domingo, 16 de agosto de 2009

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma verdadeira vergonha para o mundo evangélico


No trabalho, na faculdade, na família e em todo lugar, sempre que falo da minha fé evangélica, eu preciso explicar que não pertenço e nem aceito as ideias e práticas do senhor Edir Macedo. Cansei de tudo isso. REPETIDO EM ALTO E BOM SOM: A Igreja Universal do Reino de Deus não é igreja, mas sim uma empresa; não é universal, mas sim uma oligarquia do Macedo; não é do Reino de Deus, mas pertence sim ao "espírito do anticristo".

Conheço pessoas sinceras, que buscam a Deus na IURD. Agora, a sinceridade não nos exime do engano. Eu posso sinceramente acreditar que dois mais dois são cinco, estando matematicamente errado. Respeito tais pessoas, pois algumas são amigos de longa data, mas infelizmente isso não impede de dizer que eles estão sendo ludibriados por uma teologia distorcida, por uma liderança ambiciosa e por um sistema corrompido.


Quando eu li a biografia do bispo Macedo, muito me chamou a atenção o fato da Rede Record pertencer a ele, e não a denominação. Ora, indaguei durante a leitura: “Com que dinheiro o Macedo comprou a Record senão com os dízimos dos membros da IURD?”. Pois é, teoricamente a IURD deveria ser dona da Record, e não o Macedo. Então, isso já mostra que papa midiático tomou de conta daquilo que não lhe pertence.


IURD evangélica?


Certamente Martinho Lutero e João Calvino estariam na linha de frente contra o senhor Edir Macedo. Tudo aquilo que os reformadores lutaram contra (superstição, misticismo, idolatria, indulgências, autocracia eclesiástica) está sintetizado na denominação iurdiana. Como pode uma “igreja” como a IURD ser identificada como evangélica? A IURD é uma vergonha para o evangelicalismo, pois sabemos que aquilo saiu do nosso meio, mas se descaracterizou o cristianismo de uma forma gritante.


Infelizmente outras igrejas que estão seguindo a cartilha iurdiana deveriam ser “exorcizadas” do nosso meio. É igualmente horrível ver mais uma vez o senhor Morris Cerullo pedido 900 reais em troca de bênção e proteção de anjos. Quem segue a cartilha dos Macedos e Cerullos da vida certamente só não estão alegrando o inferno porque lá não há manifestação de alegria.


IURD e mídia


A Rede Record é a única emissora desse país que fez uma campanha institucional a favor do aborto. Nem a Rede Globo das novelas de Glória Perez, ou a REDETV dos programas de Luciana Gimenez chegaram nesse ponto. Nem mesmo a libertina MTV já promoveu tamanho absurdo. Um amigo meu, que conhece por vivência as emissoras europeias e norte-americanas já disse que nunca viu uma campanha desse porte naquelas nações do norte. Como pode um bispo dito cristão se a favor do aborto? Merece crédito alguém que ensina seus pastores a arrecadar dinheiro dos fiéis da base do “dá ou desce”?


Nesse final de semana, leio nas duas revistas mais importantes do país reportagens sobre os escândalos da IURD. Morro de vergonha com isso, pois sei que muitos leitores desses periódicos vão achar que todos os evangélicos são com a IURD.


A IURD não é evangélica (protestante) e nem pentecostal


Como bem lembrou o bispo anglicano Robinson Cavalcanti, na Revista Ultimato, a IURD não pode ser confundida com pentecostalismo:


Um grande equívoco cometido pelos sociólogos da religião é o de por sob a mesma rubrica de “pentecostalismo” dois fenômenos distintos. De um lado, o pentecostalismo propriamente dito, tipificado, no Brasil, pelas Assembleias de Deus; e do outro, o impropriamente denominado “neopentecostalismo”, melhor tipificado pela Igreja Universal do Reino de Deus. Um estudioso propôs denominar essas últimas de pós-pentecostais: um fenômeno que se seguiu a outro, mas que com ele não se conecta, pois “neo” se refere a uma manifestação nova de algo já existente. Correntes de sociologia argentina já os denominaram de “iso-pentecostalismo”: algo que parece, mas não é. Lucidez e coragem teve Washington Franco, em sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Alagoas, quando classificou o fenômeno representando pela IURD de “pseudo-pentecostalismo”: algo que não é. Um estudo acurado dos tipos ideais, Assembleia de Deus e Igreja Universal do Reino de Deus, sob uma ótica sociológica, ou uma ótica teológica, nos levará à conclusão que se trata de duas manifestações religiosas diversas, que não podem -- nem devem -- ser colocadas sob uma mesma classificação. Ao se somar, a partir do Censo Religioso, esses dois agrupamentos, tem-se um alto índice de “pentecostais”, constituídos, contudo, pelos que o são e pelos que não o são. Equiparar ambos os fenômenos não faz justiça à Igreja Universal e ofende a Assembleia de Deus.


Portanto, como seria bom que todos tivessem essa compreensão, a começar dos próprios evangélicos. Não devemos defender algo indefensável. Se você financia a IURD, está ao mesmo tempo financiado um programa de baixo pudor chamada A Fazenda. Quem financia esses bispos está ao mesmo tempo patrocinando campanha pró-aborto. Ora, como ainda chamar Macedo de irmão.


Vamos acordar meu povo. Não é mais admissível que o nome evangélico esteja associado a homens como Edir Macedo e sua organização. A Rede Record é uma vergonha de imoralidade, a IURD é um sincretismo que venda indulgências, e está bem longe de parecer uma igreja protestante. A todos, cabe esse conselho: “Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras em suas pragas” (Ap 18.04)

36 comentários:

zwinglio rodrigues disse...

Gutierres, paz!

"Macedos, Cerullos" ... e?

Faltou o nome dos "Malafaias"...

Há uma conveniência denominacional por detrás dessa omissão?

Menino, menino...

Mas, para não dizer que sou sempre do contra... concordo em muito contigo...

Abraços!!

www.blogdokimos.com

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Gutierrez!
Graça e Paz!

Seu texto é forte e incisivo, falando exatamente a verdade.

Quanto a fala do Zwinglio Rodrigues:

"Faltou o nome dos "Malafaias""

Entendi sua posição, não mencionou, porque realmente ele não tinha essa linha, mas somente agora está aderidno e dando cobertura, o que é lamentável e não deixa de ser uma decepção.

Concordo integralmente com o texto!

Clamando pela volta de Jesus,

Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

http://evangelhotransparente.blogspot.com/ disse...

Shalom...

Amado irmão Gutierres.

Em 1997 acreditei que Jesus salva, perdoa e é poderoso na IURD, porém devido a falta da alimento espiritual e aos constantes e insistentes sermões que sempre culminavam em pedir dinheiro, abandonei-a, mas nunca esqueci que nos primeiros dias de culto que frequentei o pr. dizia:
Vocês sabem porque está escrito na placa de nossos templos Jesus Cristo é o Senhor em letras grandes e igreja universal... em letras pequenas?
Porquê para nós a igreja, os homens, o ministério é tudo secundário! Jesus Cristo aqui tem primazia!
Em seis meses eu percebi a hipocrisia desse pastor, e lamento que milhares não percebam algo tão evidente, e que fique claro que não troco de ministério ao primeiro descontentamento, estive na Iurd esses seis meses, depois fui para a Assembleia e aqui estou até hoje.
Meses atrás ao estar de férias e acostumado com o horário de trabalho não conseguia dormir cedo, e durante três dias corajosamente assisti aos programas de madrugada, e as várias pessoas que por lá tristemunharam, nenhuma sem exageros; nenhuma falou em Jesus! Eu consegui a vitória, fiz um voto, fiz um sacrifício, depois que comecei a frequentar a IURD, nehuma vez irmão se falou em Jesus! Lá certamente Ele não "aparece".
Lamentável que a Igreja Pentecostal no passado pelo seu excesso de zelo com a mídia tenha deixado que os neos e pseudo-pentecostais dominassem a mídia, agora quando esses picaretas do evangelho escandalizam as pessoas generalizam e o Evangelho de Jesus Cristo sofre prejuízos...

claudio pimenta disse...

Concordo que a empresa universal é uma vergonha sem duvida mas alguns pentecostais como um ex-bigodudo nao esta atras nas heresias


http://www.youtube.com/watch?v=J34BKJet43Q&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Evemvertvblog%2Ecom%2F&feature=player_embedded

Eliseu Antonio Gomes disse...

Tenho vergonha de dizer que sou assembleiano!

Quando será que os blogueiros ligados à Assembleia de Deus, filiadas à Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil irão protestar contra a atitude ímpia do Pr. José Wellington Bezerra da Costa, que passou 176 cheques sem fundos, e teve a ousadia de pregar neste último sábado em Filipenses 3.17, “sejam meus imitadores”.

Cadê os blogueiros de coragem? Cheios de coragem para falar contra a sujeira do neopentecalismo mas não varrem a sujeira pentecostal para fora de sua casa?

Uma das pessoas que receberam estes cheques, assinados por Wellington, é o construtor do pomposo prédio da CGADB. O irmão, empresário faliu e contraiu um AVC por conta de tão grande prejuízo.

O que dizer dessa situação? O Pastor José Wellington Bezerra da Costa não agiu como lobo enganador? O sr. Wellington não agiu com bom caratismo.

Quem passa cheques sem fundo adora ao deus mamom! Não é? Esta é uma falácia da Teologia da Posperidade também! É uma falcatrua comprovada! Falsa prosperidade!

Eu olho em volta nesta blogosfera cristã, cheia de blogueiros prontos para escreverem contra Benny Hinn, Edir Macedo, Morris Cerullo, o gel no cabelo do Marco Feliciano e me pergunto: onde estão os homens de Deus neste momento de Beréia de Abismo da CGADB?

Como será para nós? Nos calamos quanto a isso, fazendo uso de balança enganosa, com dois pesos e duas medidas?

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/

Gutierres Siqueira disse...

Zwinglio e Eliseu Gomes, a paz!

Primeiro, um me acusa de não mencionar o Malafaia. Depois outro me acusa pelo silêncio sobre os cheques do José Wellington. Ora, nem um nem o outro foram poupados em críticas nesses quase três anos de blog. Se vocês realmente leem o meu blog sabem muito bem disso.

Agora, Eliseu, o que esse blog já não serviu foi para a reprodução do "denuncismo" do Samuel Câmara. Ora, ele não era o vice? Será que não sabia de nada (daquilo que ele acusa)?

Antes de uma acusão de parcialidade, por favor, leiam mais os meus textos. Obrigado.

Anônimo disse...

Vcs ja foram nos templos na IURD ?
facam uma visita e observe que tem um monte de homens de ternos pretos,aqueles são policias armados ate os dentes
Quem ja foi da IURD sabe que estou dizendo !!
Se vc for na igreja na epoca de fogueira santa, vai ter mais segurança na igreja do que no planalto, e quando vc e pego roubando dentro da igreja vc acaba apanhando e tem caso que ja houve ate trocas de tiros dentro da igreja.....
Se vc acha que e mentira procura uma reportagem de sao jose dos campos sp sobre a morte de uma segurança dentro da IURD

wáldisonlima disse...

Amado irmão,
Graça e paz.
Como vai?
Infelizmente fico aborrecido em ter que aceitar essa situação:A IURD se fazendo passar por igreja evangelica,e tendo do seu lado outros líderes de igrejas evangelicas de fato.Me pergunto: por que estes outros líderes estão apoiando a IURD?
Lamento que essa vergonha esteja a nos corar,pois o povo do mundo, não aponta a IURD tão somente, mas, fala dos 'crentes' em geral.
Lamentável
Q fazer, além de orar e protestar?

Márcia Gizella disse...

Olá Gutierres!!!!
O Edir Macedo é mais um megalomaníaco travestido de pastor que visa somente seus interesses.
O que mais me aborrece é o evangelho mentiroso que ele prega, ele coloca Deus como um empregado, Jesus como servo pronto a serví-lo.
Fora a arrogância e a ambição dele e de seus seguidores,
Meu Deus, aonde esse homem vai chegar?O que mais vai fazer em nome de Deus?

Seus cultos mais parecem reuniões espíritas, terreiros de candomblé!!!
E o recalque que ele sente em relação a tv globo é mais que notório e ridículo.
Edir teve a oportunidade de ter uma Tv para abençoar as pessoas, como a RBN, sem mistura,
mas sua ganância não permitiu....
Enfim...Esse homem é maligno....
Paz querido!!!!

zwinglio rodrigues disse...

Gutierres,

Já vi [li] você falando contra Malafaia... mas nunca o vi colocando no time de pEDIR MAisCEDO... aí você vem com Cerullo [este alinhado com o sarcástico da IURD] que usou a plataforma de Malafaia... para propor uma oferta de R$ 900,00... se Cerullo é do time de MAi$CEDOo Malafaia tem que ser também por consequência... você sabe disso... mas o poupou nesse momento... isso por conveniência denomincaional?

Lais Mendonça disse...

É Guti, apesar da minah resistência às novas tecnologias, confesso ser um presente ler um texto como o seu em meio a tanta bobagem dita por aí.
A Record é um escudo do Bispo - não que eu acredite na santidade da Rede Globo.

Adorei o texto.

Beijos,

Lais - que acredita em religiosidade sem ter que pagar por isso.

linderval disse...

Gostei de seu texto. Parabéns.
Eis o que eu humildemente penso com base em mais de quarenta anos de convívio direto e conflituoso com esse mundo que se diz cristão.
Quando a IURD começou a crescer eu era ainda pré-adolescente e me virei para um dos meus muitos parentes pastores e disse se eles não iam denunciar aquilo que eu achava uma caso de polícia. Resposta? Quem não é contra nós é por nós. Eles plantam a gente colhe. O problema não é a IURD em si é o meio evangélico que gera bancada evangélica, apóstolo suador que se deixa enxugar com lenços que serão usados por idiotas que são curados pelo suor nojento do sujeito, "bispos" deputados assembleianos, pastoras cantoras ex-moradoras da Baixada Fluminense e agora vizinhas do Romário (antes dele perder a cobertura na Barra) possuidoras de carros comprados com algumas centenas de reais, pastor assembleiano que faz propaganda de uma bíblia que faz o crente crescer financeiramente, etc, etc, etc. O primeiro amor, a palavra de Deus, o amor ao filho dele, a abnegação, o juntar tesouro nos céus, a valorização ao trabalho duro mas honesto foi para que lugar? Nas igrejas não mais está e somente se vê esse desfile de obscenidades travestidas de santidade. Mas o que se poderia se esperar de um meio onde a praticidade é regra? A implosão. Cada vez mais veremos apóstolos carregando dólares em bíblias e sendo presos nos EUA enquanto seus fiéis se sentem corretíssimos em apoiá-los. Quanto ao Macedo? seguirá fazendo vítimas até o fim da vida. Seus seguidores são eternamente enganáveis porque não visam uma vida futura e sim o céu na terra, lugar onde deveríamos ter aflições e não gozos.

Marcelo e Eunice disse...

ótima postagem.. parabéns Deus lhe abençõe

Marcelo eee Eunice

mikka disse...

SE A IURD fosse uma igrejinha pequena ,sem nehuma visibilidade nao icomodaria ninguem.

como cresceu que esta em 172 paises nao presta sera que DEUS SERIA TAO OMISSO QUE A MAO DELE NAO PESA NA IURD.

SERA QUE ESSAS PESSOAS TODA SAO INGANADAS .SERA QUE AS DOAÇAO VAO SEMPRE PARA BOLSO DOS PASTORES AS PESSOAS NAO RECEBE NENHUM BENEFICIO.

SO PENSAR QUE PODERIA DAR OFERTA SEM RECEBER NENHUM BENEFICIO DA PARTE DE DEUS.

Anônimo disse...

Senhor!!!! Como vocês falam mal dos outros heim?! Gostaria de saber se usam toda essa desenvoltura para pregar o Evangelho. Lá na minha Igreja tem um monte de gente assim, que fofoca a semana toda e nem se preocupa em falar de Jesus para quem precisa. Mais lamentável do que o que julgam ser as atitudes do Bispo Edir Macedo é um bando de gente que não faz outra coisa além de julgar os outros. Entrei neste blog por acaso e estou escandalizada. Espero que nenhum não-crente leia essas coisa, pois aí seria verdadeiramente vergonhoso para os evangélicos.

OLHO VIVO disse...

IURD E O BANHO DAS SETE AGUAS
HAJA MOLECAGEM!

Os animadores de auditório da IURD anunciam mais uma novidade para o próximo domingo, 11 de outubro de 2009. É o BANHO DAS SETE AGUAS, mais um produto das EMPREJAS IURD S/A para os seus acionistas. O banho será usado para aumentar o desempenho espiritual daqueles que se submeterem a ritual da águas. JESUS já não resolve mais, e aí é preciso arranjar um paliativo para minimizar o sofrimento e as tristezas do povão que anda desconfiado com o cristianismo Bíblico, ensinado e pregado pelos Apóstolos de Cristo. É o vale tudo para substituir o sacrificio da cruz já que poucos acreditam que ele tem efeito na vida do cidadão e como os picaretas sabem disto não falta criatividade para suprir as carências espirituais do cidadão.

Picaretagem e pilantragem parecem não ter limites para IURD e seus curandeiros, quando se pensa que chegaram ao extremo ele aparecem com as suas novidades diabólicas para dar continuidade no projeto de enganarem e roubarem a fé do povo. Desculpem, mas é muita safadeza dentro de um local que os seus líderes afirmam ser uma igreja evangélica, é muita molecagem afrontando até fé e os princípios cristãos. Lamentavelmente a liberdade religiosa no Brasil permite que este tipo de molecagem religiosa seja praticada sem que seus praticantes sejam incomodados ou questionados nas suas praticas e pretensões.

O Banho das Sete Águas segundo os “PAI DE SANTO” da IURD - Igreja Universal do Reino do Edir Maiscedo - serve como materialização da fé, para a purificação dos pecados do povão. Pai de Santo sim, pois um homem segundo o coração de Deus jamais trapacearia de forma tão escrachada com a fé do povo que muitas vezes, infantilmente, entram nos templos da IURD em busca da verdade. Estes agentes do Diabo estão ludibriando a fé dos menos esclarecidos com uma religiosidade perversa e dependente de atitudes baixas e sem qualquer amparo nas Escrituras, além de ser uma mentira deslavada e criminosa que causa danos irreparáveis ao cristianismo e a alma das pessoas. Alma que aliás, pouco importa para os falsários da IURD, até porque eles estão mesmo é preocupados com o bolso de suas vítimas e não com o coração ou a alma.

É notório a cara de pau dos apresentadores tentando mostrar os ganhos de quem se submeter as baixarias ali instituídas como praticas religiosas, eles não tem e não conhecem o que é pudor, subvertem a ética e a verdade para alcançarem a qualquer custo os seus desejos e a de seus lideres. A imoralidade religiosa é notória, a falta de caráter é outra coisa que fica evidente, no entanto sobram engodo e mentiras naquilo que chamam de cristianismo. É muita BURRICE de uma pessoa acreditar que a formula abaixo pode lhe trazer algum benefício, seja lá em que área for. É a cultura do povo buscando no materialismo religioso formas de facilitar a vida eliminando os sofrimentos e as lutas inerentes de nossa passagem por este mundo. Veja o absurdo e a molecagem:


Continua...

OLHO VIVO disse...

Continaução...


• 1 copo de água do mar;
• 1 copo de água do rio;
• 1 copo de água do lago;
• 1 copo de água da cachoeira;
• 1 copo de água da chuva;
• 1 copo de água da bica;
• 1 copo de água da torneira.

Não foi sem razão que Paulo recomendou aos cristãos cuidados redobrados contra os falsos pregadores, que como no passado, hoje estariam fazendo qualquer coisa para roubar a fé do povo. Ele escreve: “TENDE CUIDADO PARA QUE NINGUÉM VOS FAÇA PRESA SUA, POR MEIO DE FILOSOFIAS ENGANOS E VÃS SUTILEZAS, SEGUNDO A TRADIÇÃO DE HOMENS, SEGUNDO OS RUDIMENTOS DESTE MUNDO, E NÃO SEGUNDO CRISTO” - Colossenses 2:8, o que equivale dizer que qualquer coisa que viola os ensinos Bíblicos é fraude, portando crime contra a fé cristã. É digno de dó ver como pessoas humildes estão sendo surrupiadas nas suas intenções e nas suas necessidades espirituais por pessoas inescrupulosas e sem amor ao próximo, que usam o evangelho como instrumento de levantamento de fundos financeiros para a concepção de seus projetos e de suas maluquices religiosas. Estão passando literalmente por cima da Bíblia, conduzindo o povo a um cristianismo dependente de novidades criadas e estruturadas nas oficinas do inferno, colocadas como aprovadas por Deus para enganar literalmente a mente dos desesperados. O que fica evidente é que por Jesus não estar fazendo efeito na vida destas pessoas que recorrem a estes artifícios eles optam em se banhar no que vier para verem os seus sofrimentos amenizados, com isto o vazio do coração continua crescendo... Enganados e felizes, é este o sentimento das pessoas que freqüentam estes terreiros na busca de alento para as suas doenças da lama e do coração sem perceberem a armadilha em que estão entrando.

Ou nós que defendemos um cristianismo verdadeiro acordamos e lutamos contra estes desmandos ou seremos condenados por omissão, uma vez que sabemos, pelo conhecimento que temos das Escrituras, que tudo isto não passa de trapaça e de engodo religioso.

Carlos Roberto Martins de Souza
crms2casa@hotmail.com

OLHO VIVO disse...

PICARETAGEM À BORDO!

Que eu gosto de piadas, isto ninguém pode negar, mas eu jamais vi humoristas tão profissionais quanto os BISPOS - Leia-se Pai de Santo - da IURD. Tem um tal de "Clô" - Clodomir – que, além de humorista é picareta e dos grandes. A especialidade dele é ludibriar a boa fé do povo com enganações e com MENTIRAS de toda a sorte. Hoje pela manhã, 09/11/09, eu tive que rolar de rir do camarada ou melhor do mágico "Clô" tentando explicar uma situação prá lá de cômica.

Liguei a TV e resolvi exercitar os meus músculos faciais, fui ao canal que mostra as safadezas da IURD. Lá, uma moça, previamente bem instruída pelo Bispão, que estava assessorado pelo Diabo, contou que tinha um problema de "encosto", toda vez que ela cortava os cabelos, ela tinha “dores” de cabeça. Depois que ela teve uma “consulta” - olha a safadeza aí gente!!! - com a “ex-sensitiva” - tome piada!!! - contratada pela IURD, e ouviu dela que era um problema de “espírito maligno”, - e o diabo gosta!!! - e que ela teria que passar por uma “SESSÃO DE DESCARREGO”, hicccc!!!! Para se livrar do seu sofrimento. O pior de tudo, é que a pobre coitada da moça acreditou no “Conto do Vigário”! Perdão, no conto do BISPÃO. Não vamos culpar o pobre Bispo, afinal ele não tem nada com esta sujeira.

O que mais eu preciso para me esbaldar em gargalhadas? É o máximo do humor MUNDIAL! Os humorista da Globo que se cuidem, a concorrência com o Bispado da IURD é desleal, estes são imbatíveis. O repertório deles é criativo ao extremo, e só poderia mesmo ser projetado nos estúdios do inferno, com a CAPETADA toda dando uma mãozinha na montagem do texto. Os sujeitos são “OCONCUR”, do Frances, hors-concours. Fora de competição, que não pode competir, por estar em nível notadamente superior.

Quando leio os textos do Novo Testamento, onde Paulo alerta sobre esta safadeza religiosa, eu me pergunto, até onde vamos chegar, sem que alguém sério tome alguma providência para DESMASCARAR esta hipocrisia religiosa e esta molecagem diabólica. Veja o que diz apenas este: “...Que não vos movais facilmente de vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por PALAVRAS, quer por epistola, como se fosse de nós, como se o dia de Cristo já estivesse perto. Ninguém, DE MANEIRA ALGUMA, vos engane. Porque não será assim sem que antes venha a APOSTASIA, e se manifeste o homem pecador, o filho do DIABO. O qual se opõe, e se levanta contra tudo que se chama de Deus, ou se adora. De sorte que se assentará, como Deus, no TEMPLO de Deus, querendo parecer Deus” – II Tessalonicenses 2: 2 a 4.

Apostasia, o que é? Em grego antigo απόστασις apóstasis, "estar longe de" não se refere a um MERO DESVIO ou um afastamento em relação à sua fé e à prática religiosa. Tem o sentido de um afastamento DEFINITIVO e DELIBERADO de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação. Pode manifestar-se ABERTAMENTE ou de MODO OCULTO.

Eu não preciso dizer mais nada, para quem sabe ler um texto como este diz tudo. A farsa da IURD e de tantas outras “oficinas do diabo” já havia sido prevista pelo Apóstolo Paulo na igreja primitiva. E pensar que esta podridão iria chegar até nós!!! Isto nada mais do que as conseqüências do IMPERIALISMO RELIGIOSO que se instalou no Brasil, é literalmente a mistura do “alho com bugalho”, são as verdadeiras fazendas de “JOIO” se expandindo, sufocando o pouco “TRIGO” que ainda resta. Desculpem-me, mas o nome disto é sem-vergonhice religiosa, e das grandes.

cONTINUA...

OLHO VIVO disse...

Continuação

Eu gostaria muito que alguém me indicasse, pelo menos a versão da BÍBLIA usada pela IURD, assim, quem sabe eu me convenceria de que o que fazem lá é “HONESTO, é VERDADEIRO, é CRISTÃO, é, JUSTO, é PURO, é DE BOA FAMA, é AMÁVEL, é MORAL ou ÉTICO. Quem sabe eu encontre VIRTUDE, ou algo que possa ser de Deus, nos RITUAIS SATÂNICOS” ali praticados” - Filipenses 4:8. São os LOBOS perversos, tomando conta de CABRITOS - ovelhas são espertas e não se deixam enganar - oferecendo capim seco e milho podre para alimentar o rebanho.

Mas, como eu sou mesmo azarado! Ai, eu mudei de canal, e quem estava lá? Quem??? Outro picareta humorista, R.R. SOARES, oferecendo o seu “KIT SOCORRO ESPIRITUAL”, hicccccccc!!!!!! a mala “007” do “JAMES BOND” da fé. Tem de tudo, segundo ele pessoalmente afirma, com ela você resolve qualquer problema, tem até um CD da “Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira”, que segundo o especialista em negócios com a fé, foi projetada para levá-lo a uma nova posição de poder e vitória em todas as áreas da sua vida... Me engana que gosto!!! A coisa ficou tão séria, que eu retirei as pilhas do controle remoto, antes que eu perdesse o controle emocional com tanta porcaria sendo destilada nas telas da TV, pior, sendo mostradas para todo o Brasil. Um “MALA” vendendo outra!

E eu pensei que estava sonhando, mas...

Carlos Roberto Martins de Souza
crms2casa@hotmail.com

Anônimo disse...

VCS Ñ TEM O QUE FAZER Ñ É,POIS É O QUE TODOS VCS MOSTRAM DIANTE DESSE CIRCO RIDICULO,VC QUE JE JULGAM TANTO ALGUMA COISA,OS "CERTINHOS" É O QUE MESNOS AGRADA A DEUS,VIGIEEEEEEEEM!PAGAREI COM O BEM A CADA CRITICA,ISSO SÓ FORTALEÇE A CADA MEMBRO DA IURD,MUITO OBRIGADA POR NOS INSENTIVAR DESSA FORMA,POIS A CADA DIA GANHAMOS+FORÇAS E VC FICAM AÍ,FALANDO E CRITICANDO...ORAREI POR TODOS VCS DEVEM ESTÁ PRECISANDO MUITO!

Anônimo disse...

Não perca seu tempo falando mal dos outros, deixe que Deus é onipresente e vê tudo vc pode está cometendo um grande erro. Aproveite melhor o seu tempo falando do amor de Jesus e ganhando almas para o Senhor;

Fernando Argue disse...

Querido Gutierres, graça e paz!

Sou "membro" da IURD há 10 anos. Exatamente! Há 10 anos e ainda estou por lá, na verdade muito mais por não querer dividir(fisicamente) a minha casa(pois minha esposa e filha de 15 anos são obreiras)do que propriamente por fazer parte da família IURD, muito embora esteja plenamente convícto de que espiritualmente há muito tempo que minha família está dividida. E creiam, irmão, isso causa muitos conflitos na minha casa. Mas minha esposa tem o respaldo da doutrina iurdiana, que diz que Jesus veio para separar o filho do pai, da mãe, do irmão, etc. e etc.
Há muitos anos deixei de crer em sua doutrina "diabólica" que está desencaminhando uma multidão de potenciais cristãos, que infelismente caem em sua rede muito mais pela falta do conhecimento da palavra de Deus do que propriamente por má fé.Uma das coisas que a IURD se orgulha é de não pregar para evangélicos. Como eles costumam dizer por lá, "nós não pescamos em aquário dos outros". De fato, sua pregação não é para o crente devidamente instruído na palavra de Deus, mas sim para os pseudos "crentes" que tem infestado este pais ao longo dos últimos anos, principalmente após o advento da IURD, pobres desavisados, oriundos do catolicismo romano, sem o menor discernimento da palavra e da vontade do Senhor Jesus. O maior erro que a IURD cometeu para comigo foi o de ter me dado(em troca de ofertas, é claro!)uma Bíblia. E olha que lá eles fazem muito disso. Se gabam de serem os maiores compradores de bíblia junto a SBB e os maiores distribuidores de bíblias junto aos seus fiéis. De fato, acredito que seja. Só que o membro da IURD não lê a bíblia. Ele a recebe e, à exemplo dos católicos, coloca na estante, para servir de enfeite. Tanto é que, nos cultos, quando vai fazer alguma citação da palavra de Deus, o pastor pergunta: "Quem tem bíblia aí?" Ora, onde já se viu, numa quarta-feira, no culto de busca do espírito santo, no máximo 1/3 da congregação traz a bíblia consigo! É um absurdo! Na verdade não se ensina a Palavra de Deus na IURD. Eles fazem uso de alguns versículos que corroborem com sua doutrina. Ao longo dos anos fui observando isso. Versiculos massivamente utilizados, com objetivos tão somente de fazer lavagem celebral no fiel, enquanto outros nunca foram citados. O uso excessivo do antigo testamento, com desprezo total pelas pregações do servo Paulo, a não ser em algumas passagens onde o significado era distorcido com o objetivo de legitimar a sua pregação. Mas,como todos sabemos, até o diabo utiliza a palavra de Deus, à sua maneira, é claro. Agora mesmo estão em plena campanha da "fogueira santa", esta abominação criada pelo ante-cristo Edir Macêdo, que nega a cruz de Cristo, diz que você só se justifica diante de Deus e obtem dele algum favor de fizer o sacrifício, a exemplo do que se fazia no passado, só que não nos moldes dos holocautos judaicos, com bois e bezerros, mas em forma de dinheiro. Já ouví a seguinte pregação: "Você pensa que o sacrifício de Jesus foi suficiente?". Edir Macêdo também já pregou isso em seu programa de rádio.Eu quase jogo minha bíblia na cara do pastor. Foquei indignado, revoltado. Senti uma tristeza profunda em pensar em todo o sofrimento, perseguições, padecimento, dores, morte que os santos passaram no início da igreja primitiva. É como o apóstolo Paulo dizia: "Sera que a minha corrida foi em vão". A julgar pelo que se pratica na IURD, se o nosso Senhor Jesus não voltar logo, com certeza terá sido.

Um abraço à todos os irmãos!

Carlos Roberto disse...

A FOGUEIRA DA SANTA ENGANAÇÃO
MILAGRES FINANCEIROS

Porque a “FOGUEIRA SANTA DE ISRAEL” só mostra milagres financeiros? Esta é uma pergunta que não cala, toda vez que ligo a televisão e vejo os PILANTRAS da UNIVERSAL - IURD falando aquele monte de besteiras, encenando um espetáculo digno do inferno e pregando mentiras, eu me sinto culpado por tanta picaretagem sendo praticada livremente e sem que alguém tenha a coragem suficiente para contestar. É muito molecagem levar as pessoas para contar como conseguiram prosperar depois de passarem pela “FOGUEIRA DE SÃO JOÃO”, ou melhor, “Santa de Israel”. Santa por quê? Qual a relação de santidade que ela possui? Seria a madeira que é queimada? Seria as cinzas por ela deixada? Ou seria o poder das chamas? Os testemunhos são sempre de vitórias financeiras para lá de exageradas, onde pessoas quase falidas viram donas de patrimônios extremamente grandes. De cara eu já pergunto: Qual a base Bíblica para esta picaretagem? O que há por trás desta farsa e deste imbróglio comercial? O que querem estes mercenários expondo estas pessoas ao ridículo?

Mas, por que será que só são mostrados pelos PILANTRAS testemunhos de vitórias financeiras e não vemos pessoas testemunhando sobre arrependimento, boas obras, santidade, etc.? Por que será que os PICARETAS não mostram pessoas convertidas, que falem sobre as mudanças espirituais experimentadas com a presença de Deus em suas vidas? Eu sei, dá urticária neles ouvirem tais coisas, eles são alérgicos a questões espirituais de transformação da alma e do coração.

Da mesma forma que a televisão brasileira normalmente consegue, de forma baixa e ridícula, mais ibope através de programas que mostrem mulheres semi-nuas, sensacionalismo, violência e coisas semelhantes, as igrejas também tem suas formas podres e sujas de conseguir ibope. Os ditos “PROGRAMAS EVANGÉLICOS” estão entre os piores já produzidos pelas televisões hoje, a coisa é tão baixa que beira ao ridículo. O que não falta são picaretas dispostos a explorar a fé e principalmente o BOLSO do cidadão.

Os testemunhos dos arrependidos, dos salvos em Cristo Jesus, dos libertos de vícios, dos que largaram tudo para servir a Cristo, dos que dedicam suas vidas ao próximo e não a conseguir riquezas, dos que não receberam a cura, mas receberam a graça da salvação, dos que não ficaram ricos, mas tem o dom da fé, dos que venceram o pecado, dos que tem algo a ensinar sobre a Bíblia, dos missionários que lutam em terras distantes, dos que oram segundo a vontade de Deus... Estes testemunhos não dão ibope, não dão audiência à igreja que controla a mídia. Seus templos e suas reuniões não estariam cheias através dos testemunhos citados, sua fogueira talvez seria um “PALITINHO DE FÓSFORO” aceso, suas escadarias não poderiam ser de mármore, não haveria tanta riqueza, não haveria tanta audiência, tanta gente no templo. Não haveria dinheiro para depositar nas contas secretas e nas cuecas...

É mais fácil dizer o que as pessoas querem ouvir do que o que elas precisam ouvir. Com isso uniu-se o útil ao agradável. É o queijo com goiabada dentro da igreja. É a relação de consumo entre Deus, seus "SERVOS", o público que assiste e participa e as bênçãos. É por isso que na maioria das vezes são colocados testemunhos de "BÊNÇÃOS" financeiras. O céu é aqui e agora...

Continua...

Carlos Roberto disse...

Continuação...


Ao invés de pregar o Evangelho de verdade, que nunca deu tanto ibope, desde os tempos de Jesus, optou-se por pregar o "EVANGELHO" do ibope e da prosperidade, que engana seus ouvintes, mas deixa a audiência lá em cima. De “Boas Novas” a “Negócio da China”, literalmente, é tudo falsificado e pirateado sem nenhum pudor. Os comerciantes, transvestidos de BISPOS, APÓSTOLOS, MISSIONÁRIOS e PASTORES deitam e rolam com a falta de discernimento de nossa gente, eles falsificam tudo, embrulham em lindos arranjos e jogam tudo sobre o povão, e vamos que vamos, é tudo fé-dido, podre e imoral.

"Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas" - II Timóteo 4.3 e 4.

A VERDADE está com pouca audiência, ninguém quer saber dela, e isto está claro, pelo que se vê na televisão e em algumas igrejas! Mentir usando a Bíblia como pano de fundo virou moda, e o que não falta são candidatos a MENTIROSOS, eles estão soltos e agindo livremente no mercado da fé. Estes camaradas são especialistas em PROSPERIDADE, principalmente de suas contas bancárias e as de suas Emprejas S/A. Na Fogueira da ignorância eles queimam as esperanças dos desavisados, e de quebra aquecem o mercado da exploração religiosa com falsificações grosseiras das Escrituras Sagradas.

“Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para não se atirem a ti” - Salmos 32:9.

Carlos Roberto Martins de Souza
crms2casa@hotmail.com

jose welington disse...

QUERIDOS E AMADOS, QUE A GUERRA DO SENHOR ESTAJAM CONVOSCO. VOCES SAO UMA VERGONHA PARA O REINO DE DEUS.
QUEM SAO VOCES RAÇAS DE VIBORAS, BANDO DE JUDAS SCARIOTES OU MELHOR AMIGOS DE CAIM, A PALAVRA DISSE QUE SE SE ELES PREGAM PELO DEUS ALTISSIMO, DEIXEM PREGAREM, VOCES QUEREM DEFENDER QUEM,SEUS LIDERES, BANDO DE T O L O S. O SENHOR JESUS DISSE: QUE O MACHADO ESTA COLOCADO A BEIRA DA ARVORE É TEMPO DE COLHEITA. QUEM SÃO VOCES PARA DIZEREM ISSO OU AQUILO. QUEM SE ACHA JUIZ ATIRE A PRIMEIRA LEI!
A IURD - A ASSEMBLEIA - A BATISTA E OUTRAS DENOMINAÇÒES DARAÕ CONTA DE SEUS RECADOS NAO POR UM BLOGUISTA QUALQUER COM BAIXAREL EM ALGUMA COISA QUE IRÁ MUDAR A RAZÃO DA VIDA. VOCES ESTAO DEIXANDO DE GANHAR ALMAS PARA BRIGAREM EM NOME DE QUEM DE SEUS MEROS BLOGS, PERAIIIIIIIIIIIII - VOCES DEFENDEM A CAUSA PROPRIA - QUEM NUNCA PECOU ATIRE A PRIMEIRA PEDRA, AS VEZES VCS ESTAO EM PECADO PREPARADO PARA O LAGO DE FOGO E ENXOFRE. EXISTE UMA CHANCE PARA VOCES - GUTIERRES VC E INTELIGENTE MEU IRMAO MAS COM SEU TITULO PODE IR PARA O INFERNO COM DIPLOMA E TUDO. QUEM E VC PARA JULGAR E DEFENDER ALGUEM, VIGIE NAS SUAS PALAVRAS PARA NAO CAUSAR CONTENDAS ENTRE OS IRMAOS. E MELHOR VC QUEBRAR SEU PC DO QUE COM ELE IR E LEVAR OUTROS PARA O INFERNO.
A QUEM TU SERVES - A DEUS OU SATANAS - VC TEM A ESCOLHA E O LIVRE ARBITRIO. NAO JULGUES PARA NAO SERES JULGADOS. QUEM ES TU PARA CONCORDAR COM ESSES VEICULOS DO BRASIL - ALIMENTADOS POR CORRUPÇAO ENTRE NO BLOG DO BISPO MACEDO PARA CONHECER UM POUCO DA HISTORIA DA IURD E DA VIDA DELE. ENTRE NO SITE DO PASTOR SILAS OU DO PASTOR JOSE WELINGTON OU ATE MESMO DO RR SOARES. PELO MENOS ELES ESTAO TENTANDO FAZER ALGO QUE VC NEM MESMO TENTOU OU SE É AINDA DA TEMPO PARA VC SE CONVERTER AO CRISTIANISMO LARGAR O TITULO QUE VC CARREGA DE EVANGELICO - E LEVANTAR A BANDEIRA DO CRISTIANISMO VERDADEIRO DE JESUS CRISTO OU VC AINDA NAO SABE QUE EVANGELICO NO BRASIL VIROU MKT. TE PERGUNTO - VC JA VISITOU UM ENFERMO HOJE, TE DIGO QUE EU NAO SOU HIPOCRITA EU NAO VISITEI - MAS TENHO A CONVICÇAO QUE TEM OBREIROS - EVANGELISTAS -PASTORES - BISPOS - MEMBROS OU ATE MESMO AS TIAS DA ESCOLINHA QUE NESSA ORA ESTAO DANDO SEU PRECIOSO TEMPO PARA O SENHOR JESUS - E VOCÊ? PROCURE UMA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E ESPERIMENTE O SABOR DA LARANJA. AS PESSOAS DERROTADAS, VC PODE TER CERTEZA, NUNCA TE DARAM BONS TESTEMUNHOS, POREM EU POSSO TE DIZER QUE SAI DO INFERNO A 14 ANOS E HOJE MINHA VIDA ESTA TRANSFOMADA, NAO SOU PASTOR, SOU SIMPLESMENTE UM HOMEM DE DEUS A SERVIÇO DOS DIREITOS DO POVO DE DEUS E ISSO VCS NAO PODEM INTERVIR - QUE O SENHOR JESUS VOLTE RAPIDO POIS ESTA TERRIVEL ESSE MUNDO DIABOLICO. (SE VOCE FOR DE DEUS POSTARÁ ESSA MENSAGEM) - E NAO TIRE POR RAZÕES PROPRIAS E PRECIPITADAS - VC E DE DEUS SO ESTA CAUSANDO POLEMICA DESNESSARIA CONTRA O REINO DE DEUS). PROCURE SOLUCIONAR PROBLEMAS E NAO JULGAR O QUE NAO VIVE. ABRAÇOS JOSE WELINGTON

Adri disse...

Boa Noite... se os Senhores todos sao realmente homens de Deus, deveriam sim estarem orando, jejuando e pedindo a Deus pra corrigir os que voces acusam de estarem enganando e roubando os membros...a fe move montanhas, e muitos milagres aconteceram com os ensinamentos da IURD, isso nao da pra negar... Jesus nao julgava as pessoas, voces sao servos Dele, nao deveriam julgar tambem... ensinem, mas nao julguem. Deus abencoe a todos. Obrigada.

Anônimo disse...

vcs tâo pior do que a IURD bando de pecador falando mal de outros pecadores ,vão tudo pro inferno assenbleia, batista todas as religião

Anônimo disse...

O CRITICADOR, É UM INCAPAZ, UM INSATISFEITO, QUE PARA SUAVIZAR A SUA TRISTE INFERIORIDADE, NÃO ENCONTRA OUTROS MEIOS, OUTROS DERIVATIVOS, O DE AMESQUINHAR AS OBRAS ALHEIAS. IRMÃO CUIDA DO SEU MINISTÉRIO, E DE SUAS OVELHAS, QUE O SENHOR JESUS IRÁ ABENÇOA-LO GRANDIOSAMENTE. FICA NA PAZ, ESTOU ORANDO PARA QUE DEUS LHE TIRE ESSA INVEJA DO SEU CORAÇÃO.

junior disse...

paz..
amados irmaos sou da iurd e me orgulho muito disso!!!la sei q meu dizimo e usado para constucoes de templos de jornais e de revista q vai servi para ganho de almas... quando estou na iurd tenho um bom conforto e sei q aquilo e fruto do meu dizimo..vcs falam de mais pesca em aquario dos outros e facil procurem o q fazer minha gente jesus nao se agrada disso por favor... que DEUS abencoe a vcs e fiquem com a paz DO SENHOR JESUS!!!

Anônimo disse...

Tanta coisa pra fazer nesse mundo onde o diabo tem roubado almas, destruindo vidas, causando destruições, pessoas sedentas da palavra de vida do Senhor Jesus e vcs julgando um pecador. Pra quê o título evangélico, qual seu significado? E o título pastor, pra que serve? O que nós vamos apresentar à DEUS no Grande Dia como conhecedores de sua palavra? Quais as obras que fizemos como seus "filhos"? Quantas almas ganhamos para Ele? Vamos rever nossos conceitos, nos avaliar como "evangélicos, não estamos aqui para agradar aos homens, mas sim a Deus. Ele que irá nos julgar, cada um segundo suas obras. Se vc que critica um homem de Deus, que através da fé dele milhões de pessoas tiveram oportunidade de conhecer a palavra de Deus, o sacrífio de Jesus, que foram salvas, curadas, familias restauradas, como vc reconhecerá Deus? Não estou defendendo a IURD, mas se esse trabalho não fosse de Deus,eu acredito que não cresceria tanto como vem crescendo. Lembre-se: a salvação e INDIVIDUAL.

marcio disse...

"JESUS DISSE EU SOU O CAMINHO A VERDADE...": JESUS NÃO DISSE; A IGRE UNIVERSAL É O CAMINHO, ELE NÃO DISSE, A ASSENBLÉIA É O MCAMINHO, ELE NÃO DISSE, A IGREJA QUADRANGULAR É O CAMINHO,ETC...

JESUS DISSE QUE VIRA BUSCAR UM (POVO) ZELOSO E DE BOAS OBRAS...ENTÃO UM POVO É UM GRUPO DE PESSOAS QUE SE REUNEM PARA O SERVIR E OU ADORAR A JESUS QUE POVO É ESTE SE NÃO UMA DETERMINADA IGREJA........

CONCLUINDO SE A GENTE NÃO PERTENCER A UMA IGREJA QUE VERDADEIRAMENTE SEGUE ESTE CAMINHO QUE É JESUS JAMAIS SEREMOS SALVOS PORQUE ELE DISSE EU SOU O CAMINHO

SEGUIR A JESUS É SER SUBMISSO A ELE
OBEDECER SEUS ENCINAMENTOS, ANDARMOS SEGUNDO A SUA SANTA VONTADE ENÕA CONFORME A CUNCUPCIENCIA DA NOSSA CARNE OU SEJA CONFORME A NOSSA PROPRIA VONTADE, CONFORME ACHAMOS QUE DEVE SER , AISSO NÃO QUE DIZE, A SO UM POUQUINHO NÃO DA NADA , EU ACHO QUE DEVE SER ASSIM EU ACHO QUE DEVE SER ASSADO ETC...COMO SABERMOS QUAL É A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO E APROVADA POR ELE??????

SIMPLES:;JESUS DISSE PELOS FRUTOS CONHECEREIS A ARVORE NÃO PODE UMA AVORE BOA DAR MAUS FRUTOS , OU UMA ARVORE MA DAR FRUTOS BONS

EXEMPLO; ADULTÉRIO MUITOS DIZEM QUE NÃO É PECADO MAS ABIBLIA DIZ QUE E PORQUE NA BIBLIA DEUS DIZ QUE É E NA BOCA DE MUITOS "DEUS DIZ QUE NÃOI É" NÃO PODE UM REINO SE LEVANTAR CONTRA SSI MESMO OU CONTRA SEU PROPRIO EDITO OU MANDAMENTO POIS IRA DESTRUIRSSE ASSI MESMO

SAINDO FORA DA BIBLIA VOCE ACHA BONITO UM CASAL QUE OUTRORA ERAM FELIZ DURANTE MUITOS ANOS DE CASAMENTO E CEDO OU MAIS TARDE UM TRAIR O OUTRO EXEMPLO SE SUA MULHER OU MARIDO LHE TRAISSE VOCE ACHARIA ISSO NORMAL NAÕ SENTIRIA NADA ARESPEITO CREI QUE SIM SE SENTIRIA TALVES TRISTE ABATIDA ANGUSTOADA NAO ACHARIA JUSTO ......E DEUS COMO SE SENTIRIA???????? LEBRSSE DO QUE A BIBLIA DIZ QUE OS ADULTEROS NÃO ERDARÃO O REINO DOS CÉUS SERA QUE DEUS PERDEU SEU TEMPO ESCREVENDO ESTE AVISO SEM VALIA ALGUMA

Anônimo disse...

Que vergonha o comentario desse povo, com tamanha ignorancia os verdadeiros fariseus, não são capazes e perseguem os quem fazer verdadeiramente a obra de Deus

Anônimo disse...

adriano pinheiro
tenho medo de Edir mais cedo...rsss é um homem fraudolento mentiroso,ganancioso,,hitler perde para ele....
as vezez me perguntoo porque deus ainda permite que o imperio dele ainda nao caia...

Alinne Vanessa Castro disse...

Jesus foi perseguido porque a sua igreja não será ? Guarde os mandamentos que o senhor deixou e vigiai porque não sabeis o dia e nem a hora.

claudiopimenta disse...

ainda tem gente querendo justificar esses elementos!

Osmar disse...

OsmarDieb

Eu conheci Deus através da igreja universal e não concordo com os que criticam, o que vejo é a igreja crescer e muitas pessoas que chegaram desenganadas, serem abençoadas e terem suas vidas transformadas através de uma palavra, não adianta ficar cantando igual a um canário e pulando dizendo que ta cheio do espirito sendo que a maioria sai da igreja e vai aprontar lá fora se dizendo homem de Deus. Mas enfim, a igreja universal, é uma igual um omelete, quando mais bate, mais ela cresce.