quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nos 90 anos de John Stott nos despedimos de David Wilkerson

Hoje, quarta-feira, será uma data lembrada por causa de dois grandes homens da fé cristã no século XX. Neste dia 27, o reverendo John Stott fez 90 anos e o reverendo David Wilkerson, 79 anos, morreu em um acidente de carro no Texas. A esposa de Wilkerson ainda está hospitalizada. Uma notícia alegre e outra notícia triste vinda de dois grandes pastores que influenciaram a vida de milhões de cristãos por todo o mundo. A notícia da morte do reverendo Wilkerson foi um dos assuntos mais comentados no Twitter em todo o mundo.


Lembro a primeira vez que li um livro do Stott. O livro Cristianismo Equilibrado (CPAD) mostrou para mim o caminho da moderação. Foi um marco no início da minha fé, já que eu tinha tendências legalistas. Stott ajudou a formar uma visão equilibrada da fé cristã. Os comentários da ABU são gostosos de ler e certamente uma rica fonte devocional e de erudição. Stott contribuiu muito com a formação do evangelicalismo. É o Billy Graham das letras. Leia mais sobre a bibliografia do "capelão da Rainha": http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Stott


O primeiro livro do David Wilkerson que li foi Faminto por Mais de Jesus (CPAD). É um daqueles livros que falam profundo, não simplesmente no intelecto, mas na alma. Esse livro de Wilkerson foi um desafio para o viver santo e moderado.


Wilkerson foi um pastor pentecostal que não nos deu vergonha, mas foi sim uma voz profética. Em 2003, na última vez que ele esteve no Brasil pelo convite da Assembleia de Deus Madureira, Wilkerson condenou fortemente a Teologia da Prosperidade e disse que construiria sua igreja numa favela carioca. Com sua pregação ele levou para Cristo muitos traficantes de Nova York. Na época, a cidade americana era uma das mais violentas do mundo. Entre esses traficantes estava Nick Cruz, um porto-riquenho que era um temido traficante e hoje tem um grande ministério evangelístico. A história ficou mundialmente conhecida em um clássico livro evangélico escrito por Wilkerson, conhecido como A Cruz e o Punhal (Editora Betânia). Ele também fundou o "Desafio Jovem", que ajudou muitos jovens que estavam no mundo das drogas.


O pastor George Wood, presidente do Concílio Geral das Assembleias de Deus nos EUA, declarou: "Com profundo pesar, quero compartilhar com vocês que David Wilkerson morreu como resultado de um acidente de carro hoje. Um gigante da fé está com Jesus". Wilkerson era pastor da Times Square Church, no coração de Nova York. Um amigo que teve a oportunidade de visitar essa igreja disse que ficou feliz em ver executivos sentandos ao lado de pessoas bem pobres para ouvir a pregação na Timas Square Church.


Leia mais sobre a morte Wilkerson: http://www.cbn.com/cbnnews/us/2011/April/Rev-David-Wilkerson-Killed-in-TX-Car-Crash/

14 comentários:

Ana Paula disse...

Gutierres,
li também os livros que cita nesse seu texto e concordo com os seus comentários.
E, quanto ao pr. Wilkerson, sempre fui grande admiradora dele e, por isso, lia suas pregações e devocionais publicados em seu site. Não esperava nem suas traduções... rs.rs.
Enfim, foi um homem que tinha zelo pela Palavra de Deus e que não temia falar a mensagem divina, fosse ela qual fosse.
Ouso dizer que possuía características do ministério de Jeremias.
Mas, foi recebido nos céus!!!
Oremos pela esposa, familiares e igreja...

Paz!!!!!!!

Pastor Geremias Couto disse...

Dor, muita dor é o que sinto. Sempre me identifiquei com Davi Wilkerson desde que o conheci em sua primeira viagem ao Brasil, trazido pelo missionário Bernhard Johnson,com quem trabalhei, para apresentar a visão do Desafio Jovem. Faz muito tempo. Eu era solteiro. Não sei quantas vezes li "A cruz e o punhal".

Ontem fiquei emm lágrimas, enquanto dava a notícia pelo twitter, onde fiz também alguns comentários sobre o conhecido pregador. Exemplo de vida.

Os nossos bons referenciais estão indo embora. Que rastro estamos deixando, nós, que paulatinamente assumimos o lugar de cada um deles?

Abraços, meu amigo.

Diego disse...

Fiquei sabendo hoje pela manhã e fiquei arrasado, pois admiro muito o pastor David.

Deixo o link de mensagens completas dele para que os irmãos sejam edificados por esse pregador maravilhoso.

http://www.youtube.com/watch?v=Jt7iqtBwRCk&feature=mfu_in_order&list=UL

Esse seu último devocional é maravilhoso e creio eu, propício.

"Quando todos os recursos falham

Crer quando todos os recursos fracassam agrada muitíssimo a Deus e é altamente aceito por ele. Jesus disse a Tomé "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram." João 20:29

Bem aventurados os que crêem quando não existe evidência de uma resposta a sua oração. Bem aventurados aqueles que confiam mais além da esperança quando todos os meios fracassaram.

Alguém chegou a um lugar de desespero, ao final da esperança e ao término de todo recurso. Um ser querido enfrenta a morte, e os médicos não dão esperança. A morte parece inevitável. A esperança se foi. Orou pelo milagre, porem, esse não aconteceu.

É nesse momento quando as legiões de Satanás se dirigem a atacar sua mente com medo, ira e perguntas opressivas como "Onde está teu Deus? Você orou até não lhe restaram lágrimas, jejuou, permaneceu nas promessas e confiou" Pensamentos blasfemos penetraram em sua mente: "A oração falhou, a fé falhou. Não vou abandonar a Deus, porem não confiarei Nele nunca mais. Não vale a pena!" Até mesmo perguntas sobre a existência de Deus acometem sua mente!

Tudo isso foi dispositivos que Satanás empregou durante séculos. Alguns dos homens e mulheres mais piedosos de todas as eras viveram tais ataques demoníacos.

Para aqueles que passam pelo vale da sombra da morte, ouçam essas palavras:

O pranto durará algumas tenebrosas e terríveis noites, mas em meio a essa escuridão logo se ouvirá o sussurro do Pai: "Eu estou contigo. Nesse momento não posso lhe dizer por que, mas um dia tudo terá sentido. Verás que tudo era parte de meu plano. Não foi um acidente. Não foi um fracasso da tua parte. Agarre-se com força. Deixe Eu te abraçar nessa hora de dor".

Amado, Deus nunca deixou de atuar em bondade e amor. Quando todos os recursos falham, Seu amor prevalece: Aferre-se a sua fé. Permaneça firme em Sua Palavra. Não há outra esperança nesse mundo."

Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.
Salmos 116:15

Edinei Siqueira disse...

É como disse o nobre Pr. Geremias do Couto:"Os nossos bons referenciais estão indo embora."
Considero o David Wilkerson o profeta Jeremias de nossos tempos. Ás vezes me pergunto "porque Deus leva para o seu lar tão cedo estes baluartes do cristianismo enquanto muitos falsos mestres tem vida longa para propagar suas heresias no seio da igreja?"
Dietrich Bonhoeffer morreu aos trinta e nove anos e Robert Murray M´Cheyne morreu aos vinte nove anos.
Seria bom se homens como D.Wilkerson vivessem pelo menos uns 120 anos (com saúde é claro) para cooperar mais com a igreja.
Fica para nós o exemplo destes heróis para que imitemos a fé dos tais (Hb. 6: 12).
John Stott é um dos meus teólogos preferidos. Tenho quase todos os seus livros. Pena que o mesmo já esteja em idade avançada e tenha anunciado o seu último livro: O discípulo radical - ed. Ultimato.

Pb. Edinei, Th.B

Marcelo Lemos disse...

Fiquei muito triste ao receber a noticia hoje pela manhã. Perdemos um grande herói da fé. David Wilkerson está com Cristo - Deus decidiu chamá-lo. No encontraremos em breve.

Mario Sérgio disse...

Na minha adolescência tive conhecimento do ministério do pastor Wilkerson através do livro "A cruz e o punhal". Esse livro foi um instrumento de Deus para me evangelizar e despertar o desejo de conhecer Jesus. Uma lacuna se abre na terra, mas o céu recebe um verdadeiro herói da fé.

jurandir alves disse...

Caro Gutierres

Perda de mais um que fazia diferenca no ministerio pastoral. Infelizmente nao usava cinto de seguranca. Escreveu um livro que e muito interessante" A ultima profecia".

Igreja Batista do Verbo disse...

David Wilkerson foi uma voz profética para o seu tempo. Deu-nos exemplo de dedicação, firmeza e postura. Um líder pentecostal que honrou o nome de Cristo, em tempos de escassez ética. Foi ardooso contra o pecado, mas amante dos pecadores.
George Gonsalves

Igreja Batista do Verbo disse...

David Wilkerson foi uma voz profética para o seu tempo. Deu-nos exemplo de dedicação, firmeza e postura. Um líder pentecostal que honrou o nome de Cristo, em tempos de escassez ética. Foi ardooso contra o pecado, mas amante dos pecadores.
George Gonsalves

Welbert Roberto disse...

David Wilkerson um valente!

DEFENDENDO A FÉ QUE UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS!!! disse...

Os crentes radicais vão se indo para se encontrarem com o SENHOR,enquanto esses pastores relaxados e sem doutrina vão acabando com os bons costumes na igreja...

David Wilkerson---um dos raros homens de Deus que foi fiél até o fim!!!

Não vendo o meu velho exemplar da Cruz e o Punhal por nada!!!

Um dia eu o abraçarei na glória...

Quem não gosta dos crentes radicais e seu radicalismo,deveriam ler TOCA A TROMBETA EM SIÃO,do amado David Wilkerson.

Alguém disse:"Lembro a primeira vez que li um livro do Stott. O livro Cristianismo Equilibrado (CPAD) mostrou para mim o caminho da moderação. Foi um marco no início da minha fé, já que eu tinha tendências legalistas. Stott ajudou a formar uma visão equilibrada da fé cristã."

Então,sr.Gutierres...

TOCAI A TROMBETA EM SIÃO (cpad)me mostrou o caminho do radicalismo sem concessões,já que eu desde sempre tive tendencias radicais.

Wilkerson era tratado como radical,legalista e intolerante,mas era um herói de Deus.

Entre o radicalismo de uns e a moderação de muitos,prefiro ficar com o meu radicalismo a lá David Wilkerson!!!

Gutierres Siqueira disse...

Caro Defensor da Fé,

David Wilkerson era um puritano litúrgico, não confunda isso com esse legalismo à la David Miranda.

Veja o site da Times Square Church, onde Wilkerson ocupava o púlpito nos cultos dominicais. Procure as fotos e vídeos e não verá desse legalismo antibíblico defendido por você...

Felipe Huvos Ribas disse...

Até onde sei, não havia na Times Square Church proibições quanto a vestimentas; nunca li (que me lembre) o pr. David Wilkerson condenando o uso de calças para mulheres. É mais difícil julgar se algo é adequado ou não para nós, baseados no temor a Deus, do que seguir uma lista pronta do que devemos ou não fazer/vestir.

Diego disse...

Wilkerson era Bíblico, não "radical", era cristocêntrico, não "legalista" e acima de tudo, era um pregador da Verdade e da verdade, literalmente um arauto do Rei, não um intolerante.

A sua intolerância era destinada ao pecado e as "Manifestações ABSURDAS", muito comum nas nossas igrejas.

Manifestações ABSURDAS

http://www.youtube.com/watch?v=sQhuVEb7wIE&feature=related

Aliás, esse video é para mim muito marcante, pois nele há um relato do que vejo hoje nas nossas igrejas, e vejo um homem de Deus chorando por isso.