada com o Espirito Santo enfim uma igreja cheia do ESPIRITO SANTO VIVE EM VERDADEIRA UNIDADE E É CHEIA DA GRAÇA.
ATOS 4- 31 E 32

Rosemeire disse...

1 coríntios 13
"AINDA QUE EU FALASSE AS LÍNGUAS DOS HOMENS E DOS ANJOS E NÃO TIVESSE CARIDADE, SERIA COMO O METAL QUE SOA OU COMO O SINO QUE TINE...
...
AINDA QUE DISTRIBUÍSSE TODA A MINHA FORTUNA PARA SUSTENTO DOS POBRES...NADA DISSO ME APROVEITARIA...
A CARIDADE NUNCA FALHA; MAS HAVENDO PROFECIAS SERÃO ANIQUILADAS; HAVENDO LÍNGUAS CESSARÃO; HAVENDO CIÊNCIA DESAPARECERÁ;...
1 CORÍNTIOS 14
SEGUI A CARIDADE E PROCURAI COM ZELO OS DONS ESPIRITUAIS, MAS PRINCIPALMENTE O DE PROFETIZAR...
O QUE FALA EM LÍNGUA ESTRANHA EDIFICA-SE A SI MESMO...
E EU QUERO QUE TODOS VÓS FALEIS LÍNGUAS ESTRANHAS..."

edsonkozak disse...

eiEu Concordo com o Cleber.Cabral
E gostaria de dizer mais, vamos ser bons interpretes e importante, vamos ser críticos interpretes pois não se trata de divisão ou contenda e sim esclarecimento do verdadeiro contexto bíblico sendo exposto.
Queridos, precisamos entender o que está escrito e não simplesmente usar contextos como pretextos.
Pensem nisso.
Fiquem com Deus

Anônimo disse...

Muito boa a exposicao clara do que NÃO È a cheiura do ESp. Santo.
So gostaria, com tudo respeito, de colocar duas coisas:

Ser cheio do Espírito Santo é ser cheio de Cristo e permanecer nele (Jo 15:1-18). Ser cheio do Espírito tem uma dupla significação.

1. Ter o fruto espiritual. Cristo que "veio salvar o perdido", pelo poder do Espírito Santo, produzirá através de nós o resultado de almas ganhas para o Senhor (Jo 15:16; Mt 4:19). À medida que o Espírito nos controla, amadurecemos em Cristo e o fruto do Espírito se tornará cada vez mais evidente em nossa vida (Gl 5:22,23).

2. A menssagem da Biblia, Palavra de Deus se tornará mais significativa para nós. Ela é a base do nosso crescimento espiritual (Cl 3:16).O Espírito Santo, no entanto, é quem ilumina e aplica a Palavra em nossas vidas.

Queila Freitas disse...

Olá Gutierres! A Paz do Senhor Jesus!
Eu sou administradora de um grupo no facebook, chamado: "Jovens Cheios do Espírito Santo". Um dos membros criou um tópico e começou um debate sobre o que é ser cheio do Espírito Santo, então eu me lembrei que a algum tempo atrás eu tinha lido esse seu post, então procurei.

Eu coloquei uma parte do seu texto lá no tópico porque achei perfeitas essas palavras: "Então, o que é ser cheio do Espírito Santo?

É o manifestar do caráter de Jesus Cristo em nosso viver diário. Deixar o controle do Espírito Santo em nossas vidas. Manifestar o fruto do Espírito. Simples assim!"

Coloquei os devidos créditos. Caso você não goste de minha atitude é só entrar em contato que eu retiro. Minha obrigação era avisar você. Obrigada, Deus continue abençoando você.

Gutierres Siqueira disse...

Queila, a paz!

Fique a vontade para reproduzir o texto.

Anônimo disse...

concordo plenamente com ambos os lados, apenas acrescento algo, que porventura o amado ao postar sua replica em relação ao exposto, não foi compreendido, ora a bem da verdade sabemos que ser cheio do ES é algo que pode ser contínuo, porem o batimo com ES acontece apenas uma vez, enchimento varias vezes, tendo como evidencia inicial o falar em outras linguas- glossolália, sinal este restrito a nova dispensação-graça. dado que no AT haviam homens cheio do ES porem não falavam em outras linguas, o leitor que replica o texto ora referido está confundindo o texto em apreço, que apenas menciona aspectos do viver de alguem que é cheio do ES,que é diferente de ser batizado com ES , em nenhum momento o autor do texto referido está desqualificando a experiencia, mas apenas mostrando o outro lado, mais prático da vivencia cristã, sou pentecostal, assembleiano, e compreendo que são etapas distinta na minha caminha cristã. sem que haja contradição nenhuma acerca do que foi postado, sendo perfeitamente compreensivel o sentido da explicação que o autor procurou compartilhar com este espaço,pentecostal extremista, nunca, cristão cheio do Espirito Santo, sempre abraços

geziel benjamim disse...

olha , a questão ser cheio do espirito santo não e difícel , tendo em vista que em joel 2 a palvra de Deus diz que o espirito santo seria derramado sobre toda carne , mas as pessoas confundem , em , pensar que isto e requisito de Deus para curar , batizar , liberta etc
Deus nao precisa de nada disso , porque Ele e Deus acima de tudo e todos .
agora se nos enchermos do espirito seremos mais fortes para suporta as lutas da vida , tendo em vista que Ele e o consolador de nossas almas.
se nos buscarmos a face do senhor , Ele com certeza nos ouvira , como disse apostolo paulo quando penso que estou fraco ai estou forte , porque ser cheio do espirito santo e reconhecermos a nossa total dependencia de Deus.
E deicharmos que seu espirito governe nossa vida.

Marquinhos Santos disse...

A Paz!
É realmente um assunto que nos tem feito pensar bastante. Em João20 - 21 e 22 está escrito: "Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo". Mas a minha pergunta é essa: Não me lembro de nenhum texto bíblico em que Jesus falou em línguas. Quer dizer que Ele não era batizado com Espirito Santo? Porque pela afirmação do nosso irmão Cleber Cabral só é batizado quem fala em lingas. No texto de João 20-21,22 a experiência sobrenatural seria a aparição de Jesus ressurreto? Os discípulos não ficaram muito emocionados logo depois de receberem o Espirito Santo.

Lallucha Rodrigues disse...

Simplesmente concordo com sua publicação... alguns ouvem e nao compreendem...

Mary disse...

Eu gostei do comentário do irmão Guitierres Siqueira. Eu creio que para sermos cheios do Espírito Santo precisamos orar muito no Espírito Santo. O Apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 14-2. Uma coisa é receber o Batismo do Espírito Santo, outra é orar deligentemente em línguas. É claro que também devemos ler a Bíblia diariamente. Deus abençõe a todos!

Anônimo disse...

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,”o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”poder para testemunhar,
testemunhar e falar de algo que voce viu ou ouviu... temos sido testemunha de jesus,ou temos usado o Espirito para uma vaidade pessoal a eu falo em linguas eu profetizo nos enchemos do Espirito SAnto MAS NÃO TESTEMUNHAMOS..O PODER É PARA TESTEMUNHA QUERIDO A PRIMEIRA COISA QUE PEDRO FAZ EM PENTECONTES E LEVANTA AVOZ E FALAR DE JESUS E AS VIDAS SE CONVERTERAM AO SENHOR ISTO E EVANGELHO ISTO É PODER DE DEUS.. DEUS ABENÇOE ..PR EDMAR

Anônimo disse...

ser cheio È ser testemunha de JESUS
RECEBEREIS PODER, PARA TESTEMUNHAR

FOI O QUE FEZ OS DISCÍPULOS, PEDRO NO DIA DE PENTECOSTES SE LEVANTA PARA TESTEMUNHAR DE JESUS E AS VIDAS SE CONVERTERAM AO SENHOR.. É SIMPLES NAO SER CHEIO PARA UMA VAIDADE PESSOAL O CARA É VASO PORQUE PROFETIZA OU FALA EM LINGUAS... QUERIDOS IRMÃOS SOMOS ESPIRUTUAIS PORQUE O ESPIRITO SANTO REFLETE EM NOS O CARACTER DE CRISTO..E ISSO É QUE FAZ A DIFERENÇA.. EDMAR DOS SANTOS

paulo rosa disse...

Onde na bíblia encontramos que ela fala de dois batismos? Um com o espirito e outro do espirito ?Esta doutrina do segundo batismo que é salientado com o falar de línguas dos anjos é heresia
3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;
6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós..

pr paulo disse...

Onde na bíblia encontramos que ela fala de dois batismos? Um com o espirito e outro do espirito ?Esta doutrina do segundo batismo que é salientado com o falar de línguas dos anjos é heresia
3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;
6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós..