sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Adendo aos anônimos

Recebi nesse último texto algumas mensagens de amáveis anônimos que me criticam por criticar as Assembleias de Deus. Ah, eles adoram criticar os críticos. Não é meio contraditório? Vejamos:


Em primeiro lugar, se eu devo analisar criticamente uma igreja é a Assembleia de Deus. Desde que eu nasci de novo faço parte dessa denominação. Por que falar da Batista, Presbiteriana ou até mesmo das neopentecostais enquanto estamos cheios de defeitos? Tire primeiro o pedaço de madeira do seu olho para depois tirar os ciscos dos olhos alheios.


Em segundo lugar, vocês sempre me dizem que “eu não faço nada”, só teorizo e critico. Vocês me conhecem? Congregam comigo? Sabe o que eu faço ou deixo de fazer nas atividades que eu desenvolvo na igreja? Então, pensem antes de falar, por favor. Tenho experiência com pessoas, com liderança, sei do que estou falando. E também parem com essa besteira da cultura latina, que exalta a sabedoria vital em detrimento da cultura letrada.


Em terceiro lugar, vocês não precisam me expulsar das Assembleias de Deus. Se eu aqui estou é por pura convicção. Graças ao bom Deus congrego em uma denominação em que há espaço para a liberdade de expressão. Não são vocês, com esse espírito autoritário, que minarão essa liberdade.


Em quarto lugar, não esperem de mim uma atitude ufanista. Cansei de ouvir dos assembleianos: “somos a maior igreja”, “somos a maioria pentecostal”, “onde tem Bradesco e Coca-Cola tem uma Assembleia de Deus” e outras frases de efeito. Vamos pisar no chão, e enxergar que a situação é crítica. Não estamos passando por um avivamento. Será que vocês não percebem? Se vocês chamam isso de avivamento, então imagem o conceito de decadência!


Em quinto lugar, parece que muitos anônimos sofrem de “analfabetismo funcional”, pois leem o que eu não escrevi, e não leem aquilo que eu realmente escrevi. Um anônimo afirmou que eu afirmei, mas na verdade eu não afirmei (quanta confusão!). Pois bem, disse o anônimo que eu escrevi que um estudante de teologia é um predestinado para o ministério. Ora, onde você leu isso? O que eu criticava com aquela frase é o fato de que muita gente capacitada e vocacionada não alcançam cargos eclesiásticos por não participarem das panelinhas de poder. Entendeu?


Em sexto lugar, por que os anônimos não se identificam? Ora, eles gostam de encher a paciência, mas não têm coragem de falar o nome. Sofrem também do “analfabetismo moral”, pois se escondem atrás de críticas sem nome. Em todos os blogs bons que eu conheço lá está um anônimo criticando a crítica, mas sem citar o nome. E eu ainda fico escrevendo um texto depois de 1h30 da manhã para responder esses “anônimos”. Cada uma!


Aos amigos que se identificam, parabéns. Mesmo apoiando ou criticando os meus textos, vocês não se escondem. Gente séria se dá ao respeito.

13 comentários:

Anônimo disse...

A Paz do SENHOR!

Querido irmão, assim como você, congrego na Assembléia desde que entreguei minha vida ao SENHOR, portanto, sou mais um que tem conhecimento de causa para falar sobre a nossa denominação!
Atualmente congrego no setor 110, igreja dirigida pelo Pr. Sérgio Nespoli, um homem de Deus que também respeita a liberdade de expressão(coisa rara em nossa) denominação.
Sou leitor permanente deste blog e desde já gostaria de o parabenizar por ter uma visão crítica-construtiva e antes de mais nada, imparcial e verdadeira (coisa rara em nossa denominação).
A verdade é uma só; todos que ``mostram erros´´e ``dizem a verdade`` sempre incomorarão alguém. E isso sem excessões, haja visto onde foi parar a cabeça de João Batista e do nosso maior exemplo, o Senhor Jesus.
Porém, isso não deve ser motivo para preocupação ou sequer desanimo, jamais!
O nosso Deus conta com atalaias para proclamar a sua voz nesta terra e mostrar que existem pessoas compromissadas com a sua Palavra, vai nessa tua força varão, Deus é contigo!!!
Estou deixando abaixo o endereço de um blog que tem retratado bem a VERDADEIRA situação de nossa tão querida igreja:
http://www.horadaverdade.com/blogdopastor/

Quando vejo estas coisas entendo porque Jeremias chorava tanto, lamentável!

Em Cristo...

JUNIOR

Mario Sérgio disse...

Boa resposta aos críticos meu irmão. Não devemos nos acomodar, quando percebemos erros e contradições em nossa denominação. Críticar por críticar é uma coisa, mas críticar construtivamente, pensando no bem geral é outra.
Continue com seus artigos e reflexões. Deus te abençoe!

Clóvis disse...

Gutierres,

Infelizmente parece que os anônimos de plantão julgam pior do que lêem e escrevem.

Não sou assembleiano, embora admire essa denominação, que é (ou foi?) referência pentecostal em meio à balbúrdia que se tornou a igreja evangélica. Fico triste quando ela não faz jus a isso e me alegro de ter pessoas como você, o Pr. Ciro e outros que denunciam e resistem os golpes de aríetes dos que querem que a AD siga a correnteza.

Continue assim, os verdadeiros assembleianos irão reconhecer.

Em Cristo,

Clóvis

Editor do Cinco Solas

Pr Alessandro Garcia disse...

A paz do Senhor.

Achei muito oportuna a sua declaração. Interessante que eu já estava pensando antes mesmo do irmão dizer estas palavras, parabenizá-lo pelo seu perfil de homem de Deus comprometido, antes de tudo, com o Reino de Deus.
Dizer não apenas o que pensa, mas sobretudo afirmar sem nenhum medo de retalhações, aquilo que se SABE ser a verdade, é uma das grandes qualidades de alguém cuja consciencia, está cativa à Palavra de Deus. Continue assim, um jovem com a visão do Reino, visão esta que estrapola todo e qualquer sistema e comportamento humanos que fuja aos princípios eternos da Bíblia. Se for para elogiar, elogie e se for para denunciar abusos e contradições, faça-o. Não importa de quem venham. Jesus faria o mesmo!! Que Deus te abençoe ricamente.

Cristiano Silva disse...

"onde tem Bradesco e Coca-Cola tem uma Assembleia de Deus"

Pô, esta achei engraçada! hahahahaha

Mas queira Deus, que onde existir Coca-Cola e MacDonalds também exista uma autêntica Igreja do Senhor!

Quanto aos anônimos, em meu blog, nem os aceito. Me importo com as opiniões em si, mas também, e principalmente, com as pessoas. Falo com pessoas, que transmitem suas idéias. E gosto de saber com quem eu falo.

Abraços.

Abraços.

ministerio bereia angola disse...

deveras, nunca é facil falar a verdade pois ela incomoda muita gente acomodada em erros e que nao quer examinar nem deixar ninguem examinar de jeito nenhum.
por isso ca em Angola nos temos o seguinte bordao. Quem fala verdade deve estar disposto a defender a verdade ate no caixao.
continue expondo as maculas e principalmente apontando a soluçao para as tais maculas.
ezequiel 2:7
"voce lhes falara as minhas palavras quer ouçam quer deixem de ouvir, poi sao rebeldes.
fique com a bendita paz do Senhor

laudinie disse...

Gostei de seu comentario, alias gosto da maioria deles,,,
Nasci nas Ads, e embora não esteje mais nela gostaria que ela mudasse, progredindo em algumas areas e regredindo em outras.
Por causa de pessoas como voce ha esperança... até para as Ads.


Laudinei
http://exemplobereano.blogspot.com/

Duda Serra disse...

Irmão Gutierres,
Não sou assembleiana, sou batista renovada e gosto demais do seu blog, sendo o primeiro que leio dentro da lista de blogs cristãos que estão nos meus favoritos, além de admirar sua inteligência, sua forma de escrever, mesmo sendo tão jovem.
Que Deus continue a lhe capacitar, dando-lhe intrepidez para continuar falando o que edifica, sem tapar o sol com a peneira e sem ter receio de desagradar a medalhões de sua denominação.
Em Cristo.

Newton Carpintero, pr. e servo disse...

Prezamado Gutierres Siqueira,

A paz do Senhor!

Concordo com você que existe um confronto de idéias dentro das Assembléias de Deus, afinal, foi nesta denominação, que reconheci ao meu Senhor Jesus Cristo, como o meu único Salvador.

Lembro nestes mais de trinta anos, apesar de ter sido participante de outras denominações, que está ocorrendo um desiquilíbrio espiritual em muitos sentidos.

Em algumas igrejas, proibiam a minha pequena barba (verifique em meu blog). Antes(rsrsrs) era pior. Quase me obrigavam a "aceitar a Jesus Cristo de novo". apesar de não concordar com aceitar. eu prefiro: RECONHECER de fato.

Não pregaram mentiras e nem inventaram vantagens, como o fazem nos dias de hoje. Falaram sim, do pecado e da salvação. Por isso funcionou comigo!

Os anônimos ou os ESCONDIDOS, não merecem respeito. São falso se não assinarem o seu nome e sobrenome.

O Senhor seja contigo, e toque a Trombeta sem medo, mas sempre com temor e tremor.

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com

Victor Leonardo Barbosa disse...

Lamentável a postura de tais anônimos irmão Gutierres.

A própria prática do anonimato, dentro do contexto da blogosfera, nada mais é do que uma forma de exibir sua falta de caráter moral.

Tais baderneiros , muitas vezes estão mortos em delitos em pecados.

Apartemo-nos dos tais!

Um forte abraço e parabéns pela postagem.

Robson Aguiar disse...

Paz do Senhor, Gutierres!

Tenho sofrido as mesmas críticas que o amado irmão. Isso é normal, para blogueiros, pois nós nos expomos e não nos escondemos diante de tantas aberrações que acontece ao nosso redor.

Como o irmão afirmou, quem nos critica por criticar entra em contradição em sua própria censura.

Sou pastor Assembleiano, participo de Convenções de nossas igrejas, e tenho motivos de sobra para denunciar os abusos e carnalidades que acontecem entre nós.


Tenho visto telepastor querendo literalmente ir para as vias de fato com pastor executivo por motivos dos mais diversos.

Tenho visto nepotismos e apadrinhamentos em lugares onde só deveriam estar profissionais da área.

Tenho visto amarrações políticas de candidatos a cargos na CGADB que assemelham-se a articulações políticas mundanas.

Como ficar calado diante disso tudo?

Ou nos posicionamos ou nos juntamos a esse bando de carnais.

A Centenária Assembleia de Deus está acima de tudo isso. Ela sobrevive a esses escandalos, por que não pertence a ninguém. Todos nós somos assembleianos.

E se por parte de alguém, já não há mais temor e respeito para com as Santas Escrituras, ainda existem atalaias aqui dentro que fazem a diferença nessas horas de turbulência espiritual e desvio de identidade.

Parabéns meu amigo, por ser um desses atalaias.

Continue firme e forte.

QUe ninguém se atreva a tentar fazer com que pares de pensar.

zwinglio rodrigues disse...

Gutierres, paz!

Vc disse isso a meu respeito:
.
"Aos amigos que se identificam, parabéns. Mesmo apoiando ou criticando os meus textos, vocês não se escondem. Gente séria se dá ao respeito."
.
hahahahaha
.
Abraços!

Ricardo disse...

Vocês fez uma série de críticas a AD. Ok. Criticar todo mundo sabe...

Pegue os pontos criticados e faça um post apontando possíveis soluções ao que foi levantando...

Talvez seja difícil... Falar mal é mais fácil...