domingo, 6 de janeiro de 2013

Carta aberta para Silas Malafaia

Por Gutierres Siqueira

Caro Silas,

Cadê aquele Silas Malafaia que pregava contra a Teologia da Prosperidade? Onde está aquele Silas Malafaia que nos desafiava sobre os modismos da Bênção de Toronto e do G12? Onde está aquela voz apologética?

Caro Malafaia, antes, como assembleiano, você me dava orgulho, mas hoje, infelizmente, você me causa profunda vergonha. Sim, eu tenho vergonha quando alguém pergunta se o Silas Malafaia é da Assembleia de Deus! Como alguém da minha querida denominação pode ser um dos maiores divulgadores de modismos deste país?

Malafaia, nem adianta falar que a “doutrina da semente” não é o mesmo que a “teologia da prosperidade”. Somente um ser desprovido de lógica e bom senso pode separar essas duas heresias. Você agora vende bênçãos! Onde você está com a cabeça?

O que adianta pregar bons costumes para o Congresso Nacional e para novelas da Globo se você VENDE o Evangelho? Ora, não adianta agredir os blogueiros. Não adianta se achar acima da crítica. Não adianta jogar em nossa cara as suas três décadas como tele-evangelista. Não adianta. Tudo isso é esterco. Seja humilde para voltar ao seu próprio passado. Ou tudo aquilo era uma farsa?

Sabe o pior? Quando o heresiarca Mike Murdock disse a besteira que “somente um tolo corrige autoridade” você balançou a cabeça com um sinal positivo e com um grande entusiasmo. Infelizmente, Malafaia, temo que seja um caminho sem volta.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos livre desses caminhos perversos!

31 comentários:

Fábio disse...

Concordo. Eu sempre assistia seus programas, como eu admirava suas pregações. O que aconteceu?. Onde ele se perdeu?

André, vulgo Alliadoo disse...

Saudades da época do bigode. Sugiro lançarmos o movimento #VoltaBigode

Andre Sena Pereira disse...

Pastor Silas é uma das mais poderosas vozes no meio evangélico. Uma das mais respeitadas fora dos muros do evangelicalismo. Mas rendeu-se à Mamom, sem nenhuma sombra de dúvida.

Gutierres Siqueira disse...

Caros,

A mudança radical do Silas Malafaia vem de 2006 para cá. Mas já na década de 1990 ele tinha comportamentos estranhos, como o relacionamento muito próximo com a IURD. Apesar disso, o Silas na década de 1990 foi importante voz contra o G12 e o legalismo dos usos e costumes. Na década de 2000 levantou-se contra a Bênção de Toronto. Hoje ele é amigo de todo esse povo.

Mas, é claro, "somos moleques que ainda não saímos das fraudas". Quem somos nós para contestarmos a autoridade? Ora, ele se acha deus.

Matias Borba disse...

Gutierres,

Assinei seu texto! Infelizmente a grande maioria de nós evangélicos somos como ovelhas, míopes, não enxergamos erros tão grotescos deste malafaia.

Só o fato de chamar a todos nós blogueiros de "moleques, recalcados, filhos do diabo" e tantos outros termos já nos mostra a arrogância deste sujeito. A arrogância sempre precede a queda, não precisamos ser pragmáticos ou idiotas para perceber que o Silas já caiu, neste contexto.

Deus ajude nossa geração, cega e sem sensibilidade.

Abraços e feliz 2013!

Mario Sérgio disse...

Olha Gutierres, é até difícil fazer um comentário sobre o sr. Silas Malafaia. São tantas as bobagens teológicas, as contradições e asneiras no seu programa, por tanto tempo, que acabamos por ser repetitivos no escrever sobre essa "autoridade" eclesiástica. Mas somente uma palavra agora me vem à mente para resumir esse senhor: oportunismo. Creio, que o Silas se transformou com o tempo em um baita oportunista. Para manter seu padrão de vida, garantir o crescimento e faturamento dos seus negócios, é preciso ser perspicaz, ousado e sem escrúpulos. Em resumo é isso.

Bruno Sama disse...

Nosso amado pastor se deixou influenciar pelas heresias e acabou sinceramente acreditando que elas tinham fundo de verdade, daí virou neopentecostal, Silas arranque toda teologia neopentecostal de sua denominação e volte ao evangelho! Só a graça!

ROBSON SILVA disse...

Onde eu assino???

Desafiando Limites Vencendo Barreiras disse...

Caro Gutierres, apz.

também sinto o mesmo que você e, em abril de 2010, escrevi "Que saudade do Pr. Silas Malafaia de antigamente…" (link: http://wallysou.com/2010/04/19/que-saudade-do-pr-silas-malafaia-de-antigamente/ )

infelizmente, desde q escrevi aquele post, as coisas não melhoraram... aliás, lendo-o hoje, pude perceber que, infelizmente, ainda continuar atual.

abs,

Wallace,
blog Desafiando Limites.

Jane disse...

Triste... Nossa, como eu o admirava :/ Que diferença...Vi como ele ficou satisfeito com a frase: "Somente um tolo corrige uma autoridade" Mas e os profetas,os apóstolos e o próprio Jesus, o que mais fizeram?! Corrigiram as autoridades de seu tempo. E a parte em que ele fala de inimigos. Que os inimigos serão trampolim para a bênção. Silas vibra nessa hora, acho que lembrou do hino sabor de mel. :/

Matheus Carrel disse...

Vc tem algum vídeo onde ele comenta sobre a benção de toronto ?
Eu gostaria muito de ver !!
Obrigado !!!

Matheus Carrel

Mike disse...

Parabens irmãos, vcs descobriram o que esse cara sempre foi, e o que muitos outros como ele são. Aproveitadores da boa vontade, ingenuidade e/ou ignorancia das pessoas. Para eles, cadeia! Quantas vidas não foram destruidas e ainda são destruídas por pessoas como esse falsário? Estamos de olho aberto.

Anônimo disse...

Saudações em Cristo!, excelente texto (como todos que vc escreve), também já senti orgulho de ter Silas Malafaia como pastor de nossa denominação.
Hoje tenho os mesmos sentimentos que vc, e tantos outros assembleianos.

Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva - AD Min. Belém - SP.

jurandir alves disse...

Caro gutierres,

Triste e dura constatacao com relacao ao pr Silas, pois "todos" que quiseram ser "vozes profeticas" tornaram-se venais e vendidos aos presentes do presente seculo. O diabo nao brinca em servico. O orgulho e a soberba enganaram o pobre coracao deste e de muitos. abcs

Gutierres Siqueira disse...

Caro Matheus,

Eu desconheço algum vídeo no YouTube sobre o assunto, mas eu lembro muito bem que em várias pregações ele falava contra o Movimento de Boston e a Bênção de Toronto.

Abraço

Anônimo disse...

Saudações em Cristo!, vc é corajoso hein rsrsrsrsrs, saiba que vc esta correndo o risco de ser chamado de "filho do diabo", pelo tele-evangelista.
Você sabe que ele critica tudo e todos, mas ninguém pode criticá-lo.

Abraços - Pb. João Eduardo Silva - AD Min. Belém - SP.

Anônimo disse...

o exemplo de Silas Malafaia é um alerta! Um homem que conhecia bem a Biblia, cresceu no meio evangélico e praticava a fé simples, hoje está desviado da verdade e ainda ameaça todos que queiram questioná-lo. é um verdadeiro Saul em nosso meio. Para nós um alerta: se não for a graça de Deus podemos amanhã negar o que hoje professamos e vivemos. Deus, tenha misericórdia de nós!
abs, matias

Filipe Ivo disse...

Eu admirava o Silas pela a sua eloqüencia e dedicação em pregar o evangelho, agora nusss...
Que Deus tenha misericórdia dele , por que fazendo do evangelho um mercado isso é o fim da picada

Filipe Ivo
www.apologiacrista.com.br

joão batista maia filho disse...

O irmão Gutierres disse, 'Hoje ele é amigo de todo esse povo'. Eu diria ;não que ele seja amigo, mas ele não ousa falar de nenhum pastor, por mais corrupto que seja, a não ser que o ataque verbalmente ou tome o seu horário na tv que é sua maior fonte rss, porque ele vende seus produtos para todas denominações e também pede dinheiro para irmãos de todas elas. Então como vai denunciar desvios daqueles que são seus clientes em potencial. Sem falar que ele mesmo se tornou um verdadeiro herege, tipo topa tudo por dinheiro. Se eu fosse seu parente teria até vergonha, pois são 30 anos sem trabalhar só pedindo dinheiro aos outros em nome de Jesus Cristo. Vai trabalhar malandro e pare de viver as custas do sacrifício de Cristo.

Roberto Pereira disse...

O grande problema é que o público evangélico eleva certos líderes e artistas ao status de estrela. E, depois que a pessoa é elevada a um nível, que não lhes cabe, acredita ser merecedor de tal honra! Precisamos mudar e deixar de adorar a criatura e adorar unicamente o criador! Tanto Silas como outros tantos que estão na mídia se reconhecem como intocáveis. Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós!!!

Anônimo disse...

Fico muito triste por Malafaia. Ainda assisto suas pregações de vez em quando, mas com um certo receio. Espero que um dia, o Espirito de Deus que está nele o faça enxergar o erro e ele volte a ser como era à uns 10 anos atrás, um pregador que não tinha medo de apontar o erro.

Pr.João Paim disse...

Eu acho que tudo é questão de fé ,tem gente que a fé deles vai até quando não fala de seu deus ou seja o bolso , por isso muitos não ofertam nem na sua igreja , no máximo puxa dois reais e da a oferta . essas pessoas devem pedir a Deus uma visão do reino, hoje e sempre Deus da valor a oferta começando por Abel quando deu sua oferta de amor ao Senhor , mas Caim deu algo que sobrou, Jesus no templo sentado perto do deposito das ofertas no templo ele observava todos que ofertavam, uma viuva chamou sua atenção pois deu a melhor oferta , apenas umas moedas , mas era tudo que tinha , a oferta pode ser um desafio , a oferta boa é aquela que tem que doer em nosso bolso , a oferta tem que ser um sacrifício sim mas nem todos ainda compreende isso e pensam que o pastor vai gastar em seus deleites , porém para quem vc deu a oferta para deus ou para o pastor , se foi para Deus ele cuida de sua oferta e aí daqueles que metem a mão nas ofertas do senhor . Bom dia 

Anônimo disse...

Seria aqui que o Silas fala sobre a “Bênção de Toronto”?

http://www.youtube.com/watch?v=c8QKhjCIxxI

Anônimo disse...

Syl Souza

Infelizmente isto tudo está bem à frente de nossos olhos, mas, infelizmente, muitos de nós, evangélicos, demos corda demais aos seus programas e ele chegou longe demais, e como já foi comentado...pode ser um caminho sem volta com toda essa arrogância...

Videira disse...

Simplesmente correta a denúncia na carta do Gutierres.
A única preocupação do Pr. Silas Malafaia é encher o próprio ventre, tal qual alguns profetas do AT fizeram. A única defesa que ele faz é do evangelho de mercado. Usa estratégias de dissimulação para convencer (aos berros) os crentes que defende a família, a Palavra e a fé. Deve começar urgentemente a fazer o dever de casa, senão..., bom, ele sabe qual será o fim disso tudo. Ele já leu a Bíblia milhões de vezes com certeza. Quanto a nós, crentes em Cristo, não há mais o que se preocupar. Ele já foi aconselhado, avisado, alertado por muitos irmãos. O post do Gutierres, como de outros blogueiros, está contribuindo para ajudar a despertá-lo dessa triste e lamentável situação. Não poderá dizer que os irmãos não tentaram ajudá-lo. Tentamos.

Gutierres Siqueira disse...

Caro pastor João Paim,

Não, não é mera questão de fé. É questão objetiva: não se pode vender bênçãos em troca de sacrifícios de ofertas. O Evangelho não é mercantilista. Sim, o dinheiro é um deus, principalmente para aqueles que usam 30 a 40 minutos do culto para falar em dinheiro.

A paz!

Gutierres Siqueira disse...

Caro “anônimo”,

Não, nesse vídeo já é o novo Silas, onde até defende aberrações que ele condenava.

João Dórea disse...

a Paz de Cristo, Gutierres,

Gostei muito do seu blog e de sua maneira conservadora de pensar, penso o mesmo do malafaia. o ano passado criei um post denominado "cai o último guerreiro".

adicionei o seu blog na minha lista de blogs. visite www.expressandoaverdade.blogspot.com

estou aguardando a sua visita

Alberto Couto Filho disse...

Oi, Gutierrez
Paz

O Dr Ricardo Gouveia está falando sobre o estelionato espiritual.
De acordo com os comentários daquele insigne mestre, concluo que está na hora do Silas ser trancafiado como o Jim Bakker.
Estamos diante de alguem, sem dúvidas doente, como estou expondo em minha mais recente postagem sob o título MURDOCK, DE NOVO? NÃOOOOOOOOOO!
Estou acometido de EMEfobia parcial, ou seja, Malafaia, Morris, Miles Monroe, Mick Murdock...Mamon, etc me dão ansia de vômito.
Contigo, com Deus
Alberto

Fabricio Fabregas disse...

A paz Irmão Gutierres. Malafaia Claramente se mostra diferente daquele malafaia de antes, não prega mais nada que possa ofender ou latejar nas cabeças das outras denominações, como Batista,Cristã Evangélica, e até mesmo a IURD. Ele é visto hoje como um suposto "líder" evangélico de forma literal no nosso país, é admirado e amado por todas as denominações evangélicos mas esse amor e carinho e apreço começou no ano de 2006, quando começou a vender o evangelho, malafaia claramente teme pregar como antes, pois se ele voltar ao primeiro amor vai perder a admiração que ele tem no presente das outras denominações evangélicas, chegou ao ponto de ficar contra os princípios asssembleianos e chegou a um estado de hipocrisia e farsa.

Alberto Couto Filho disse...

É uma pena!
Malafaia é aquele herói Macunaína em sôfrega busca pela sua muiraquitã (dinheiro, bufunfa, grana).
É,na realidade um herói sem nenhum caráter.
Um pouco atrazado,
Alberto