segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Livros, livros e mais livros...

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Ainda estou em férias, mas quero recomendar dois livros que li recentemente. O primeiro é teológico e o segundo de filosofia.

SAYÃO, Luiz Alberto. O Problema do Mal no Antigo Testamento: O Caso de Habacuque (Hagnos; 160 páginas; 22,50 reais)

O livro do Sayão faz um ótimo resumo sobre a teodiceia, ou seja, o “problema do mal”. O ponto alto do livro é a síntese (o livro é pequeno) sem superficialidade. Não há como deixar de aprender algo novo. Muitos livros evangélicos que são uma síntese sobre determinado assunto acabam por pecar no simplismo. Isso não acontece com o Sayão, que é um experiente teólogo de confissão batista, biblista, hebraísta e tradutor. Há também um trabalho exegético com a palavra “mal” no contexto do Antigo e Novo Testamento. Essa exegese será muito útil na preparação de sermões sobre o assunto. E, é claro, um comentário sobre a teodiceia no Livro de Habacuque.

PONDÉ, Luiz Felipe. Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (Leya; 224 páginas; 39,90 reais)

O filósofo Luiz Felipe Pondé não tem religião, mas alguns capítulos de seus livros deveriam ser lidos por todos os cristãos. Conhecedor da teologia judaica, cristã e islâmica; o pernambucano Pondé apresenta ótimos insights sobre a teologia, o secularismo contemporâneo e a relação do homem consigo mesmo. Especialista em Blaise Pascal, teólogo católico, Pondé trabalha com assuntos como o “politicamente correto”, o multiculturalismo, o feminismo, o ambientalismo, as teologias da libertação etc.

6 comentários:

Marcelo Lemos disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

Lí de um só fôlego o livro de Pondé.É um livro que não há como dormir durante a leitura.Irônico,sarcástico,e não pouco mordáz na crítica ao que hoje acontece na política e na religião.
Obrigado Gutierres,pela indicação dos livros.
Vosso em Cristo: José Nascimento Rodrigues.

m.NilmaBostonRio BostonRio disse...

Não sei porque, mas ultimamente estou me interessando por Filosofia também. Por isso, essa sua indicação é oportuna.

Meses atrás, eu até estava navegando no site da Editora Vida Nova olhando alguns livros sobre esse assunto, do tipo "Introdução" à filosofia.

Mas não deixa de ser interessante a sua indicação, principalmente pelo autor (Pondé) não ter uma religião e ainda assim, ser indicado para leitura de cristãos.



+Nilma Boston Rio
https://plus.google.com/113079835491956869465/about
.

Cristiano Silva disse...

Bem interessante este do Sayão.

Ricardo Rocha disse...

Também li o livro do Pondé e o livro é muito bom, como quase tudo o que ele escreve. Porém, confesso, que achei que o livro Contra um mundo melhor é um livro mais provocador e incisivo. Esse em algumas partes é um pouco repetitivo.

Mas é sem duvida nenhuma uma ótima pedida.

George Gonsalves disse...

Ótimas dicas. Recentemente comprei um interessante livro de Pondé sobre a religião na obra do escritor russo Dostoiévski.(www.gracaesaber.com)