sábado, 3 de março de 2012

Uma Igreja Verdadeiramente Próspera

Uma Igreja Verdadeiramente Próspera! (Esboço preparado para aula na Escola Dominical)

· IGREJA [Do hebraico qahal, assembleia do povo de Deus; do grego ekklesia, assembleia pública]. A Igreja é o corpo místico de Cristo. O termo refere-se a um “ajuntamento de pessoas” que se reúnem em Cristo (Efésios 1. 9-12 e Colossenses 1.26-27) .

· A palavra grega ekklesia é a justaposição da preposição ek (fora de) klesia (chamar). Referia-se a uma reunião nas cidades-estados gregas onde o arauto convocava um encontro para debates (jurídicos, políticos, administrativos e eventualmente religiosos) entre os cidadãos gregos.

· Biblicamente, a Igreja possui duas naturezas (divina e humana): IGREJA UNIVERSAL, ou seja, é o grupo dos eleitos por Deus em Cristo em todos os lugares e em todas as épocas. IGREJA LOCAL, ou seja, o corpo de cristãos reunidos em um tempo e lugar específico.

· A Igreja Local tem algumas características: a) Ofícios, ou seja, pastor, mestre, evangelista, diácono, cooperador, assistente assistencial etc., b) Liturgia, ou seja, louvor, exposição da Palavra de Deus, adoração, oferta, exercício dos dons espirituais e orações.

· Quando a palavra Igreja é citada em o Novo Testamento nunca se refere a um prédio, denominação nacional ou uma identidade doutrinária / litúrgica e ou de governo eclesiástico.

· A IGREJA do Novo Testamento não é o mesmo que o ISRAEL do Antigo Testamento. O povo de Israel não era a “igreja” na Antiga Aliança. A Igreja, como corpo místico de Cristo, nasce com o próprio Cristo (“edificarei a minha igreja” Mateus 16.18).

· Quando uma Igreja é saudável? (Atos 2. 42-47)

Boa teologia

Comunhão e celebração

Orações

Doações e assistência aos necessitados
Bom ensino
Boa marca na sociedade
Exercícios dos dons
Persistência

Nenhum comentário: