sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Papa: Deus é responsável pelo Big Bang

Leia a notícia (em azul) da Reuters e comento no final:

A mente de Deus esteve por trás de teorias científicas complexas como a do Big Bang, e os cristãos devem rejeitar a ideia de que o universo tenha surgido por acaso, disse o papa Bento 16 na quinta-feira.

"O universo não é fruto do acaso, como alguns querem que acreditemos", disse Bento 16 no dia em que os cristãos celebram a Epifania, o dia em que a Bíblia diz que os três reis magos, seguindo uma estrela, chegaram ao lugar onde Jesus nasceu.

"Contemplando (o universo), somos convidados a enxergar algo profundo nele: a sabedoria do criador, a criatividade inesgotável de Deus", disse o papa em sermão para 10 mil fiéis na Basílica de São Pedro.

Nos casos anteriores em que o papa falou sobre a evolução, ele raramente voltou atrás no tempo para discutir conceitos específicos como o do Big Bang, que cientistas acreditam tenha levado à formação do universo, cerca de 13,7 bilhões de anos atrás.

Pesquisadores do CERN, centro de pesquisas nucleares em Genebra, vêm esmagando prótons juntos em velocidade quase igual à da luz para simular as condições que, acreditam, teriam dado origem ao universo primordial, do qual terminaram por emergir as estrelas, os planetas e a vida na Terra --e possivelmente em outros lugares também.

Alguns ateus afirmam que a ciência pode provar que Deus não existe, mas Bento disse que algumas teorias científicas são "mentalmente limitadoras" porque "chegam apenas até certo ponto ... e não conseguem explicar a realidade última...".

O papa declarou que as teorias científicas sobre a origem e o desenvolvimento do universo e dos humanos, embora não entrem em conflito com a fé, deixam muitas perguntas sem resposta.

"Na beleza do mundo, em seu mistério, sua grandeza e sua racionalidade ... só podemos nos deixar ser guiados em direção a Deus, criador do céu e da terra", disse ele.

Bento 16 e seu predecessor, João Paulo 2o, procuram despir a Igreja da imagem de ser contrária à ciência --rótulo que ela ganhou quando condenou Galileu por ensinar que a Terra gira em volta do Sol, contestando as palavras da Bíblia.

Galileu foi reabilitado, e hoje a Igreja também aceita a evolução como teoria científica e não vê razão pela qual Deus não possa ter empregado um processo evolutivo natural para formar a espécie humana.

A Igreja Católica deixou de ensinar o criacionismo --a ideia de que Deus teria criado o mundo em seis dias, conforme descrito na Bíblia-- e diz que o relato bíblico do livro do Gênesis é uma alegoria para explicar como Deus criou o mundo.

Mas a Igreja é contra o uso da evolução para respaldar uma filosofia ateia que nega a existência de Deus ou qualquer participação divina na criação. Ela também é contra o uso do livro do Gênesis como texto científico.

Comento:

O repórter erra ao afirma que o fato da terra redonda em Galileu ia contra as "palavras da Bíblia". Não, as verdades expostas por Galileu iam contra uma interpretação errada da Bíblia. Como vemos no profeta Isaías há trechos na Bíblia que aparentemente falam em uma terra redonda: "Ele (Deus) é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar" (Is 40.22). É claro que Isaías não tinha o conhecimento científico de Galileu, que viveu mais de mil anos depois dele, mas o trecho descrito por ele é muito interessante.

O repórter também erra ao afirmar que Gênesis ensina a criação em seis dias literais. Ora, essa é também uma interpretação, já que o termo hebraico para dia também pode ser traduzido como eras.

E quanto ao papa, ele está corretíssimo quando mostra que a Teoria da Evolução não é uma "prova" do ateísmo. A Teoria da Evolução é uma parte explicativa do desenvolvimento do universo, mas nada prova sobre a transcendência ou a sua falta.

E sobre o acaso, que Bento XVI comenta, termino com as palavras de C. S. Lewis (em itálico):

Se o sistema solar foi criado por uma colisão estelar acidental, então o aparecimento da vida orgânica neste planeta foi também um acidente, e toda a evolução do Homem foi um acidente também. Se é assim, então todos nossos pensamentos atuais são meros acidentes – o subproduto acidental de um movimento de átomos. E isso é verdade para os pensamentos dos materialistas e astrônomos, como para todos nós. Mas se os pensamentos deles – isto é, do Materialismo e da Astronomia – são meros subprodutos acidentais, por que devemos considerá-los verdadeiros? Não vejo razão para acreditarmos que um acidente deva ser capaz de me proporcionar o entendimento sobre todos os outros acidentes. É como esperar que a forma acidental tomada pelo leite esparramado pelo chão, quando você deixa cair a jarra, pudesse explicar como a jarra foi feita e porque ela caiu.

9 comentários:

Anselmo Melo disse...

Meu irmão. Gostaria de pedir seu apoio no sentido de divulgar em seu blog a Petição Publica com o respectivo abaixo assinado onde nos posicionamos contra a distribuição do "kit gay". Essa afronta contra a família esta sendo promovida pelo MEC, com o nosso dinheiro. Assine e divulgue por favor.Segue o link da matéria e da Petição Publica.Não precisa atribuir créditos, meu objetivo não é de auto promoção e sim de mobilizar a família brasileira. Paz!
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=PROL
http://pranselmomelo.blogspot.com/

André Tadeu de Oliveira disse...

Ótimos comentários, Gutierres, principalmente no tocante à teoria da evolução. Parabéns !

Já sabe que vai levar pedrada dos criacionistas da " terra jovem", né? rss

Muito interessante a citação de Isaías

João Emiliano Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aprendiz disse...

Gutierres

A noção errada que Galileu contraditou foi o geocentrismo. Durante muito tempo jugou-se que os astros giravam em torno da terra. Galileu defendeu uma posição que era incomum na época, o heliocentrismo, que afirma que a Terra e os outros planetas giram em torno do Sol. Posição que revelou-se a correta.

Não houve discussão nenhuma sobre a Terra não ser plana, porque ninguém afirmava isso. Os livros de astronomia da idade média, todos apresentam a terra como redonda, isso era fato bem conhecido, só as pessoas ignorantes não sabiam. Você não encontrará nenhuma discussão sobre o formato da Terra nos debates entre Galileu e os goecentristas, porque todos sabiam que é redonda. Discutem todo tipo de coisa: cometas, física, ausencia de paralaxes estelares, mas nada falam sobre o formato da Terra.

Gutierres Siqueira disse...

André, a paz!

Aparentemente existe um consenso conservador com o criacionismo tradicional, mas lendo vários comentaristas e teólogos dessa linha vemos que não é bem assim.

James Montgomery Boice, famoso pregador reformado, pregava todas as posições sobre a criação do mundo (incluindo o evolucionismo teísta)nas suas exposições de Gênesis.

Abraços

Gutierres Siqueira disse...

Aprendiz, a paz!

Observações importantes.

Gutierres Siqueira disse...

Aprendiz,

Depois das importantes observações do Aprendiz, pesquisei sobre o assunto. A ideia da Terra Redonda, como citei, aparece em Isaías. Os gregos também tinham a noção da Terra Redonda. Até mesmo Agostinho escreveu em suas confissões que o planeta é esférico.

Aprendiz disse...

Gutierres

No ocidente, desde alguns séculos antes de Cristo, tornou-se aceito que a Terra era esférica. Mas tarde vou pesquisar sobre isso, e colocar referências.

Aprendiz disse...

Um texto apresentando algo da visão européia medieval sobre a astronomia:

http://ludicomedieval.wordpress.com/2009/08/21/cosmologia-medieval-aristoteles/

Como se vê, eles acreditavam numa terra esférica, situada no centro do universo. Desde uns dois séculos antes de Cristo, era essa a percepção do ocidentais educados. Só o povão não acreditava nisso, e é bastante evidente o motivo: Parece contradizer o senso comum a idéia de uma Terra esférica. Na percepção de uma pessoa simples, as coisa escorregariam "para baixo". O "lado de baixo", no pensamento de uma pessoa sem entendimento, é algo independente da Terra.