sábado, 6 de fevereiro de 2010

Algumas dicas para os irmãos blogueiros

Não entre nos blogs que você não lê escrevendo mensagens prontas. Exemplo disto são frases do tipo: “Gostei muito do seu blog, dê uma passadinha no meu”.

Não reproduza posts alheios sem citar claramente a fonte.

Respeito o estilo do blogueiro. Se ele escreve usando o humor, não queira contestar o uso deste método. Se ele escreve academicamente, também não queira mudar este estilo. Você pode contestar ideias, opiniões e teorias, mas não o estilo. Estilo é uma extensão da personalidade.

Saiba comentar. Se não gostou do que leu, emita a sua opinião não ofendendo a pessoa. Escreva com educação, bom senso e equilíbrio.

Tenha educação. Nunca escreva em caixa alta. Quem assim escreve parece que está gritando. Você acha bom conversar com quem grita?

Use a regra de ouro. Faça com os outros o que suportaria que fizessem com você. Usa ironias no seu texto? Então aguente ironias. Usa nome de pessoas no seu texto? Então aguente quando usarem o seu nome. Usa adjetivos com os outros? Então aguente quando usarem com você. Quem assim não age acaba como aqueles que contam piadas de todo mundo, mas não aguenta uma brincadeira.

Não elogie, elogie, elogie... indefinidamente. Assim você parecerá um fã. Não critique, critique, critique... indefinidamente. Assim você parecerá um inimigo. Saiba elogiar e criticar quando achar necessário.

Não fuja de debates que você iniciou. Não espiritualize os debates. Não crie debates por criar.

Publicado originalmente no blog da UBE (União de Blogueiros Evangélicos)

3 comentários:

Danilo Fernandes disse...

Mandou muito bem Gutierres,

Abs

Danilo

Sonia disse...

Graça e Paz, irmão Gutierres,
Quero registrar meu apoio e também parabeniza-lo pelas dicas objetivas, mas muitíssimo importantes para nós, Blogueiros cristãos.
Que Deus possa continuar abençoando sua vida para continuar nos orientando nessa árdua missão de evangelismo pela internet que, parece simples, mas não é.
Abraços fraternais, em Cristo.
Sonia

Matias Borba disse...

Gutierres:

Isso aqui no texto é complicado:

"Use a regra de ouro. Faça com os outros o que suportaria que fizessem com você. Usa ironias no seu texto? Então aguente ironias. Usa nome de pessoas no seu texto? Então aguente quando usarem o seu nome. Usa adjetivos com os outros? Então aguente quando usarem com você. Quem assim não age acaba como aqueles que contam piadas de todo mundo, mas não aguenta uma brincadeira."

As pessoas sabem falar, falar e falar, mas ouvir que é bom nada! Sabem críticar e alguns fazem chacotas, mas quando fazem o mesmo com eles, fogem deste "princípio" e começam a acusar, machucar e magoar. Difícil demais!

É isso, fazer o que...

Abraços!