terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cuidado com as paranoias

Gosto muito de conversar. Naturalmente como evangélico converso com muitos evangélicos. Não é difícil que esses diálogos girem em torno de algum assunto da fé cristã. Nas conversas é comum ouvir alguma teoria paranoica. É claro que falo de paranóia metaforicamente, pois não trato aqui de psiquiatria. Mas quais seriam essas paranoias?

- Teoria da Conspiração

Meios de comunicação, governos, grandes empresários e religiosos apóstatas estariam se reunindo secretamente para acabar com os cristãos. Todos unidos com um só propósito.

Alguém que acompanha conferências internacionais já viu alguma que acabou em consenso?

- O anticristo é o Papa

Devido alguns números presentes na roupa do Papa e símbolos presentes em objetos e vestidos, o Papa seria o novo anticristo. Até o fato do Papa falar várias línguas o coloca como suspeito.

O anticristo será um combatente do relativismo moral, teológico e doutrinário? Penso que não!

- Todos os presidentes dos EUA são candidatos a anticristo

Ouvi que Bush seria o anticristo. Depois ouvi que Obama seria o anticristo. Amanhã, se a democrata Hilary Clinton e a republicana Sarah Palin se candidatarem, logo no futuro alguém dirá que o anticristo é uma mulher.

Analistas prevêem que o Brasil se tornará a quinta maior economia do mundo nos próximos dez anos. Não vai demorar muito para que alguém ache uma menção sobre o Brasil no Apocalipse.

- Nesse momento estão desenvolvendo uma tecnologia com chip para dominar o mundo

Alguém inventou que o anticristo usará chips e todos repetem isso como papagaio. Esses não têm base as Sagradas Escrituras, mas sim a mera especulação. Mas os chips serão usados? Sei lá, não tenho base escriturística para tal afirmação.

É isso.

Em nova oportunidade falo de outras paranoias.

5 comentários:

Nei disse...

No começo dos anos 80 era a paranoia do famoso computar da Besta na Europa...

Tem tambem o codigo de Barras.

A as estorinhas do MAc Donald, da frauda Pampers e outros produtos que seriam de satanistas.
COnheço gente que deixou de comer no MAc, não por não ser um alimento saudavel mas para não dar dinheiro para o diabo.

E as tais mensagens sub liminares?
Nas musicas, filmes , propagandas...


Paranoias é que não faltam.



Laudinei

prjulio disse...

Você usou exemplos tão esdrúxulos que podem levar pessoas pouco conhecedoras de bíblia a pensar que a existência e manifestação do anti-cristo seja uma lenda.

Gutierres Siqueira disse...

Caro pastor Julio,

Os exemplos são cotidianos. Sempre ouço frases assim, ou até piores. O intento não é desacreditar uma verdade bíblica, que é a manifestação do anticristo. Mas sim desacreditar essas bobagens especulativas que nada tem de bíblico.

Abraços!

Kleiton Álvaro disse...

Realmente concordo com o irmão Gutierres. E os exemplos não são esdrúxulos. São reais. Ou melhor, bobagens "reais", muitas vezes faladas em nossos púlpitos. Há até os que acham que o simples ato de estudar afasta o crisão de Deus, quiçá Teologia... O que dizer então de Paulo.. doutor da lei.Acho que ele estaria perdido e fadado a frieza espiritual. Pelo contrário. Foi um exemplo cristão dos mais fervorosos, mesmo sendo tão entendido e letrado na Palavra de Deus e na vida secular. Parabéns Gutierres pelo blog e pelas colocações que nos fazem refletir

Duda Serra disse...

Muito bom o artigo.
Outro dia ouvi de uma irmã que não toma o suco ADES devido o nome. Eu gosto muito do suco e até expliquei que o hades da bíblia é com "H", mas acho que não convenci.
Fico com um pé atrás também quando escuto aquelas histórias de que na GLOBO existe um lugar consagrado a satanás, onde todos seus contratados têm que passar.
Acredito no mundo espiritual, mas acho que há muita paranóia em nosso meio, muita teoria da conspiração.