domingo, 27 de setembro de 2009

Obras recentes do mercado que recomendo ou não recomendo

Caro amigos, segue uma pequena lista de livros recentemente lançados que recomendo ou não recomendo. É só um conselho de amigo, e não uma “opinião dogmática”.


Bíblia de Estudo Dake (CPAD e Editora Atos)


Não gostei do lançamento da Bíblia de Estudo Dake. Ora, Finis Jennings Dake influenciou bastante o “Movimento da Fé”. Alguém que certamente contribui para o maior mal da igreja evangélica no final do século XX, não é um tanto recomendável. Apesar de suprimida as opiniões heréticas de Dake, a publicação é desnecessária. As nossas editoras pentecostais passaram toda a década de 80 e 90, publicando material dispensacionalista, com opiniões que se mostraram falsas no decorrer dos anos. Até parecia que os editores tinham acabado com essa tendência de publicação dispensacionalista, que tenta adivinhar os pormenores do futuro, mas infelizmente isso ainda não acabou.


Além disso, A Bíblia de Estudo Dake abre um precedente perigoso. Não é recomendável publicar obras com conteúdo herético, mesmo que esses sejam retirados. Sabemos que a editora tomou o cuidado de editar a obra e retirar os pontos conflitantes, mas mesmo assim a imagem de Dake está intimamente ligada ao “Movimento da Fé”. Jimmy Swaggart, por exemplo, declarou certa vez que devia a sua educação teológica a Finis Dake. Ora, Swaggart não é exemplo de aluno que refletiu boas ideias do professor, mas sim o contrário. Mais do que avanço, a publicação é um retrocesso. Essa eu não recomendo!


Bíblia de Estudo Scofield (Editora Bom Pastor)


A editora Bom Pastor lançou recentemente a famosíssima Bíblia de Estudo Scofield. Apesar da importância histórica dessa obra, Scofield era um fundamentalista exagerado, que levava toda discordância para o campo da “heresia”. Ou seja, se alguém não concordava com ele em algum ponto secundário, esse logo era um herege. Ora, isso é um problema de todo fundamentalista, como mais recentemente o John MacArthur Jr expressa muito bem essa turma. Além disso, a obra é fundamentalmente antipentecostal. Essa eu não recomendo!


A Mensagem do Novo Testamento (CPAD)


O livro-comentário de Mark Dever é certamente recomendável. Essa obra incentiva a busca pelo aprofundamento exegético e pela aplicação prática das Sagradas Escrituras. Dever é pastor batista em Washington (EUA) e pauta seu ministério pela construção de uma igreja baseada em princípios bíblicos. Não só “A Mensagem do Novo Testamento” é recomendável, mas também “A Mensagem do Antigo Testamento”, do mesmo autor. Se você é pregador, essa obra será muito útil. Essa eu recomendo!


Como Deus Alcança e Usa Pessoas Imperfeitas (Editora Cultura Cristã e CPAD)


Esse livro de James I. Packer, o mesmo autor de Conhecimento de Deus (Editora Mundo Cristão) é altamente recomendável. Packer escreve com profundidade teológica e com um toque devocional muito forte. A obra Como Deus Alcança e Usa Pessoas Imperfeitas foi publicada em 2002 pela editora presbiteriana Cultura Cristã e agora será relançada pela CPAD. Essa eu recomendo!


O Livro Mais Mal-Humorado da Bíblia (Editora Mundo Cristão)


Ed René Kivitz faz uma leitura interessante do livro de Eclesiastes. O ponto bom da obra é a aplicabilidade no dia-a-dia do cristão do escrito de Salomão. Como é do gênero de Kivitz e seus amigos, alguns pontos são confusos, pois você não sabe muito bem a opinião do autor. Mas no geral, a obra é boa. Essa eu recomendo!


A Fé em Tempos Pós-Modernos (Editora Vida)


Charles Colson representa bem um apologista diante dos avanços secularistas. Nessa obra, juntamente com o romancista Harold Fickett, ele mostra com um cristão deve agir diante dos desafios do século XXI. O engraçado é que o livro foi recomendado por Bill Hybels. Isso pelo menos mostra que Hybels não agiu como um fundamentalista ao avesso, que rechaça os livros conservadores. Essa eu recomendo!


Ora, no geral acredito que cada um de vocês têm uma maturidade suficiente de ler e analisar cada obra, mesmo aquelas que eu não recomendei nesse post. Sabemos que devemos cultivar esse discernimento, para que não fiquemos dependes da opinião dos outros.

22 comentários:

Felipe Huvos Ribas disse...

Gutierres, será que meu email perguntando sobre o livro "As crônicas de Nárnia" influenciaram a publicação deste post?
Enfim, gostaria de saber se você tem alguma ressalva em relação ao citado livro.
Obrigado e fica na paz do Senhor Jesus Cristo.

Gutierres Siqueira disse...

Felipe, a paz!

Em relação ao clássico livro de C. S. Lewis, “As Crônicas de Nárnia” (Editora Martins Fontes), eu também recomendo. Alguns criticam a obra por besteira, pois acham que Lewis usa muita “magia” para escrever essa ficção. Ora, existem muitos gêneros literários, e Lewis soube usar a “magia infantil” muito bem. A analogia entre Cristo e Aslan (o leão) é bem bonita e tocante.
Certa vez li em um site fundamentalista (é assim que eles se definem), que só faltou dizer que C. S. Lewis era usado por Satanás. A qualidade literária da obra também é elogiada por muitos não-cristãos. Olha, não é até uma boa usar “As Crônicas de Nárnia” como um gancho para a evangelização?

Leia também:
http://teologiapentecostal.blogspot.com/2009/04/deus-e-um-artista.html

a verdade do evangelho disse...

No meu blog: "A verdade do evangelho" escrevi um artigo com o título: Que livro você está lendo?
para estimular os leitoras á troca de informações sobre a leitura de bons livros.
Deem uma olhadinha e indiquem suas obras preferidas.

Pb. Edinei, Th.B

Robson Aguiar disse...

Paz do Senhor, Gutierres.

Aprovo vossa recomendação. Inclusive, postei em meu blog uma matéria referente a bíblia de DAKE.

Com certeza os neo pentecostais vão vibrar com esse lançamento.


Isso é apoio indireto a heresias.


Acho totalmente desnecessário e contaditório à nossa filosofia teologica.


Blog do Pastor Robson Aguiar

htpp://wwwprrobsonaguiar.nireblog.com

Daladier Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pr Alessandro Garcia disse...

Sou colportor CPAD e confesso que estou muito preocupado quanto ao lançamento da DAKE.
Já foi dito que a CPAD teve o cuidado de extrair os pontos controversos dos seus comentários. No entanto, fico perguntando:
1) Como que a CPAD vai lançar uma obra de cujo autor que já foi autamente questionado no livro Cristianismo em crise (CPAD)?
2) Se o autor é questionável e os alguns dos seus comentários duvidosos e outros heréticos, por que a CPAD ainda assim prefere correr o risco de lançar tal obra?
3) Será que realmente foram tirados TODOS os erros doutrinários?
4) Sinceramente, esta obra não merece tanto o apoio que foi dado a Bíblia de Estudo Pentecostal e a Bíblia de Aplicação Pessoal.
Na verdade a CPAD não tinha necessidade disso e nem faz parte do seu perfil doutrinário lançar obras de tal natureza.
Já pensou se a moda pega? Teremos as versões revisadas e atualizadas de Benny Him, Hagin e outros, todos lançados pela CPAD. Onde vamos parar? Será que a CPAD está deixando de ser uma editora Ortodoxa?

Ednaldo disse...

Paz Gutierres,

Quanto ao lançamento da Biblia Dake foi um grande retrocesso para CPAD, e não digo isso por causa do dispensacionalismo escancarado, mas por outras heresias mais sutis, como por exemplo a defesa da "teoria do hiato" expressa logo nas primeiros comentários.

Ednaldo.

a verdade do evangelho disse...

Creio que isso é só uma preparação para o que há de vir, quando o $r. $ila$ Malacheia (talves) assumir a presidência da CGADB.
Pois se isso acontecer, brevemente teremos a publicação da Bíblia de batalha espiritual e vitória financeira.
Que Deus nos guarde.

Pb. Edinei, Th.B

Gutierres Siqueira disse...

Edinei Siqueira, a paz!

Já coloquei a minha leitura no seu blog. Parabéns pelo espaço na web.

Abraços!

Gutierres Siqueira disse...

Pr. Robson Aguiar, a paz!

Eu vi o seu post e realmente vemos que Dake vacilou demais nos seus escritos.

Abraços!

Felipe Huvos Ribas disse...

Daladier Lima, tenho a Bíblia de Estudo Devocional do Max Lucado e a acho muito boa. Para os versículos de cada dia, por exemplo, tem um trecho de livro cristão. Tem também um comentário chamado "aplique" que, como o próprio nome diz, ensina como aplicarmos o que foi ensinado na nossa vida.
Enfim, achei bom fazer esse comentário. Deus te abençoe.

Leandro Araujo disse...

Gutierres, Graça e Paz!

realmente este é um tópico muito acertado.... infelizmente tem muita gente gastando com o que "não é pão".
Definitivamente acredito que comentários sobre o que ler no meio evangélico são extremamente necessários atualmente, pois o tanto de lixo que se encontra é horrível.
É triste ver uma editora como a CPAD fazendo um lançamento duma bíblia que precisa passar por uma revisão doutrinário para ir para o prelo. Isso é realmente de doer.
Quero fazer menção aki de 2 obras que me encantaram nos últimos tempos: A Biblioteca Digital da Bíblia da SBB, e a Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã. Todas valem o que pesam. Só a Enciclopédia que a Cultura Cristã se descuidou e acabou invertendo umas páginas, mas acaba sendo um ótimo material de todo o modo.
Parabéns pelo Blog, novamente.

Sonhos Esperados disse...

Caro Gutierrez, não encontrei o livro de J.I. Packer - Como Deus alcança e usa pessoas imperfeitas na CPAD, acredita nisso? Vc sabe me dizer se ja lançaram, se ainda vão lançar? Infelizmente o funcionário que me atendeu no SAC foi muito pouco util...A paz, e muito obrigada.

Gutierres Siqueira disse...

O livro de J.I. Packer ainda não foi lançado pela CPAD, será em breve, mas sem data definida. Agora, o livro já está disponível pela editora Cultura Cristã.

Abraços!

NilmaBostonRio disse...

Peguei as opinioes negativas sobre a Biblia Dake no site amazon.com Leiam o que os americanos estao dizendo:

Foi usado o Google Tranlator - NÃO É PERFEITO, MAS DÁ PARA SE TER UMA IDÉIA.

Leia em especial o quarto comentario, com o titulo "Atencao".

(copiar e colar):
http://translate.google.com/translate?js=y&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fwww.amazon.com%2FDake-Annotated-Reference-Bible-Standard%2Fproduct-reviews%2F1558290699%2Fref%3Dcm_cr_pr_hist_1%3Fie%3DUTF8%26showViewpoints%3D0%26filterBy%3DaddOneStar&sl=en&tl=pt&history_state0=


by NilmaBostonRio
.

João Paulo Mendes disse...

Caro Gutierres, a paz do Senhor.

Meu irmão debatedor fixo do debate entre blogueiros; e os nossos encontros no Skype? Hoje e amanhã estou disponível à noite, contacta o victor para ver se dá.

A respeito do post eu acho que seja louvável expressarmos nossas opiniões sobre as literaturas evangélicas, isso sempre baseados na Palavra de Deus e no bom senso. Com certeza a maior polêmica se dá em torno da Bíblia Dake, até no interior de MG ela tem ocupado espaço,influenciei um jovem aqui a adiquirir uma Teologia do Grudem e um comentário Bíblico em lugar da DAKE, certamente será mais proveitoso para ele estudar.

Ficou faltando em sua lista a Teologia do Norman Geisler que a CPAD lançara em breve também, vejo nisso um grande progresso para o meio assembleiano, quem diria que a CPAD lançaria um obra desse porte e conteúdo filosófico.

Abraço.

Orkuteiros disse...

a paz do SENHOR querido!

Gostaria de perguntar ao prezado irmão se, o irmão já leu todas as notas desta tal "bíblia Dake", para poder avaliar,analisar etc,etc??!!
Respeitosamente:Marcelo Pires-Teresópolis-RJ

Anônimo disse...

os estudos nãoo são todos esta heresia que e citada vcs deverian avaliar melhor suas criticas

Anônimo disse...

Fico pensando como o SENHOR JESUS se comportaria diante dos fatos apresentados, gostaria de saber se ELE se reuniria a outros para bombardearem de maus comentários outra pessoa seja do convivio ou não... Bem, creio que um homem que dedicou 43 anos de sua vida em 100.000 horas de trabalho somente para apostatar-se da fé, uma coisa que digo é que as biblias de estudo em geral tem o seu conteudo biblico fora os comentários igual as demais biblias o que muda são as traduções do texto em si, que por sinal são um sopro de DEUS a biblia é inspiração de DEUS, os comentários são de seres humanos imperfeitos como eu e todos os outros! Os comentários podem ( não deveriam ) conter erros mas já que existem, façam como quando se come peixe retire as espinhas e coma a carne, guarde o que é proveitoso dos comentários e ponto. Existem diversos pregadores da palavra que durante a pregação comentem deslizes, erros doutrinarios, erros na intrepretação da palavra e nem por isso vamos bater nele ou faze-lo passar vergonha, orem por esses que erram muito ou pouco de acordo com a concepção de cada um é o melhor a fazer e quanto aos estudos das biblias vejo muitas criticas por ai (que em nada me influenciam), mas parece que os pregadores ou otros que as ultilizam dependem dos comentários ou estudos contidos para sustentar a palavra, mas para finalizar o que dizer dos apostolos que não tinham biblias assim para levarem o evangelho de CRISTO adiante e entender que quem realizava os milagres e continua realizando é DEUS, não compreendo pq tanta pedrada no comentarista DAKE, senhores santos individualistas meu pastor fala uma coisa e é verdade antes de criticar o cisco do olho do teu irmão vai tirar a trave do teu primeiro. Paz

Diego José Carlos da Silva disse...

(I Tessalonicenses 5:21) - "Examinai tudo. Retende o bem."

Diego José Carlos da Silva disse...

(I Tessalonicenses 5:21) - Examinai tudo. Retende o bem.

Anônimo disse...

Engraçado, você não recomenda a "Bíblia de Estudo Scofield", que é baseada em um texto fidedigno, não corrupto e de boa reputação. Porém um senhor recomenda "O Livro Mais Mal-Humorado da Bíblia (Editora Mundo Cristão)" escrito por nada mais, nada menos do que Ed René Kivitz, o apóstolo da Teologia da Missão Integral, um grande aliado do Partidos dos Trabalhadores na implantação dos princípios marxistas dentro das igrejas (principalmente batistas).

Sem levar em conta sua pregação mamão com açúcar, na qual se percebe claramente a forma relativista de pregar, onde não existe nem certo nem errado...tudo é permitido, o inferno acho que nem existe para o apóstolo do PT junto com seu comparsa.

Mas é isso não é? Cada um puxa a sardinha para o seu lado. kkkkk

Abraço!!