quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fatos na propaganda eleitoral

Tiririca e pastor Paulo Freire no mesmo comercial

Caro leitor, saiba que no estado de São Paulo, um dos candidatos a deputado federal é o humorista Tiririca, cujo lema é “pior que tá, não fica”. Com suas palhaçadas, o comediante pede votos para ajudar os pobres, inclusive os pobres de sua família. Na mesma propaganda do Partido da República (PR) aparece o pastor Paulo Freire, da Assembleia de Deus de Campinas, citando o II Samuel 22:33, que é o número de sua candidatura. Preciso comentar? É cômico uns dos principais membros da mesa diretora da CGADB nesse papel de candidato no partido que aposta na palhaçada. É triste pastores se candidatando, quando tal vocação deveria ser leiga. Um usa a comédia pelos votos, o outro usa a Bíblia. Sacrilégio?

O presidente Lula se comporta como um ungido

A colunista Dora Kramer, do jornal O Estado de São Paulo, fez uma interessante observação sobre a fala do presidente Lula na propaganda da presidenciável Dilma Rousseff:

A campanha (do PT na noite de ontem) simplesmente desconhece a circunstância eleitoral: não pede que Dilma seja eleita por isso ou por aquilo, não a compara com os concorrentes de maneira a informar ao eleitor que se trata de alguém mais bem qualificado que qualquer dos outros, nada. Simplesmente põe Dilma Rousseff sentada na cadeira presidencial. No encerramento a música corrobora o fato consumado: “Agora as mãos de uma mulher vão nos conduzir/ eu sigo com saudade, mas feliz a sorrir/ pois sei, o meu povo ganhou uma mãe/ que tem um coração do Oiapoque ao Chuí.” O sujeito da oração, evidentemente é Lula, que os autores João Santana e João Andrade transformam numa representação de Jesus Cristo - “deixo em tuas mãos o meu povo” - com vocação autoritária - “mas só deixo porque sei que vais continuar o que fiz”. E se não soubesse não deixaria? Não gostaria é a leitura subjacente.

Pois é, parece que o poder sobe a cada dia na cabeça do nosso presidente. Ele esqueceu que quem decide o próximo presidente é o povo, e não a sua vontade. Lula parece confundir o ofício de presidente com o de rei. É a velha raiz do populismo autoritário, que ainda ronda o Brasil. Daqui a pouco ele convocará os “apóstolos” megalomaníacos evangélicos para fazer parte do seu governo.

11 comentários:

Matias disse...

Não posso concordar com Tiririca, que aliás é tambêm um péssimo comediante, ator e humorista (basta ver a sua participação no Tom Cavalcante): Pior não pode ficar, diz ele. Sim, pode ficar pior! E estas eleições (presidente, governador) são prova disto: o messianismo de Dilma, a hipcorisia de Serra, o Alckmin abraçado com o Quércia, Marina encima do muro...
Pastores ignorantes (que não sabem nada de Biblia e muito menos de politica candidatando-se. O que mais vocês querem? Será que chegou a hora do juízo?

Cristiano Silva disse...

O Lula fala o que o povo quer ouvir, e do jeito que o povo quer ouvir. Prepare-se, irmão, pois a era da "nossa mãe Dilma" está chegando: se depender da qualidade da produção da propaganda do PT em relação ao PSDB, "já era".

Anônimo disse...

Bom dia!

Como ele cita o Sl 22.33 se não existe na Bíblia?

Grato, Samuel

Anônimo disse...

Shalom!

Gutierres, se não existe Sl 22.33 - também não existe 1 Sm 22.33!

O correto deve ser 2 Sm 22.33

Abraços, Pr Marcello

P.s>>> Em tempo, não esqueça de me enviar as fotos da Bienal.

Gutierres Siqueira disse...

Grato Samuel pela observação,

Na verdade o erro foi meu. A citação no site do Pr. Paulo Freire é II Sm 22.33 e não salmos, como afirmado neste texto. Mas o sentido de uso indevido é o mesmo.

Francisco de Aquino disse...

A paz do Senhor Jesus,parabéns pelo blog,gostaria de fazer um convite a você, visite meu blog,nele você encontrará vários artigos sobre apologética cristã,pregações e vídeos musicais,esse blog é uma voz em meio a tanta deturpação no "evangelicalismo brasileiro".Deus seja contigo.
www.solascriptura-scriptura.blogspot.com

Pr.Adilson Benevides Sobral disse...

Concordo com o autor quando diz que a vocação dos homens publicos devia "ser LEIGA"! Ora Bolas! Deixemos os irmãos candidatarem-se mas, lugar de pastor é no altar e não usando a Bíblia como meio de manobra do povo de Deus que não é bobo...temos maus exemplos da propria acho que irmã dele acusada e cassada depois, retiram a cassação...

www.gloriosojesusblogger disse...

“O meu povo perece por falta de conhecimento...” Oséias 4:6

ovelha sem pastor disse...

Dura realidade,rebanho sem pastor,ou rebanho dividindo espaço com lobos,jegues e por aí vai.

rico disse...

OLÁ GUTIERRES FERNANDES, SOU PAULO CHENG (RICO CHENG), MORO EM OLINDA E FAÇO PARTE DA IGREJA CONGREGACIONAL EM JARDIM BRASIL. ENCONTREI SEU BLOG E GOSTEI MUITO. EXCELENTE LAYOUT E ÓTIMAS MATÉRIAS. TENHO UM BLOG TAMBÉM, SE CHAMA 'A SOMBRA DA CRUZ VAZIA' BLOG DE CUNHO EVANGÉLICO, MAS QUE ABORDA ASSUNTOS DIVERSIFICADOS COMO MUSICA, POLÍTICA, ATUALIDADES ETC. ENTRA NELE E ME DIZ O QUE ACHOU. CASO VC TENHA GOSTADO E QUISER COLOCAR O LINK NA SUA PÁGINA NAS INDICAÇÕES DE BLOGS EU AGRADEÇO. ESTOU ABRINDO ESPAÇO PARA QUE OS LEITORES INTERAGAM E MANDEM TAMBÉM SUAS MATÉRIAS OU DEEM SUGESTÃO DE MATÉRIAS PARA POSTARMOS. CASO VC QUEIRA MANDAR ALGUMA VOU DEIXAR O MEU E-MAIL AQUI E O LINK DO MEU BLOG, OK?
FICA NA PAZ DE JESUS.

http://asombradacruzvazia.wordpress.com/

E-MAIL: ricocheng13@hotmail.com

Pb. Wanderley Santana disse...

Um dia desses ouvi dizer que uma irmã em Curitiba, dentro de um ônibus coletivo abriu um jornal e, derrepente começou a chorar compulsivamente. Ao ser interrogada pelo seu netinho que a acompanhava acerca da razão de seu choro ela mostrou ao garotinho uma reportagem sobre um evangelista muito conhecido em todo o nosso pais. Tratava-se de um pastor "oriental" oriundo daquele mesmo Estado. Na reportagem dizia o seguinte: "(...)o deputado e pastor evangélico "fulano de tal" bateu o record como sendo o maior doador de cadeiras de roda em nosso Estado do Paraná". A senhora chorava e dizia ao seu neto: "a sua avó é testemunha de que esse pastor ja foi um dos homens mais usados por Deus em nossa nação para para colocar aleijados para andar. Veja só, agora ele é o maior doador de cadeiras de roda..."

É, irmão Gutierres, é lamentável ver que isso esta se repetindo.