segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Julio Severo: o nosso Pat Robertson?

Lendo o blog do Júlio Severo, eis que me espanto com o mais recente artigo. No texto Será necessário um terremoto? , o blogueiro defende a ideia de que o terremoto é um castigo de Deus pela religiosidade do vodu praticada naquele país. Vejamos algumas declarações:

Júlio Severo: Diante da imensa tragédia do terremoto no Haiti, onde dezenas de milhares morreram, o cônsul do Haiti em São Paulo, Gerge Samuel Antoine, foi sincero o suficiente — e também politicamente incorreto — para atribuir a tragédia à religião dos haitianos. A religião oficial do Haiti, um país formado esmagadoramente por descendentes de escravos africanos, é o vodu.

Não, o cônsul Antoine está redondamente enganado. Severo chama de “politicamente incorreto” a grande besteira dita pelo cônsul. Não podemos usar o “politicamente incorreto” como justificativa para declarações irracionais e que ferem a Palavra de Deus. É um absurdo apoiar a declaração do George Samuel Antoine.

Júlio Severo: Seria de admirar então que a mesma nação que tem como religião oficial o vodu é, ao mesmo tempo, a nação mais pobre do Hemisfério Ocidental? Essa condição miserável é uma herança espiritual que antecede à colonização européia.

O Haiti não é pobre por uma maldição espiritual. Ou, por acaso, Júlio Severo acredita na “teologia da prosperidade”? Há alguma associação entre “espiritualidade” e “prosperidade”? Fosse assim, o Japão budista e secular seria miserável ou a Escandinávia atéia e agnóstica seria a podridão do mundo.

Por que o Haiti é tão pobre? Simplesmente porque durante dezenas de anos faltou democracia, liberdade de mercados, investimentos privados, educação e uma cultura empreendedora. A miséria do Haiti deriva de governos autoritários, faltas de instituições sólidas, corrupção, violência e alto analfabetismo. O Japão não era assim, nem a Coréia do Sul, também budista. E o que dizer da mulçumana Arábia Saudita? Ou ainda da futurista Dubai dos islâmicos?

Realmente a cultura pode ajudar na falta de uma visão democrática, mas como as questões culturais são dinâmicas por natureza, não impedia que o Haiti pudesse incorporar práticas modernas de gestão e administração em seu país.

Júlio Severo: Apesar disso, só quem viveu debaixo das religiões afro-brasileiras, ou do vodu, conhece o poder destrutivo das forças espirituais do mal. O Haiti está vivendo essa realidade.

O blogueiro Júlio Severo baseia suas ideias em experiências, e não em uma sólida teologia advinda da Palavra de Deus. Semelhante aos bispos iurdianos, fala das maldições das religiões africanas como mais poderosas do qualquer outra coisa. Por que há mais maldição nas religiões tribais africanas do que no materialismo ateu, do islamismo, do budismo etc.?

Sejamos prudentes. Vamos ler a Bíblia também, em especial Lucas 13. 1-9.

39 comentários:

Anônimo disse...

Bela resposta! Há muito tempo as sandices do senhor Júlio Severo respingam sobre nós, evangélicos pensantes e não toscos.

Mesmo não concordando com algumas premissas do texto, a idéia geral defendida pelo autor do post é maravilhosa! Parabéns!

Engraçado a incoerência de Júlio Severo; ao mesmo tempo em que crítica com veemência a Seita Universal do Reino de Deus, defende, neste último texto a respeito da tragédia que abateu a pobre nação caribenha, a mesma noção de guerra espiritual e espíritos territoriais ensinados pelos mestres da IURD!

Nenhuma pesquisa foi feita, porém, acredito que, parcela significativa do povo evangélico brasileiro, seja histórico, pentecostal ou neopentecostal, defende esta tese esdrúxula e anticristã de verdadeiros loucos como o senhor Júlio Severo.

Pequeno detalhe; tirando ONG´S de orientação cristã e algumas pastorais da Igreja Católica Romana, onde andam as principais denominações evangélicas neste momento?

É triste, muito triste.

André Tadeu

rodrigo disse...

Será mesmo? Que tal uma meditação sincera nas lamentações do profeta Jeremias.

Danilo Fernandes disse...

Opa Gutierres

Seu link jpa esta lá! Da um destaque no meu ai KKKK

Danilo

Danilo Fernandes disse...

Julio Severo está mostrando a cara! Trata-se de um bufão que segue um deus chamado jeová cerol que é impiedoso. Confunde alhos com bugalhos. Santidade sim, mas perceba que cristianismo é um exercicio na vertical - amai o Pai sobre todas as coisas - e na horizontal e a seu irmão como a ti mesmo.

Não há cristianismo sem o OUTRO. Os frutos do Espirito são para o OUTRO, pois é no (pelo, através, etc.) OUTRO que o Amor de Deus nos atinge.

Anônimo disse...

Só gostaria de entender o contexto da citação do livro de Lamentações.

Como diz o velho ditado; " Texto fora do contexto é pretexto... para um monte de besteiras!”

Detalhe, e os cristãos que morreram soterrados? Já que para este povo Deus é tão cruel, vingativo, pelo menos podia ser justo e seletivo, poupando seus “eleitos”. No entanto, pelo que sei, junto com praticantes de vodu, ateus e afins, vários cristãos perderam suas vidas. Fundamentalismo e literalismo bíblico formam a base de uma religião completamente avessa ao cristianismo! Duas pragas presentes no meio evangélico brasileiro.

Será que as palavras do lunático Severo encontram eco nas de Jesus Cristo? Creio que não! Acho que o próprio Cristo qualificaria este cidadão como fariseu, um hipócrita tão podre como um sepulcro!

Há muito tempo as “pérolas” deste cidadão me incomodam. Independentemente da orientação política de cada um, creio que até mesmo o mais ortodoxo dos liberais concorda que o estado tenha um papel relevante na construção e manutenção de uma sociedade. Porém, para Júlio Severo, a ÚNICA função do estado seria a punitiva, isto é, punir os maus, no caso, com pena de morte. Sem querer entrar no mérito da pertinência, ou não, deste tipo de penalidade, acredito que qualquer pessoa inteligente ligada à direita, filiada ao DEM, por exemplo, não concorde com esta diminuição absurda do papel do estado.

André Tadeu

Eliseu Antonio Gomes disse...

Gutierres

Tomadas as devidas proporções, sem generalizar, quero dizer que existem cristãos evangéicos que não vêm diabo em quase nada, como se o diabo nem existisse ou fosse um ser benígno...

No livro de Jó, quem é que passeava pela terra e recebeu permissão de Deus para fazer tudo o que fez? E Jó era uma pessoa temente a Deus e que se desviava do mal.

Entendam, estou apenas refletindo que o lado espiritual da vida existe, que não existe campo neutro.

Abraço.

Laguardia disse...

Muito boas as observações do post. A miséria do Haiti é pelo que está escrito no post.

Seguir a Cristo não significa que vamos ter riquesa, poder e que não vamos sofrer.

Pelo contrário, seremos perseguidos e mortos por seguirmos a Jesus, e isto já acontece em muitos países do mundo.


Vejo a tragédia do Haiti como uma oportunidade que Deus está nos concedendo para levar ajuda a um povo que sofre, reparetindo com este povo um pouco do amor que Deus tem por nós.

Gutierres Siqueira disse...

Amigos,

Como afirmei no texto, o problema do Haiti é estrutural, e não espiritual, como afirmado por Julio Severo. O Haiti NÃO é mais pecador do que a Suécia, por exemplo (cf. Lc 13. 1-10). Todos NÓS necessitamos de arrependimento, tanto o brasileiro, como o sueco ou o haitiano.

Para melhor esclarecimento sobre os problemas históricos do Haiti, reproduzo o texto do jornalista português João Pereira Coutinho, publicado na edição de hoje do jornal “Folha de S. Paulo”

JOÃO PEREIRA COUTINHO

O terremoto da pobreza

A tragédia do Haiti não é só produto da natureza; é resultado da incúria humana e da corrupção

LISBOA TREMEU em 1755. O Grande Terremoto horrorizou a Europa culta e pôs Voltaire a pensar. Onde estaria Deus? Sim, onde estaria Deus naquele Dia de Todos os Santos para permitir a matança indiscriminada de mulheres, velhos, crianças?

No século 18, Lisboa deixou de ser, entre os homens letrados do Iluminismo, uma mera cidade. Passou a ser, como Auschwitz no século 20, o símbolo do mal. Do mal radical, inominável, inexplicável.

Passaram 250 anos. Lisboa deixou de tremer. Ou quase: umas semanas atrás, nas primeiras horas da madrugada, senti a casa a dançar um "twist". Durou segundos. Alguns livros no chão, um copo partido. Por momentos, ainda pensei que talvez fossem os meus vizinhos em reconciliação amorosa.

Não eram os vizinhos. Os alarmes dos carros estacionados na rua desmentiam com estridência qualquer cenário romântico. Era terremoto, confirmaram as notícias. Nível 6 na escala Richter. Nenhum morto. Nenhum ferido. Nenhuma interrogação sobre Deus.

Exatamente o contrário do sucedido no Haiti. Incontáveis mortos. Incontáveis feridos. E, nos jornais da Europa, textos pseudofilosóficos sobre o papel do divino. O tom era comum. A tese também: a natureza é insondável.
Difícil discordar. Mas a tragédia do Haiti não é apenas produto de uma natureza insondável. É o resultado da incúria humana; da corrupção; da miséria material; e da tirania.

Eis a tese apresentada em ensaio fundamental para entender a contabilidade macabra dos desastres naturais. Foi publicado em 2005 por Matthew Kahn em revista do prestigiado MIT. Intitula-se "The Death Roll from Natural Disasters: the Role of Income, Geography, and Institutions" (a lista da morte por desastres naturais: o papel da renda, da geografia e das instituições).

O objetivo de Kahn não é metafísico; é bem prático. E foi motivado por crença comum, que vi repetida nos últimos dias: por que motivo os desastres naturais só atingem nações pobres?

Kahn começa por provar que uma crença não passa disso mesmo. Entre 1980 e 2002 (o arco temporal do estudo), a Índia teve 14 grandes terremotos. Morreram 32.117 pessoas. No mesmo período, os Estados Unidos tiveram 18 grandes terremotos. Morreram 143 pessoas. Iguais conclusões são extensíveis aos 4.300 desastres naturais do período em análise e às suas 815.077 vítimas. Observando e comparando 73 países (pobres, médios e ricos), a conclusão de Kahn é arrepiante: os grandes desastres naturais distribuem-se equitativamente pelo globo.
O que não se distribui equitativamente pelo globo é o número de mortos: países com um PIB per capita de US$ 2.000 apresentam uma média de 944 mortos por ano. Países com um PIB per capita de US$ 14 mil, uma média de 180 mortes. Moral da história? Se uma nação de 100 milhões de pessoas consegue subir o seu PIB de US$ 2.000 para US$ 14 mil, isso resulta numa diminuição de 764 vítimas por ano.

CONTINUA>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Gutierres Siqueira disse...

CONTINUAÇÃO..................

Mas a análise não se fica pela riqueza. Não se fica apenas pelos países que têm maior capacidade para planificar com rigor, construir com segurança e socorrer com rapidez. A juntar à riqueza, a política tem uma palavra a dizer.
A política, vírgula: a democracia e a boa governação. A disparidade dos mortos não é só imensa entre países ricos e pobres; também o é entre países democráticos e não democráticos. Em países democráticos, onde os governantes são julgados pelos seus constituintes e vigiados por uma imprensa livre, a forma como se planifica, constrói ou socorre é o verdadeiro teste de sobrevivência para esses governantes. O número de mortos em países democráticos é, mostra Kahn, incomparavelmente inferior aos mortos anônimos dos regimes ditatoriais/autoritários.
No Haiti, um terremoto com 7,1 graus na escala Richter trouxe devastação inimaginável e dezenas de milhares de mortos. Em 1989, um terremoto com 7,1 graus na escala Richter provocou 67 vítimas nos EUA. Nenhum espanto: os EUA não têm um PIB per capita de US$ 1.400 e não foram governados por "Papa Docs", "Baby Docs" e outros torcionários para quem o destino do seu povo era indiferente desde que a rapina pudesse continuar.
Em 1755, quando o terremoto de Lisboa fez tremer a Europa, ficaram célebres as palavras do marquês de Pombal: é hora de enterrar os mortos e cuidar dos vivos. No século 18, era impossível dizer melhor. No século 21, impossível é dizer pior. Depois de enterrar os mortos e cuidar dos vivos, só existe uma forma de mitigar a violência da natureza: enriquecendo e democratizando.

(FOLHA DE S. PAULO, Caderno Ilustrada)

Eliseu Antonio Gomes disse...

Gutierres

Como cristãos que somos, e principalmente que se coloca na posição de apologeta / apologista, cabe o dever se fazer uso das Escrituras Sagradas, com texto e contexto bem delineados, para marcar o posicionamento que adota.

Não basta fazer crítica. Deixemos as críticas vazias para o Galvão Bueno, narrando futebol.

Quem acredita que Pat Robinson errou, use a Bíblia Sagrada. E quem crê que ele acertou, que também faça uso das Escrituras.

Abraço.

Gutierres Siqueira disse...

Eliseu,

Pela terceira vez indico o texto de Lucas 13.1-5.

“E, naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados {ou devedores} do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis”.

Mais claro impossível! Julio Severo e Pat Robertson não só esqueceram de ler esse texto, como também trabalham em bases racionais (cosmovisão) duvidosas:

- Maldições sobre nações.
- Religiões tribais como mais amaldiçoadas do que as demais religiões.
- Associação entre “pobreza” e “maldição espiritual”.

Não trabalho com apologética do espetáculo. Falo em cima de bases. Nem quero desmerecer o que Julio Severo já escreveu para o nosso aprendizado. Mas também não sou depende intelectualmente de Julio Severo. Agora, não podemos aceitar esse tipo de argumento tão errado e perverso, tanto diante de Deus como dos homens.

Clóvis disse...

Prezados irmãos e amigos,

Reconstruir o Haiti custará 10 mil milhões de dólares, segundo estimativas. Porém, mais do que reconstruir o país fisicamente, precisamos ajudar as vítimas do terremoto, que precisam de atendimento médico, remédios, comida, água, roupas, etc. E precisam urgentemente.

Há várias organizações sérias trabalhando no Haiti agora. Elas estão precisando de apoio humano, além de recursos para realizarem o atendimento emergencial e continuado aos haitianos.

No blog Cinco Solas há uma relação dessas organizações religiosas e/ou humanitárias, com links para donativos. Essa postagem é constantemente atualizada.

Se você desejar reproduzir o artigo em seu blog, pode obter uma cópia do código html aqui. Fique a vontade para editar o texto como preferir, mas é importante divulgar, pois muitos podem estar querendo contribuir mas sem saber como proceder.

Que o Senhor o abençoe.

Em Cristo,

Clóvis
Editor do Cinco Solas

Matias Heidmann disse...

sem dúvida o histórico maracado pela pobreza e corrupção não ajudam muito o Haiti. Tambêm o vodu não é de benefício. MAS declarar que uma nação é devastada por causa do vodu é ignorância, pois ao mesmo tempo está se declarando que nações prósperas e com menos problemas são alvos da bondade de Deus. Então o Japão, país pagão aos olhos cristãos, deveria ser miserável. Mas ao contrário do Haiti tem estrutura para reconstrução após terremotos e tambêm estrutura para prevenção. Então é um problema estrutural e não espiritual. E entendo na Biblia que pior será para os países que já conheceram a verdade e simplesmente a abandonaram. Assim temos países como EUA, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Noruega que foram berços do protestantismo bíblico e hoje estão pisando com os pés a verdade. isto é pior que o vodu praticado por uma pagão que não sabe da verdade....
Um alerta a igreja brasileira: voltemos ao evangelho!

Marcos Wandré disse...

Graça e Paz!

Amado Gutierres,

Parabéns pelo texto e pela visão crítica baseada no Evangelho!

Profundamente lamentável a posição do Sr. Julio Severo. Eu já não gostava do blog dele, que é uma arena de ódio contra gays, e agora com esta fala impiedosa e contrária ao Evangelho, aí que eu não sigo mesmo!

Chega de religiosidade e farisaísmo!

Suas refutações foram perfeitas!

Um abração!

Anônimo disse...

Júlio Severo representa o que há de mais nefasto na igreja brasileira. Suas tendências teológicas são responsáveis por parte das calamidades que assolam nosso meio. Vejamos;

1- Sionismo: Defesa intransigente e unilateral do atual Estado de Israel. Qualquer estudioso sério das escrituras sabe que não há ligação entre esta pátria criada em 1948 e o Israel bíblico!

2- Direitismo burro: Como existe uma esquerda burra, também há uma direita que se porta da mesma maneira. Da mesma forma que radicais de esquerda demonizam tudo o que é de direita, alguns representantes da direita se portam do mesmo jeitinho. Assim como seria forçar a escritura encontrar em Jesus um grande socialista, também considerá-lo como o precursor do capitalismo tipo USA seria igual temeridade. Júlio Severo se porta desta última forma.

3- Falta de consistência em seu uso da escritura. Textos são retirados do contexto a fim de apoiar suas teses polêmicas. Nada de hermenêutica ou exegese. Nada de método Histórico-Crítico, Gramatical ou Sociológico. Enfim, teologia bíblica pífia.

4- Pré-Milenismo Radical : Até mesmo irmãos pentecostais já constataram que o abuso desta vertente escatológica produz um grupo de cristãos completamente alienado ,sem proposta para a sociedade moderna.

5- Redução da mensagem transformadora do evangelho : Para Severo, a obra de Deus em Cristo resume-se apenas ao mundo espiritual, sendo que qualquer engajamento social da igreja é chamado pelo mesmo de " comunismo".

6- Individualismo : Assim como não há cristianismo sem vida comunitária, não há experiência humana saudável em isolamento. Deus nos criou para vivermos em sociedade. Com sua tosca idéia de " educação nos lares", Severo quer criar uma geração de crianças cristãs doentias e esquizofrênicas, isoladas da sociedade. Será que tal comportamento é compatível com a idéia de sal e luz?

Abraços

André Tadeu.

Anônimo disse...

JESUS ESTÁ VOLTANDO, CONSERTA A VIDA DE VOCES SEUS CRENTES FROUXOS, MORNOS E GELADOS OU TAMBÉM VERÃO O LAGO DE FOGO BEM DE PERTO. LUIZ DE SOUSA

Anônimo disse...

O Julio Severo respondeu teologicamente este comentário seu. Citou o Apocalípse e a posição dos reformadores.

Que vergonha para vocês!

E, agora, Danilo? E, agora, Leonardo? E, agora, Gutierres? Acho que o próximo roud será vergonhoso para vocês três! Não levantem, peçam a toalha, por amor a vida virtual de seus blogs!

Rosivaldo Russo

Newton Carpintero, pr. e servo disse...

Prezamado Gutierres siqueira,

A paz do Senhor!

Por residir no Sul da Flórida, conheço haitianos e um pouco da violência, cada vez mais crescente neste estado, povoado por milhares de haitianos que produzem o aumento da violência, neste país.

Esta posição, não justifica o que ocorreu no Haití, e muito menos por ser um país com a prática do vodu, por pelo menos 80% dos 65% da população católica. Creio sim, que Deus está dando prosseguimento ao acontecimentos do Final dos Tempos. A terra toda chora pelo pecado, e em qualquer parte do mundo veremos lamentações em demasia. Não adianta chorar! E nem pedir paz, neste momento.

Muito menos, justifica a falta de respeito na blogosfera, ocasionada por quem, ou "quems", foge ou fogem do campo das idéias, e desrespeitam a todos, sem uma singular proposta que seja coerente com a educação.

Não creio, para desgosto de muitos, que o apóstolo Paulo serviria para ofender a outros com baixaria. Parece até rima!

Não há tempos modernos, para piadas grotescas, nestes momentos, no qual vivemos e devemos nos sujeitar a uma prática de costumes lógicos à observação dos do mundo. Somos luz e sal nesta terra, ou não?

Devemos informar com cautela e certeza, que possuímos uma responsabilidade com a verdade, e não com a falsa modéstia, encontrada de uma maneira virulenta na internet através dos blogs mini-apologéticos, semi-apologéticos ou apologéticos.

Devemos chorar pelo Haití? Sim!

Chorar pelo Haití e por todos os países deste mundo, que estão vivendo, esta época atual, o princípio das dores, e porque não, também, principalmente pelas grosserias estabelecidas na internet, como resumo da ópera "terremótica" na blogosfera?

Com certeza, o Senhor possue seus propósitos, e estes serão verificados no prosseguimento deste momento triste que vitimou este país tão sofrido pela irresponsabilidade de seus governantes. Milhares de vidas se perderam, mas, com certeza, milhares de vidas, foram salvas pela sua fé em Jesus Cristo e milhares, possuíram a chance em conhecer, a necessidade de salvação com os muitos dos pregadores, que alí estarão trabalhando em prol do evangelho.

Todo cuidado é pouco!

Vigiar e Orar!

O Senhor seja contigo!

O menor de todos.

Anônimo disse...

Lucas disse ....

Será que no Hait foi o acaso? com tantas evidências de bruxaria predominante,será que é necessario atacar o Júlio que é conserteza cristão e luta pela palavra de Deus,não concordo com tudo que ele fala nem com o que vocês falam, mas Julio está certo nesse caso.Bem e o gutierrez que tem seu blog postar até aqui para se defender rsrs , e esse andre ´cheio de criticas totalmente erradas para o Julío , parem pra pensar a luta do Julio contra o homossexualismo , aborto e outras tem muito mais força ,efeito expressividade do esses pequenos blogs de vcs

Anônimo disse...

Esse Júlio Severo só carrega ódio no coração.
Por causa desse ódio, ele teve que fugir do país colocando sua esposa e seus filhos inocentes numa situação de quase-miséria.

Essas crianças dependem de donativos para comer por causa de um pai insano.

Que Deus proteja esses pequeninos já que o pai biológio não pensou neles antes de se tornar um foragido do ministério público.

Gustavo Reis disse...

Olá, Gutierres,

Eu tenho que parar de seguir você, o Genizah, o Púlpito Cristão e o Júlio Severo porque saiu o artigo "Raivinha de Danilo" no blog de Júlio Severo para não me causar confusões.

Isso é envolvido em brigas alheias entre vocês quatro. Que feio!

Eu não gosto de pessoas que dizem ser cristãs e brigam alheiamente!

Fiquei bravo com vocês

Defesa cristã disse...

Não vejo uma liberdade em querer expressar sua opinião, tudo tem que ser de um lado. Julio Severo é um articulista que realmente tem mostrado a face real de um mundo totalmente engajado na preparação para o anticristo. Agora tudo tem um limite em ofender ou ironizar um irmão por dizer coisas diferentes das que queremos ouvir? Ou que são parte da nossa formação teológica? então tem que haver maior imparcialidade. Vejo uma ira por qualquer que fale algo diferente do que pensamos. Um abraço!

Anônimo disse...

ISSO AQUI O QUE É?

SARCASMO GOSPEL?
IRONIA ESQUERDISTA?
APOLOGIA DAS RELIGIÕES AFRICANAS?

TEOLOGIA PENTECOSTAL????
NEM DE LONGE!

O QUE VOCÊS QUEREM? RASGAR A BÍBLIA ?
ACUSAR UM ESTÊVÃO POR DEFENDER A VIDA E A FÉ GENUINA EM CRISTO?

PARECE-ME QUE ESTE RAPAZ É CABO ELEITORAL DE DILMA. OU MAIS, SERÁ APÓSTOLO DE LULA?
VAI LER A BIBLIA, FILHO.
DEIXE-DE LADO A CARTILHA DO SOCIALISMO.

SERÁ QUE VOCÊ TEM A CORAGEM DE PERMITIR ESSE SIMPLES COMENTÁRIO?

DEUS TE ABENÇOE!

Gutierres Siqueira disse...

Caro Anônimo,

Algumas regras de etiqueta ao comentar em blogs:

- Primeira: identificação. Qual é o seu nome?

- Segunda: letras minúsculas. Tire da caixa alta, não precisa “falar gritando”.

- Terceira: antes de especular em quem eu vou votar, leia os meus textos.

- Quarta: Seja educado, e debata ideias. Não parta para a esculhambação.

Obrigado.

Docil 43 disse...

Voce conhece a historia dos Estados Unidos? As pessoas que fundaram este pais, todos eram cristaos convictos e por causa disso, Deus abencoou os norte-americanos grandimente. E agora por que voce acha que Estados Unidos esta nessa crise toda? Coicidencia!? Eu acho que nao! Antes de Jesus Cristo, Israel era sempre prospera quando servia a Deus e fazia as vontades dele, mas quando se desviava de Deus, sempre vinha o juizo de Deus contra Israel. Se Deus fez isso com Israel, por que nao faria com os Estados Unidos, onde todos se desviaram da fe? Ou se fez isso com Estados Unidos, por que nao faria com Haiti? Todas as nacoes que insistem em desobedecer a Deus, sofrem de alguma maneira o juizo de Deus. Nos pais onde a maioria eh ateu, o numero de suicidios eh grande. A China onde o numero de ateus eh grande e onde ha perseguicao de cristaos, tambem sofreu terremotos e outras calamidades. Japao tambem tem muitos terremotos, onde um deles destroi uma cidade inteira, e ainda pode acontecer mais terremotos neste pais. Nos paises islamicos o povo constantemente eh repremido e perseguido pelos governos, onde nao ha liberdade, e estes paises sofrem na probreza e guerras. E no lugar onde aconteceu o tsunami? Este pais eh hinduista, e a India que tambem eh hindu, eh um pais miseravel assim como Haiti. Entao todos estao sofrendo o juizo de Deus, mais de formas diferents. Os povos que vivia na terra prometida antes de ser conquistada pelo Josue e o povo Judeo, tambem vivia sub o julgo da bruxaria e feiticaria, onde Deus falou com Moises que era este o motivo de expussar estes povos da terra prometida, e alertou a ele que os Judeos nao poderia se contaminar com bruxaria e nem feticaria, pois eh algo que Deus detesta. Entao voce esta muito desinformada e nao tem conhecimento biblico, pois "Bem-aventurados aqueles refletem sobre as Palavras de Deus dia e noite." Fique com Deus!

O Clérigo disse...

Gutierres;

Mexeu em "ninho de marimbondo", meu amigo! Uma parte dos nossos "irmãos" confude reflexão e opinião com pedantismo, orgulho e juízo temerário. Prepare-se para ser alvo da ira deles, porque só está começando...
É o preço que se paga por cometer o "pecado" de raciocinar.

Levi Bronzeado disse...

As barbaridades ditas por Pat Robertson fizeram-me entender com mais clareza por que Hitler se dizia "Cristão".

Levi B. Santos(http://www.levibronze.blogspot.com)

Anônimo disse...

Eu gostaria que os amados irmãos lessem mais a Bíblia pois ela fala que Deus mandará vários castigos para aqueles que vivem no erro e não se arrependem, porém, o nosso dever é pregar o evangelho para eles e não dizer que o acontecido no Haiti é por acaso ou aconteceu por acontecer. O que eu vejo é que Deus está os adivertindo e a nós também que vivemos fazendo um monte de nada para o reino de Deus e entre este monte de nada é nossa briga por isso ou aquilo que pensamos sobre o que Deus fez no Haiti ou não, o que mais nos intereça neste momento é fazer a obra de Deus enquanto podemos, pois chegará um dia e penso que não está distante onde não teremos tempo de acusar Julio ou seja lá quem for pois estaremos no mesmo barco sendo perseguidos por um monte de filhos do diabo que serão guiados e mandados para executar a obra do anticristo e neste momento não teremos tempo para dizer se foi uma catastrofe natural ou não, por isso, vão buscar a Deus que tanto vocês dizem que servem e fiquem com suas bocas fechadas para não pecarem contra o mesmo Deus que vocês dizem sevir para não serem julgados.
Atenciosamente

R.O.J
Obs.: Gosto muito de Júlio Severo mesmo não concordando com tudo que ele escreve, porém,não o posso chamá-lo de não cristão sobre algo que nenhum de nós sabemos ao certo sobre o que ocorreu no Haiti pois quem sabe se já não estamos vivendo o fim de todas as coisas e Deus está nos alertando? Pensem nisto certo? e que Deus nos ilumine mais e mais.

tito disse...

Oi estudantes da Palavra,boa tarde.
A falta de conhecimento leva a destruição,assim profetiza Oséias 4:6; Na minha bíblia está escrito que feitiçaria é do Diabo,e obra da carne,em Apocalipse está entre outros pecados a serem punidos. O Japão por ser budista é rico,mas teve terremotos desastradores,e é o país que tem maior número de adolescentes suicidas no mundo,cdê a bênção? Vcs sabiam disso?
Indonésia é a maior nação muçulmana do planeta,e sofre vulcões e terremotos e mortes por atacado,é quem mais mata cristãos por causa da fé em Jesus.Bem lendo Apocalipse 6:10 vejo que irmãos que foram degolados estão debaixo do altar pedindo o que? Leiam o texto e respondam com o texto, o que eles estão clamando ? Porra loucos digam! O que Amós 5:24 pede? O Haiti é o maior exportador de maldição(Vodu) de feitiçaria do mundo,tem crianças órfãs com um número exagerado,o Collor fez uso do Vodu para matar o irmão dele que o denunciou.Sarnei é outro simpatizante e bruxo praticante de feitiçaria Vodu,Codó no MA conhece bem do que estou falando. Michel Temer é pai de um ex-satanista e faz uso do Vodu para se manter no poder e é candidato a Vice na chapa oficial apoiado pelos Pentecostais.O Consul não errou,ele conhece bem a sua terra O Haiti,e falou com conhecimento de causa, eu endosso que há um julgamento divino nesta parada,e a feitiçaria satãnica está por tras desta destruição,leia pô João 10:10,e juízo de Deus não se discute e Ele adverte a todos nós em Romanos 11:22,leia pô.O Brasil está sob juízo,as chuvas torrenciais é o pagamento do nosso carnaval que não é outra senão o culto a deusa da sensualidade,e a conta vem logo.Deus pode tratar com a terra através dos elementos da natureza expressar a sua ira,e o Diabo tb,leia pô, JÓ cap.1. O meu conselho é que todos vcs deviam estudar,meditar,refletir a Palavra com os olhos do Espírito e não segundo as nossas tradições denominacionais e eclesiásticas que são as opiniões até esboçadas.Prefiro ir para a Cabana do que ir a igreja para ouvir vcs.Os nossos líderes tem sido uma vergonha.E tem mais,vou mais longe,as três maiores religiões do mundo: Judaísmo,Islamismo e Cristianismo não tem sido bênção para a humanidade, em todos os conflitos de guerra e sangue escorrendo pela terra,as tres grandes estão envolvidas,veja na mídia.Então quem está com a razão.Ainda tem gente chamando de 'bela mensagem' essa coisa publicada no blog da Teologia Pentecostal ????
Canalhas leiam Apocalipse!!!E João Batista chamou de raça de víboras,canalhas é bem mais ligth.

tito,brother from Brasília.
Sem sal e com pimenta.

Anônimo disse...

Quero contar uma história sobre o amor de Deus que aconteceu já faz
vinte e sete anos. sou filho de mãe evangélica e pai católico. Até aos catorze anos vivia entre a cruz e o fogo eterno. Joguei pedras em uma igreja com mais ou menos trinta garotos. Gostava de futebol e muitas vezes no meio do campo uma voz falava ao meu coração se você morrer neste momento aonde passará a eternidade?
Isto mim levava ao desespero e desesperança até que um dia eu fui a mesma igreja que joguei as pedras e entreguei a minha vida a Jesus e a paz dEle inundou o meu ser e nunca mais esta paz e alegria saiu de mim.
Estou sentindo que os chamados cristãos modernos têm mudado muito e inclusive se distanciado do verdadeiro cristianismo, pois, além das mazelas que muitos têm praticado estamos cada dia mais vendo que os pedaços do cristianismo estão ficando cada vez mais dificil de ajuntar.
Sou apaixonado por Jesus e quero que muitas almas cheguem ao conhecimento do seu amor, porém,vejo que muitos irmãos estão enfrentando outros irmãos não só na igreja como já passamos para blogs e tantas coisas mais e as almas estão indo para o inferno, e de quem será a culpa?
Gastamos dinheiro com blogs que não ajudam, não evangelizam, não edificam e só falam e até defendem o que o mundo faz para destrir os que já estão a beira do abismo. Estou orando a Deus para que em breve ele mim conceda um blog para que muitos venham a ouvir o evangelho da salvação e cristãos venham se edificar em Cristo Jesus nosso Senhor o qual virá em breve para dá fim ao pecado e castigar em definitivo aqueles que o rejeitam e lançar no lago de fogo a besta e o falso profeta e inalgurar o reino milenar e depois o reino eterno com todos os que o aguardam para salvação.
Vamos juntos dá as mãos, e largar os nossos proprios pensamentos e salvarmos a muitos que estão indo para o fogo eterno.
Júlio, Danilo, Leonardo e o irmão deste site gue estão guerreando contra os proprios soldados do Rei Jesus, larguem as armas, e vamos combater o mal e não combater a nós mesmos, pois todos os salvos por Jesus são do mesmo exercito.
Todos vocês irmãos um dia passaram pela mesma esperiência que eu passei do novo nascimento, por isso, temos que pregar o evangelho e combater os nossos inimigos (o diabo e seus anjos) que estão usando os incrédulos para levá-los para perdição eterna.
Que Deus os ilumine em nome de Jesus.
R.O.J
Obs.: E-mail para contato. renniilson@yahoo.com.br

Pr Roberto disse...

Vcs sabem que filosofia secularista não é doutrina né ?

se alguém falaa um verdade bíblica , é este que deve ser apoiado , pois Deus já o apoia , não o que redaciona sem mencionar uma linha da bíblia .

Temso que buscar a autoridade espiritual da bíblia , para criticarmos no nosso meio , e nela tem uma verdade INDISCUTÍVEL :

"Bendita a nação cujo Deus é o Senhor"

Simplesmente este verso , diz que Julio está correto , já que não é bendita uma nação cuja capital foi destruída inteiramente , e o povo está morrendo de famelismo e sede .

Lembremos dos , muitos cativeiros , que Deus tanto permitiu , como CORAJOSAMENTE (como é hábito do Senhor) , trouxe a sí a responsabilidade por aquela situação :

(Lamentações 4:11) - Deu o SENHOR cumprimento ao seu furor; derramou o ardor da sua ira, e acendeu fogo em Sião, que consumiu os seus fundamentos.
(Lamentações 4:12) - Não creram os reis da terra, nem todos os moradores do mundo, que entrasse o adversário e o inimigo pelas portas de Jerusalém.
(Lamentações 4:13) - Foi por causa dos pecados dos profetas, das maldades dos seus sacerdotes, que derramaram o sangue dos justos no meio dela.
(Lamentações 4:14) - Vagueiam como cegos nas ruas, andam contaminados de sangue; de tal sorte que ninguém pode tocar nas suas roupas.


Agora me digam os críticos seculares (sorry , estão a merecer este indicativo) , o verso acima não foi mandado ser escrito pelo Deus que vcs dizem servir ? ou tem alguma 'bíblia' diferente na estante ?

Certamente que devemos amar os haitianos , orarmos por eles , MAS não hipocritizem o debate , Jesus amava os Judeus , e isto não o impedia de falar da futura destruição do templo , de que "não me verei mais até que aprenda a dizer bendito o quem em nome do Senhor", etc ...

alertar é o dever do atalaia , para que algo suscedâneo , não aconteça com o Brasil , que está indo na mesma direção .

E porque ? porque alguns evangélicos ficam dando bambuzada em quem é objetivo , ao invés de estarem atentos ao africanismo cada vez mais idolatrado neste país , recebendo status de cultura , enquanto nós criamos mais 'filósofos' acusadores , ao invés de homens de fé para declarar a bíblia .

exortação , irmão , se faz , pela sola-scriptura . E caso alguém aqui ache que o Deus do nt é diferente :
(I Corintios 5:5) - Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.

Sim , é impactante esta msg , não somos Paulo para a declarar , mas somos espectadores para entender e aceitar .

Simplesmente , quem escreve este blog , que parece nada ter de pentecostal , pois pentecostalismo aceita que Deus está no controle de tudo , DEVE desculpas ao Júlio , e à comunidade cristã , e deve ler mais a bíblia também .

nt.: sim , existe dubai né ? assim como existe na biblia dito que Sodoma foi posta para exemplo dos que vivem impiamente , e assim como está escrito que Deus tem seu tempo e hora para tuda debaixo da terra .

Pr Roberto

André Amaral disse...

Agora você tem meu total respeito!!!rsrs

tito disse...

Oi Gutierrez, lí o texto citado em Lucas 13 e na minha interpretação vc esqueceu que Jesus não desculpou quem morreu e nem quem estava vivo - ele disse para todos que se não se arrpendessem todos igualmente iriam perecer.Então,Julio Severo tem razão ou não ?
Exegese e citações com base em emoções e ânsia de dar resposta "certa" leva a citar e interpretar textos erroneamente e com distorções que pulam aos nossos olhos.
Eu sou admirador dos bereanos,e confiro antes de dar resposta.Agora devemos ser humildes em dizer que erramos quando erramos,e consertar.
tito, the brother from brasília. Obrigado.

tito disse...

Oi Gutierrez,como podes fazer tal afirmção ? "Como afirmei no texto, o problema do Haiti é estrutural, e não espiritual, como afirmado por Julio Severo."Quer um conselho mermão Gut,vá estudar a bíblia com o Shedd.Como que o problem do Haiti não é espiritual ? De onde vc tirou isso? Sua cosmovisão bíblica e de gente que sofre de catarata nos olhos - vá operar mermão.E diz a bíblia; não deis lugar ao Diaboa,tá ?Onde? em Ef.4,v.? vc procura.
tito brother from brasília.

Paulo disse...

Gostaria de indicar uma página onde eu ví a melhor resposta a respeito desse assunto.

http://airtonbc.wordpress.com/2010/01/31/deus-haiti-e-o-terremoto/

Acho que resume exatamente o que penso.

Emunah Proclamando a Verdade Sem Medo disse...

Amado em Cristo, sei que o propósito de seu artigo foi para edificação, porém todos nós somos falhos e sempre vamos errar. As considerações de Julio Severo não foram corretas, mas será que tudo que o amado posta, todos concordam como biblicamente certos? Seremos certos sempre? Nunca iremos errar? Somos donos da verdade? Admiro você, pois muitos artigos seus tem edificado e tenho duplicado eles em meu blog para que mais pessoas são edificadas, reconheço e muito que tens edificado a igreja do Senhor Jesus com suas palavras, também, reconheço a parcela que Julio Severo tem feito para o reino, lutando contra a prática homossexual alcançando não só o Brasil, mas muitos países. Acho que artigos como estes servem só para cutucar, acho que a ética preza pelo nome daqueles que estão lutando pelo reino. ( Senhor tem alguns que expulsam demônios e não te segue como nós...). Temos que tomar cuidado, para não estar espalhando em vez de estar ajuntando com o Senhor e vice e versa. Espera que me entenda, sou só mais um, anônimo, sem importância e pouco conhecido, mas que preza pelos valores bíblicos e do reino. Há muito atrás entrei na onda de colocar artigos para mostrar as feridas da igreja, porém vejo que isto tem pouca edificação. Acho que edificar é sim mostrar feridas, não apontando para pessoas, mas principalmente levar a cura, pois só mostrar feridas não adiantará de nada!

Abraço!
Anderson Biu

tito disse...

Oi Anderson,falou e disse.
O S-e-v-e-r-o que mora nos EUA é um 'profeta' cuja estratégia,seu modo de falar é para matar todos os homossexuais do planeta.Ele sempre afirma que a bíblia está do lado dele,e não aceita as ponderações de seus leitores,ele é o aitolá travestido de crente.Linguagem tradicionalista extremada.O bom dele se dilui com o mal que ele escreve sobre pessoas ou líderes que não leem na sua cartilha.É uma pena.tito from brasília.

Emunah Proclamando a Verdade Sem Medo disse...

Tito, com certeza nossa meta é a moderação e não extremismos, porém se for escolher um lado prefiro o do Severo, dos que estão amenizando a mensagem bíblica para não ofender os homossexuais. E estes já estão batendo nas costas de muitas igrejas, pois estas estão se moldando aos seus prazeres, imagino Paulo escrevendo uma carta e tendo que mudar seu pensamento para amenizar a mensagem de Deus!

Abraço

Anônimo disse...

Humberto Santos:
Fico muito triste ao ver comentários com ataques pessoais, com julgamentos de que alguém é falso cristão, fariseu, etc. E tudo isso porque o que Julio disse não combina com as ideias de alguns. Eu creio que o Dilúvio, que a destruição de Sodoma, que a destruição dos Sete povos de Canaã foi consequência dos pecados dos homens. No Apocalipse vemos muitas catástofes, por quê? O pecado.