domingo, 17 de julho de 2016

Situação Ridícula: querem proibir o Nicodemus na CPAD MegaStore


Por Gutierres Fernandes Siqueira


Alguns pastores influentes da Assembleia de Deus estão se mobilizando para impedir, pasmem, uma palestra do teólogo Augustus Nicodemus Lopes na loja da CPAD MegaStore, no Rio de Janeiro (RJ), que acontecerá ou não amanhã (espero que a direção da Casa não ceda à pressão). O tema da palestra, inclusive, é sobre a chamada “renovação apostólica”. Isso mesmo que você leu: é uma mobilização contra uma palestra! Tal postura faria corar de vergonha até mesmo o prefeito mais intransigente que Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano já teve.

Na visão dessa turba de inquisidores a mobilização visa preservar a Assembleia de Deus do calvinismo. Eu fico espantado com essa postura mesquinha, intolerante e sectarista, já que o referido teólogo não falará sobre soteriologia ou pneumatologia. Eu discordo do Nicodemus em muitos pontos, inclusive em aspectos soteriológicos e pneumatológicos, mas jamais deixaria de convidá-lo a um evento que tratasse de tema alheio à confessionalidade da denominação, logo porque ele é um estudioso ortodoxo das Escrituras. Eu sempre defendi e defenderei o intercâmbio saudável entre as diversas confissões do protestantismo.

Eu gostaria de ver, isso sim, a mobilização dessa liderança poderosa contra os modismos neopentecostais em nosso meio. Há inúmeros pregadores e pastores da denominação que, em graus diversos, pregam a maldita teologia da prosperidade, a confissão positiva, a bênção de Toronto, o triunfalismo, o semipelagianismo, o curandeirismo, o mercantilismo da fé, o autoritarismo eclesiástico, o G12, etc. e diante desses lobos não há nenhuma campanha? Aí, depois disso, seria coerente se preocupar com o calvinismo e outros temas secundários. Sou arminiano também e como arminiano sei quais são as reais prioridades doutrinárias da igreja.

Esse sectarismo em nada nos ajudará. E outra: eu não levo a sério gente que se diz preocupada com a confessionalidade da denominação e nunca levantou uma palavra contra o Congresso de Camboriú ou nunca se mobilizou contra, por exemplo, a teologia triunfalista da musicalidade assembleiana. E pior: ainda não dá nenhum pio contra o crescente número de professores liberais nos seminários da denominação.

A situação toda beira ao ridículo.

13 comentários:

João Paulo Mendes disse...

Prezado Gutierres, a Paz do Senhor!

Embora como você também defenda o intercâmbio e o relacionamento entre cristãos de outras denominações, aos meus olhos (falo como que longe, bem longe, no interior de Minas) a visão é turva sobre a participação do renomado Reverendo, haja vista que acerca do tema proposto para ministração, "Palestra sobre o livro Apóstolos", o que provavelmente será dito é um posicionamento diferente do ensinado nas Lições Bíblicas CPAD no 2º Trimestre de 2014 acerca,justamente, do tema "apóstolos", mais precisamente a lição de n.º 6.

Certamente o Rev. Nicodemus combaterá a onda apostólica dos últimos anos, mostrando sua origem, seus primeiros adeptos e como a situação anda atualmente; daí, como já o ouvi sobre o tema, penso eu, muita coisa boa será extraída.

Apesar de parecer que não vai tratar de questões controvertidas como você mencionou (salvação, cessacionismo etc.), não parece ficar claro o propósito da participação do pastor presbiteriano. Haveria reciprocidade na igreja de Goiânia? Ou mesmo na Fiel? Além disso, não é novidade ou está às escuras que ele combate ferozmente o arminianismo e o pentecostalismo, atribuindo a este grande parte das mazelas evangélicas em nosso país (vide o livro "O que estão fazendo com a igreja:...")

Ressalto, embora já tenha assistido a muitos vídeos do Rev. e aprendido muito, fica o questionamento sobre sua participação em um evento promovido exclusivamente pela CPAD (defensora e propagadora do pentecostalismo e arminianismo). Bom, isso é o que vejo de longe.

Abraço

João Paulo
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com

wellyson silva. disse...

O problema é um só: Nicodemus, cessacionista, apesar de mestre em Israel, digo, no Brasil, de quando em quando gosta de maltratar os pentecostais. Isso mesmo: MALTRATAR, tratar mal. Alguém que faz piada pública com o dom de línguas (ofendendo até mesmo não-pentecostais, como os carismáticos tradicionais que também creem na atualidade do dom de línguas, inclusive como línguas ininteligíveis - não idiomáticas - esse é o posicionamento de Hernandes Dias Lopes, por exemplo), alguém que trata o dom de línguas em tom jocoso e faz questão de em suas piadas citar expressamente a Assembleia de Deus... Pense: não seria um ato masoquista dar-lhe um púlpito num ambiente assembleiano pentecostal para ministrar seja lá qual assunto for? Finalizarei com parábolas, e quem lê entenda:

O sujeito pode ser o melhor doutor do mundo, o maior mestre do planeta, mas se ele debocha da minha mãe publicamente, eu não o levaria para fazer sermão na minha casa!
https://www.facebook.com/nucleoarminianoepentecostal/

Arquelau Oliveira dos Santos disse...

Caro Gutierres,

Sou assembleiano de berço, e, como tal, também de confissão arminiana. Contudo, nos últimos anos tenho sido muito abençoado pelas ministrações e leituras de mestres da nossa atualidade, dentre eles alguns calvinistas, como Augustus Nicodemus, Hernandes Dias Lopes e outros.
Particularmente, também considero esse sectarismo desnecessário, sobretudo com posicionamentos radicais como se a doutrina soteriológica pertencesse exclusivamente à única corrente arminiana.
Posicionamentos como os de alguns de nossos líderes, quanto à participação do Rev. Augustus Nicodemus em evento da CPAD, mais se parecem com o de certas denominações que existem por aí que "arrotam" exclusividade de salvação, condenando todas as demais que têm profissão diferente.

Em Cristo,

Arquelau de Oliveira dos Santos

Juber Donizete Gonçalves Pr. Juber Donizete disse...

Rapaz, você escreveu tudo que eu dizer sobre o assunto e até mais um pouco ainda! Só me restou copiar seus dois textos envolvendo o tema e postá-los no meu blog com a devida referência. Quer saber: parabéns a CPAD pela iniciativa e parabéns a você pelos textos!

Juber Donizete Gonçalves Pr. Juber Donizete disse...

Publiquei seus dois textos sobre o tema no meu blog, dando a devida referência. Parabéns a CPAD pela iniciativa e parabéns a você pelos textos!

Silvana Silva disse...

Sinceramente. Uma vergonha.
A CPAD quer ser um espaço de divulgação literária evangélica e barra o Nicodemus.
Nem calvinista eu sou. Mas é um vexame dentro do movimento evangélico brasileiro.
Isso.... continuem publicando Teologia da Prosperidade, já que ISSO vende né.

Wagner disse...

Tristeza,foi o que sei ao saber do cancelamento da palestra do irmão augustus nicodemus, que Deus ajude a sua igreja, minha oração é que a igreja possa ser uma conforme a oração de Jesus.Que Deus abençoe o irmão Guterres pelo trabalho nesse blog.

Ivan Silva disse...

Preciosos, A Paz do Senhor Jesus!

É melhor uma Assembléia de Deus Calvinista do que Neopentecostal? Para saber mais, sugiro a leitura do artigo no link abaixo (copiar/colar):

http://juliosevero.blogspot.com.br/

Fraterno abraço.

RENATO FERREIRA disse...

Até quando vamos ficar atacando uns aos outros? Tá sobrando tempo? Vá cumprir o ide.
Enquanto pentecostal ataca tradicional e vice versa, o descrente continua morrendo e indo para o inferno.
REINO DIVIDIDO NAO SUBSISTIRÁ.
Tá sobrando tempo... Vá falar de JESUS.
RENATO FERREIRA.

Johny César Ramos disse...

Sou reformado convicto mas respeito nossos irmãos pentecostais. Creio piamente na vida piedosa deste homem de DEUS (nicodemus) assim como creio também da mesma forma na vida de muitos pentecostais como sinceros homens de DEUS, e respeito o fato dos pentecostais nao quererem uma palestra de um reformado, mas nao entendo o por que do convite.Se havia a possibilidade de haver controvérsias quanto ao convite, se quem convidou nao tinha autoridade ou autonomia para convidar então não erraram somente em cancelar mas principalmente em convidar... Ak fica meus pesares pelo pastor rejeitado e pelo "infeliz" que convidou... infeliz por ter que passar pela situação constrangedora de cancelar devido a pressões. Se me equivoquei em algo me desculpem, é apenas a minha opinião embasado nas limitadas informaçoes que tenho sobre o assunto.

O irmão Félix disse...

O Rev. Augustus Nicodemus, inclusive num dos seus vídeos postados via internet, diz que a Assembleia de Deus foi feliz ao defender que os Apóstolos da igreja primitiva não tem substitutos. Ou seja, não existe apóstolo hoje. De sorte que, rejeitar a presença de um grande palestrante e teólogo pelo simples fato de pertencer ao calvinismo, não passa de uma postura
absurda!

Samuel Damazzio disse...

Pr Juber .. É uma vergonha .. Vcs q pregam tanto unidade amigo. Pessoas como vc, que adotam e idolatra mais a doutrina do que a Cristo. Vocês serão surpreendidos no dia do juízo final. Vcs são mais políticos e interessados no dinheiro. Rev Augustus Nicodemus homem de respeito até pelos pentecostais . Ele prega a verdade bíblica.

Valdison Tourinho disse...

Sou Pastor das Assembleias de DEUS- Missão e sinceramente fico envergonhado com este legalismo de colegas que já deveriam terem se jubilado, pararam no tempo, não evoluíram. Absurdo.