domingo, 4 de outubro de 2009

Sou um crente frio?

Sou pentecostal de carteirinha. Amo o pentecostalismo. O nome desse blog não é à toa. Agora, infelizmente é triste ser classificado como “frio”. Sou um crente frio?

- Sou entusiasta da pregação expositiva. Sou frio por isso? Então prefiro ficar gelado.

- Não suporto exibicionismo transvertido de espiritualidade. Sou frio por isso? Então prefiro ficar gelado.

- Não suporto o desprezo pelas Sagradas Escrituras em pregações personalistas. Sou frio por isso? Então prefiro ficar gelado.

- Defendo a ordem dos dons espirituais segundo as orientações de I Co 14. Sou frio por isso: Então prefiro ficar gelado.

- Não aguento mais tanta gritaria no microfone, daqueles que pensam estar em um estádio, e não diante de um culto que requer racionalidade e reverência. Sou frio por isso? Então prefiro ficar gelado.

- Sou um empolgado defensor de sermões previamente bem preparados. Sou frio por isso? Então prefiro ficar gelado.

Esses são alguns demonstrativos do por que muitos pentecostais são tachados de frios injustamente. A verdadeira frieza está na alma distante do Senhor, que mantém uma comunhão falsa e despreza o próximo em sua exuberância arrogante.

21 comentários:

carlos disse...

Paz do Senhor irmão.Não é de hoje que uma parcela de fanaticos pentecostais se comportam assim,isso é culpa de lideres e pregadores que nunca se aprofudaram no estudo sistematico das Escrituras.Eu por muito tempo ouvi de pulpito pastores caçoarem de irmãos tradicionais.

Razão da Esperança disse...

matou a pau!!
ops, desculpe ass palavras colquiais.

posso postar seu texto no meu blog? será um a honra

S.O.S Gospel disse...

bah... isso é verdade irmão, também prefiro ser frio do que ver "teatros", ou ver que o pregador nem leu o texto antes de ir pregar. Parabéns por este post!

a salvação pela fé em jesus disse...

" aquele que vem após min vos batizara com o ESPIRITO SANTO E COM FOGO " é a chama pentecostal que aviva e testifica uma verdadeira esperiençia com DEUS... mas não é sinonimo de desordem ...acredito nesta chama porém de uma forma racional...o que falta no meio pentecostal é uma profunda meditação doutrinaria e teologica do livro de atos e da 1 carta aos corintios ... " sou pentecostal mas racional "

Daladier Lima disse...

Prezado Gutierres, o pão ázimo era feito com trigo, sal, óleo e água. Se pusessem muita água ficava duro, se óleo, se esboroava. Tudo tinha que ter uma medida certa. Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Caro Gutierres:

Fique "frio". Você não está sozinho. Eu me encontro também na mesma lista... Mas não abro mão, uma vírgula sequer, de ser pentecostal!

Abraços pentecostais!

Duda Serra disse...

Excelente o artigo.
Concordo em gênero, número e grau.

Newton Carpintero, pr. disse...

Prezamado Gutierres,

A paz do Senhor!

Fico gelado, quando para animar o auditório pedem UMA SALVA DE PALMAS PARA JESUS.

Fico gelado, quando pedem para que gritem com um GLÓRIA a Jesus Cristo porque Ele merece!

Fico gelado, quando pedem ofertas e dizem que são ofertas alçadas.

Fico gelado, quando a igreja quer aumentar de tamanho predial, e esquece das ovelhas que se perdem.

Fico gelado, quando sei que existem pastores psicopatas espirituais, que aceitam os verdadeiros SHOWS com cobrança de ingressos.

Fico gelado, quando sei que uma igreja convidou o michael jackson "gospel".

Fico gelado, quando um artista aceita a Jesus Cristo, e no dia quase seguinte, já se torna pastor.

Fico gelado, quando os pregadores que queriam tanto "um minutinho na televisão", utilizam meia hora para falar somente, sobre dinheiro e mais dinheiro.

Fico gelado, quando o pastor de uma igreja no Brasil, deseja andar de carrões importados e blindados, como se fôsse o papa. E o povo não sabe que:

Fico gelado, porque sei que o seguro e o IPVA destes carros são o "olho da cara".

Fico mais gelado, porque sei que o imposto de importação é de 100% do valor do carro sem considerar os serviços.

Fico muito mais gelado, quando imagino a irmãzinha ou o irmãozinho que ganham um salário absurdo receber a informação que precisam ser fiéis.

Obs.: Alguns ficarão com raiva de mim. Por favor, observe o seu pastor, e se ele possui um carro importado, fuja desta igreja. Ele está te roubando. Ele não merece o carro e muito menos a sua confiança. Ele é um abusado e infiel ao Senhor!

Procure descobrir o carro do seu pastor no exterior. Você não acreditará, que ele permite que você dê as ofertas constantemente com sofrimentose e ele vive na maior soberba.

Fico extremamente gelado quando sei que pastores possuem guarda-costas.

Fico CONGELADO, quando sei que pastores possuem os seus protetores armados.

Cada leitor deste comentário ficará GELADO, se entenderem por que escrevo desta forma FRIA.

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
www.jesus-e-voce.com

Matias Borba disse...

Gutierres,

Algumas pssoas tem a mesma inpressão de mim onde congrego, tudo pelo fato de buscar servir ao Senhor de acordo com o que nos ensinam as Escrituras sagradas. Pincipalmente no que diz respeito aos cultos.
Você realmente não está sozinho nessa.

Abraços!

Anônimo disse...

Também sou um crente "frio", pois concordo com você! O seu blog está ótimo!

Você sabe me informar se a pregação ou a palestra do Dr. Carson estará disponível na web? Você assistiu alguma delas?

Abraço,

Charis kai eirene

Cida Gomes disse...

Glória a Deus!!!

Onde eu assino???

Anônimo disse...

E isso ai Irmão, concordo contigo, se é assim sou uma Brastemp ambulante,,,

Saulo Vale disse...

Concordo plenamente. Onde me congrego também sou taxado de "frio", mas prefiro continuar assim do que ser aquele crente fervoroso que se deixa levar pelo exibicionismo de muitos que se dizem pregadores.

Anônimo disse...

vc está com razão!!
só uma pergunta vc é da ASS. DE DEUS é?


até mais.

heribertojorge disse...

Gente,o que ta acontecendo?Esse povo denominado PENTECOSTAL acha que gritaria é sinonimo de unçâo.Será que DEUS é surdo? Ordem e decencia nos cultos.

luiz carlos disse...

caro irmão Gutierrez, a paz do Senhor.
pertenço a uma denominação batista e acompanho o seu blog, vendo seus comentários a respeito de assuntos que abordam o pentecostalismo vi que você é coerente,racional e que concordo com você em muitos,e sempre vinha me vinha uma pergunta, será que o Guitierrez não recebe criticas pelos seus posicionamentos? já tive a resposta.
Guitierrez se defender o evangelho contra esssa onda de modismos que tem invadido nossos arraiais,a correta aplicação dos dons,a pregaçao pura,simples e correta da palavra é ser taxado de frio,então somos dois e não abro mão.
abraços.

Cristiano Silva disse...

Como sou presbiteriano, ou como alguns irmãos falam, "sorveteriano", então posso dizer: somos dois caras frios então :-)

Que seja então o frio conforme Cristo disse em Apocalipse, ao criticar a Igreja de Laodicéia (?): um frio que representa um refresco na vida dos outros.

God bless.

Laudinei disse...

ALgo no frizer se conserva.
Algo no fogo pode acabar em cinzas.



Tambem sou frio... ou melhor gelado.


Laudinei
Visitem meu blog:
http://exemplobereano.blogspot.com/

Ytalo Ribeiro disse...

Bem vindo a Era do Gelo 3
kkkkkk

Anônimo disse...

Nunca aceitei esses exibicionismos de pregadores despreparados,que não tenham no minimo o conhecimento daquilo em que se propõe em passar à igreja,sou muito favorável a preparação teológica,para não sair por aí dizendo "abobrinhas bíblicas",Para ministrar a palavra é preciso ter pelo menos o minimo um conhecimento bíblico da palavra,mas sobre tudo,ter uma vida ajustada em Deus em oração."É preciso dar espaço para os dons.
É preciso romper com o modelo "culto-show". É preciso parar, simplesmente parar o que estamos fazendo para pedir a Deus que nos dê profecias, revelações, conhecimento, salmos, hinos, cânticos espirituais etc. E deixar o corpo agir na simplicidade das pessoas e na realidade das pessoas. Se a realidade das pessoas é que elas estão vazias de Deus então é isso é que é honesto diante do Senhor. Clamemos e choremos a nossa miséria pedindo misericórdia. É melhor que fazer o culto funcionar com a emoção dos nossos acordes e poder das nossas frases feitas. Precisamos ter coragem de corrigir-nos nisso e inclusive aos discípulos e obreiros mais novos que têm menos espírito crítico e são mais facilmente influenciados pelos modelos de "culto-show-com-cara-de-bênção" que surgem por aí".

Anônimo disse...

Sou fria pois vejo na igreja pessoas fingindo que amam uns aos outros.
Sou fria pois vejo pseudo adoradores aos berros falando o que não vivem.
Sou fria pois vejo um monte de puta encubada na igreja com o rabo de fora se insinuando para os irmãozinhos de fachada.
Sou fria, pois não gosto de teatro, espetáculo circense e palavra de auto ajuda. Eu prefiro cair nas mãos de Deus, pois sei que ele tem misericórdia, já os irmãos da igreja não perdem uma oportunidade de nos matar aos poucos.